Quer mais leituras?

Voltar

A feira é o melhor lugar pra conhecer os sabores da cidade

A capital paraense, Belém, é uma das três cidades do país que é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, e não é pra menos. Quem já teve a oportunidade de visitar a cidade das mangueiras é testemunha de que os nossos sabores são algo pra se levar na memória e na bagagem. Prova disso é que até a loja que vende malas no aeroporto, tem caixa de isopor pra vender (é sério)…
Essa fama gera até brincadeiras (baseadas em fatos reais) como a que diz que pra saber se um voo está vindo de Belém, basta olhar se tem isopor na esteira de bagagem… sempre tem. E olha que a mudança nas companhias aéreas afetou bastante esse bom costume, mas a moda resiste aos intempéries das restrições de bagagem (ainda bem!) .

Não precisa de muito esforço pra se deliciar com a gastronomia local. Belém tem diversos restaurantes, de todos os tamanhos, gostos e preços pra fazer a alegria de quem não dispensa as delícias da boa mesa. Mas, na minha opinião, não há melhor lugar pra conhecer os sabores de um lugar, do que as feiras e mercados municipais. E isso não falta por aqui.

Agora imagina fazer um bem bolado com a comida de feira e de chefs e restaurantes renomados, acrescentar um espaço que faz parte do cotidiano da cidade e botar umas pitadas de arte e música, olha que maravilha! Essa é a proposta do Circuito Gastronômico – Mercado Criativo, que é realizado em feiras da cidade e chega na sua 7ª edição.

Eu participei das edições que aconteceram no Mercado de Carne (Ver-o-Peso) e posso garantir que foi muito bacana. É daquelas programações pra gente passar o dia inteiro, comendo, bebendo, dançando e colocando o papo em dia. É realmente tudo de bom.

A próxima programação vai acontecer neste sábado, 7 de março, na Feira da 25. A dica é aproveitar esse evento, pra conhecer as gostosuras da cidade através dos pratos criados pelas boieiras, especialmente para esse evento. O público também pode votar no seu prato preferido. Essa é a primeira vez que que o do Circuito Gastronômico – Mercado Criativo vai ser realizado neste lugar e terá apenas os pratos criados por quem trabalha na feira.
E aí, quem vamos?

Dia: 7 de março de 2020.
Hora: de 10h às 16h
Local: Feira da 25 – Avenida Rômulo Maiorana, bairro do Marco.
Ingresso: Gratuito
Preço médio dos pratos: R$10

Realização: Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama).

Por Dani Filgueiras, Colunista Pará Trip