Quer mais leituras?

Voltar

12 Pontos Turísticos incríveis para conhecer em Belém

Neste sábado (12) a bela Belém, capital do Pará, completa 403 anos de fundação. Separamos 12 dicas de lugares que todos os turistas e paraenses devem conhecer.

1º Lugar – COMPLEXO FELIZ LUSITÂNIA
Localizado na área mais antiga de Belém, o complexo turístico abriga o Forte do Castelo, a praça Dom Frei Caetano Brandão, a Casa das Onze Janelas, a Igreja de Santo Alexandre (Museu de Arte Sacra), a Catedral Metropolitana de Belém (Igreja da Sé) e o Museu do Círio.
Endereço: Rua Siqueira Mendes, 2240 – Cidade Velha, Belém – PA
Horários: De terça a domingo, das 10h às 20h. Feriados, de 9h às 13h.

2º Lugar – FEIRA VER O PESO
Inaugurado em 1625, o mercado foi inicialmente um posto de avaliação de mercadorias e arrecadação de impostos. O local passou por diversas transformações ao longo dos anos e em 1889 o Mercado de Ferro, ou Mercado de Peixe, passou a ser construído. Com influência totalmente europeia, a obra teve sua grande estrutura trazida da Europa e foi inaugurada em 1901. O Ver-o-Peso é considerado a maior feira livre da América Latina e, ao todo, conta com o Mercado de Carne e o Mercado de Peixe, o casario, as praças do Relógio e Dom Pedro II, a doca de embarcações, a Feira do Açaí e a Ladeira do Castelo. O Mercado foi tombado pelo IPHAN em 1997.
Endereço: Avenida Boulevard Castilhos França, S/N – Comércio, Belém – PA

Estação das Docas

3º Lugar – ESTAÇÃO DAS DOCAS
Referência nacional, por oferecer, em um só lugar, opções de cultura, gastronomia, eventos, serviços e lazer, com conforto e segurança. À beira da baia do Guajará, os 500 metros de extensão de orla comportam três armazéns, distribuídos em 32 mil metros quadrados, e um terminal para embarque e desembarque de passageiros, além do Anfiteatro São Pedro Nolasco. O armazém 1 foi batizado como Boulevard das Artes – por abrigar o Memorial do Porto (exposição permanente de artefatos encontrados durante a construção) além de lojas com produtos como biojoias, roupas e artesanato regional. O armazém 2 é nomeado Boulevard da Gastronomia nele o visitante encontra seis restaurantes. E o armazém 3 é o Boulevard de Feiras e Exposições, que tem como anexo o Teatro Maria Sylvia Nunes.

4º Lugar – THEATRO DA PAZ
Fundado em 15 de fevereiro de 1878, no período áureo do ciclo da borracha, e foi uma tentativa de satisfazer a sociedade da época, visto que Belém era considerada a “Capital da Borracha”, mas não possuía um lugar capaz de receber espetáculos de grande porte. O Theatro é o maior do norte do Brasil e um dos mais luxuosos do país. O local conta com 1.100 lugares, acústica muito elogiada por artistas renomados, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro.
Endereço: Rua da Paz S/N – Centro – Belém-PA

Parque Zoobotânico Mangal das Garças

5º Lugar – PARQUE ZOOBOTÂNICO MANGAL DAS GARÇAS
O Parque Mangal das Garças espera seus visitantes em um dos espaços do Borboletário José Márcio Ayres, Farol de Belém, Viveiro das Aningas, Memorial Amazônico da Navegação, Restaurante Manjar das Garças, Mirante do Rio, Armazém do Tempo, Fonte de Caruanas, Lago Cavername e Lago da Ponta.
A entrada no parque é gratuita, exceto nos espaços de visitação monitorada, sendo o Borboletário José Márcio Ayres, Farol de Belém, Viveiro das Aningas, e Memorial Amazônico da Amazônia. Abre diariamente, exceto as segundas-feiras, das 9h às 18h.
Endereço: Passagem Carneiro da Rocha s/n (ao lado do Arsenal da Marinha)

6º Lugar – ESPAÇO SÃO JOSÉ LIBERTO / POLO JOALHEIRO
Também conhecido como Polo Joalheiro, o lugar é um espaço turístico, cultural e de economia criativa de Belém. O local abriga o Museu de Gemas do Pará, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela, o Jardim da Liberdade, a Capela São José, o Anfiteatro Coliseu das Artes, Espaço Gourmet, seis lojas de joias e o Espaço Moda, além do próprio Polo Joalheiro. O espaço é usado para a comercialização de produtos regionais, de joias a artesanatos.
Endereço: Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém – PA

