Quer mais leituras?

Voltar

Maragogi, Alagoas – mas pode chamar de paraíso

Por Sônia Pedrosa

Maragogi é apenas uma das praias do belíssimo litoral alagoano, que se destaca pelas águas azuis ou verdes, transparentes e mornas, geralmente, emolduradas pela areia branquinha e pelos coqueirais que tomam conta da região. Se você ama praias perfeitas, o seu destino é Maragogi.

O que fazer em Maragogi
Maragogi tem 6 quilômetros de costa, pontuados por praias inacreditáveis. Pela ordem, do sul para o norte: São Bento, Camacho, Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu, Ponta de Mangue e Peroba. Todas lindas, com aquele mar de temperatura e cor inacreditáveis. O que diferencia uma da outra é a estrutura do local e número de visitantes.

Preferências
Quem vai a Maragogi está em busca de praia. A ideia é conhecer uma a cada dia. Depois disso, a gente fica pensando qual seria a nossa preferida. Mas é difícil escolher.

Camacho

Praia do Burgalhau – em Maragogi

Praia de Barra Grande – em Maragogi
É nessa praia que fica o famoso Caminho de Moisés. Tentamos conhecê-lo por conta própria. Mas essa ideia é a mesma da grande parte dos visitantes e o que vimos foi uma grande fila para uma caminhada pelo banco de areia – uma muvuca das boas.

Praia do Antunes – em Maragogi
Nessa praia, pegamos um barco para fazer um passeio por algumas praias e também, passar pelo Caminho de Moisés e por uma piscina natural. Mas, segundo o barqueiro, diferente do que disse o vendedor do passeio, àquela hora, o Caminho de Moisés já não existia mais. É que o caminho aparece de acordo com a maré. Em todos os hotéis e pousadas, você pode obter essa informação.

Piscinas naturais em Maragogi

Realmente, as piscinas naturais são um passeio imperdível, em Alagoas, principalmente, Maragogi. Nessas piscinas, rodeadas por corais, estão os famosos peixinhos coloridos, com os quais todos querem tirar foto. Pegamos uma lancha, junto com outras pessoas, na Praia do Antunes e fomos até lá. Nesse passeio, que dura em torno de 2 horas e custou 90 reais, é importante usar sapatinhos apropriados para não machucar os pés nos corais. Na volta, ficamos nessa praia e almoçamos no Marinheiro’s Beach – uma delícia.

Praia de Peroba – em Maragogi

Esta é mais uma das paradisíacas praias de Maragogi, onde imperam a tranquilidade, o mar perfeito e o coqueiral em torno, emoldurando um cenário de tirar o fôlego. Na maré baixa, aparecem as piscinas naturais. Por isso, muito cuidado com os corais, quando a maré estiver cheia.

Japaratinga
Ao lado de Maragogi, fica Japaratinga, menos conhecida mas igualmente bonita, seguindo os mesmos padrões: mar verde, calmo, transparente e praia rodeada de coqueiros. E o melhor: praias muito menos movimentadas. Para chegar lá, siga uns 10 quilômetros em direção ao sul. Um mirante oferece uma bela vista, uma lojinha de souvenirs e, mais adiante, um restaurante que recomendamos: o Caiuia.

Alto dos Moura
Logo depois do Mirante Aruanã, uma estradinha ladeada por bambus nos chamou a atenção. Sem imaginar o pior, subimos para ver até onde ia. Era um mirante e, no meio do caminho, um camping. Lá em cima, pagamos 10 reais para entrar e ficamos olhando a vista incrível.

Onde ficar em Maragogi
Nós ficamos na Praia do Camacho. Essa praia tem águas claras, transparentes e mornas, ideal para crianças por ser muito rasinho. A gente anda, anda e a água continua abaixo do joelho. Quando a maré seca, formam-se piscinas deliciosas. O litoral alagoano está cheio de pousadas charmosas, prontas para receber o visitante mais exigente.

Pousada Vila Sagui

Escolhemos esta pousada por ser sossegada e cheia de charme. Sob o comando do casal Mery e Eduardo, são apenas 4 acomodações. O serviço é quase personalizado, exclusivo. O café da manhã, com todas aquelas opções deliciosas que a gente espera, é servido na varanda do apartamento, que fica de frente para o jardim, a piscina e a praia.

Acomodações
Os apartamentos são grandes, dotados de ar-condicionado, televisão, frigobar, cama king e o banheiro tem bastante espaço. Os travesseiros são uma delícia e os lençóis e toalhas têm um cheirinho maravilhoso. Enfim, tudo o que a gente queria para descansar e voltar revigorada.

Maragogi é uma das opções de praia em Alagoas, mas todo o litoral alagoano é perfeito para feriados, fins de semana e férias, como por exemplo, Barra de São Miguel. Se você ainda não conhece em Alagoas, eu diria que você precisa conhecer. A paixão será instantânea.

Quando ir a Maragogi
O sol brilha durante todo o ano no nordeste brasileiro, com algumas pausas para as chuvas que ocorrem, em geral, em julho. Para garantir aquele sol perfeito, que potencializa as fotos, o ideal é ir de setembro a março. Ponto alto: dezembro, janeiro e fevereiro. Nessa época, o calor é intenso e a gente só pensa em praia e água de coco. Mas você precisa reservar tudo com antecedência, para pegar bons preços.

Quanto tempo ficar em Maragogi
Em se tratando de Alagoas, todo o tempo do mundo ainda é pouco. Mas, com uma semana sob a sombra dos coqueiros, dormindo com o barulho do mar, caminhando na areia branquinha e mergulhando em águas mornas e transparentes, certamente, dá para voltar revigorado, já fazendo planos para voltar mais vezes.

Como chegar a Maragogi
Maragogi fica a 130 km da capital alagoana, Maceió – mesma distância de Recife, capital pernambucana. Sendo que o aeroporto de Maceió fica um pouquinho mais distante. Em qualquer que seja o aeroporto do seu desembarque, a ideia é alugar um carro para chegar a Maragogi, mas você pode optar, também, por ir de ônibus. Nesse caso, siga para a rodoviária e compre um ticket da Real Alagoas – trajeto pelo litoral.

De carro
Nós fomos a Maragogi de carro. Saímos de Aracaju e pegamos a rodovia BR 101. Em Porto de Pedras, pegamos a balsa para Japaratinga, que leva poucos minutos para fazer a travessia.

Texto e Imagens: Jornalista Sônia Pedrosa, Blog Existe um Lugar no Mundo
Link: https://existeumlugarnomundo.com.br/maragogi-alagoas/