7º Lugar – BASÍLICA – SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
A única basílica estabelecida na Amazônia foi construída no exato local onde o caboclo Plácido encontrou a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré. Em 1700, Plácido construiu uma palhoça para servir como um centro de devoção à imagem. Vinte e um anos depois, o lugar passou pela primeira transformação e chegou à categoria de capela. Foi nela, em setembro de 1793, que chegou o primeiro Círio. Em 1861, a igreja já era de alvenaria e era administrada por padres Barnabitas, congregação mais antiga da história da Igreja. A transformação em Basílica começou em 1909, ao final do ciclo da borracha, e atravessou as duas guerras mundiais, quando a crise econômica fez a obra ser paralisada. Na Basílica, todos os pontos convergem em direção ao altar, onde fica a imagem original de Nossa Senhora. Em 31 de maio de 2006, foi elevada à categoria de Santuário Mariano Arquidiocesano, pelo então Arcebispo Dom Orani João Tempesta. Dessa forma, passou a ser reconhecida como Basílica – Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Endereço: Praça Justo Chermont, s/n – Nazaré, Belém – PA

8º Lugar – PARQUE ESTADUAL DO UTINGA
O parque foi reaberto em 2018 após uma extensa revitalização que o deixou fechado por quase 3 anos. O parque ocupa uma área de quase 1,4 mil hectares e abriga vários representantes de espécies da fauna e da flora amazônica. A área é uma unidade de conservação estadual e foi criada para preservar ecossistemas e mananciais, como os lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem cerca de 70% da população de Belém. O local tem um circuito de 4 quilômetros de pistas, que podem ser usadas para caminhas, passeios de bicicleta, skate, patins, além de um estacionamento de 400 lugares para veículos e de um centro de recepção aos visitantes, com auditório para 50 lugares, lanchonete, loja de souvenir, bilheteria e café.

Parque do Utinga
Avenida Joao Paulo II, s/n, Curió-Utinga, Belém – Pará

9º Lugar – JARDIM BOTÂNICO DA AMAZÔNIA BOSQUE RODRIGUES ALVES
Considerado um dos pontos turísticos mais visitados de Belém, o bosque foi fundado pelo Barão de Marajó e guarda um pedaço da floresta amazônica no centro da capital urbana. O jardim tem uma extensão de 150 mil metros quadrados, e conta com programas de preservação ambiental de espécies ameaçadas. Além disso, há um orquidário, um viveiro de pássaros, aquário e lago.
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 2305 – Marco, Belém – PA

Horário de Funcionamento: Diariamente exceto às segundas, das 8h às 17h.

10º Lugar – PORTAL DA AMAZÔNIA
Obra que engloba outros dois projetos da cidade de Belém: a macrodrenagem da Estrada Nova e a Orla de Belém. O espaço possui quadras esportivas a céu aberto para a população, além de pistas liberadas para caminhadas, passeios de patins, bicicleta, skate. O local também serve como espaço para shows e recebe programação especial na virada do ano.

Endereço: Avenida Bernardo Sayão, Belém – PA.

11º Lugar – MUSEU EMILIO GOELDI
Com uma área de 5,4 hectares, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi está situado no centro urbano de Belém. Foi fundado em 1895, sendo o mais antigo do Brasil no seu gênero. Além de abrigar uma significativa mostra da fauna e flora amazônicas, o Parque é o principal local das atividades educativas da instituição, funcionando tal como um laboratório para aulas práticas. Recebe anualmente cerca de 400 mil visitantes. Abre diariamente, exceto na segunda-feira, das 9h às 17h.
Endereço: Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz,

12º Lugar – COMPLEXO VER O RIO
Também conhecido como “Uma Janela para o Rio”, o lugar tem cerca de 5 mil metros quadrados, e fica em frente da Baía do Guajará. O local tem restaurantes e quiosques que vendem comidas típicas, e ainda bares, um palco, playground, calçadão de pedras portuguesas e ainda conta com a apresentação de diversos shows musicais e atrações culturais.

Endereço: Avenida Marechal Hermes, 1374 – Umarizal, Belém – PA