Quer mais leituras?

Voltar

Mojuí dos Campos celebra 7 anos de emancipação política

A cidade de Mojuí dos Campos, no oeste paraense, comemora 7 anos de emancipação política nesta quinta-feira, 5 de dezembro. A programação de comemoração vai ocorrer durante todo o dia, segundo a Prefeitura. Pela manhã, às 8h, haverá ações de saúde e cidadania, que incluem consultas médicas e de enfermagem e testes rápidos, além de serviços de assistência social, conforme anunciou a assessoria do governo.

Na parte da noite, será realizada a primeira edição da corrida “Mojuí do Meu Coração”, um evento com duas categorias, que vai reunir atletas profissionais e amadores e os apaixonados pelo esporte, por um percurso de 5 km. A concentração será a partir das 18h na Praça Matriz de Santo Antônio, Centro da cidade, de onde também será feita a largada, prevista para às 19h30 e também a chegada dos participantes e a premiação.

Para encerrar os festejos, haverá show cultural na Praça Matriz de Santo Antônio. A informação é que Jana Figarella seria a atração principal, mas a informação não foi confirmada pela assessoria do governo.

História de Mojuí dos Campos
A história da cidade de Mojuí dos Campos começou por volta de 1914, quando dezenas de famílias nordestinas chegaram ao local formando o pequeno povoado de Mojuí que pertencia ao município de Santarém.

Na época, devido à forte seca no nordeste, muitas famílias migraram para o pequeno povoado de Mojuí que apresentava melhores condições de vida e era ideal para o plantio. Em 1952, foi registrada a chegada de cerca de 50 famílias vindas do Ceará que se instalaram no povoado.

Mojuí dos Campos foi elevado à categoria de vila no dia 31 de dezembro de 1964. Com o passar dos anos, o progresso e o desenvolvimento da vila deixavam clara a necessidade de emancipação e as primeiras lideranças começaram a trabalhar no processo de separação.

Dois plebiscitos foram realizados. O primeiro, em 1995, e o segundo em 1999, quando uma votação expressiva em favor da separação da vila de Mojuí dos Campos do município de Santarém fortaleceu ainda mais o sentimento de independência dos moradores. O índice de aprovação foi de 84%.

Em 2005 uma comissão pela emancipação de Mojuí dos Campos foi a Brasília lutar pela criação do município. Em maio de 2009, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE aprovou o plebiscito de 1999 por recomendação da Procuradoria Geral Eleitoral que emitiu parecer favorável, assinado pelo vice procurador eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho.

Em 2010, o Tribunal Regional Eleitoral – TRE marcou para o dia 28 de março as primeiras eleições do novo município, mas uma decisão inesperada mudaria o rumo dos acontecimentos.
No dia 11 de março às 11h, dezessete dias antes das eleições, o TRE suspendeu o processo eleitoral. Somente em 2012 a população de Mojuí dos Campos pode ver concretizado o sonho da emancipação e foi a urnas eleger seu primeiro prefeito e os vereadores.

No dia 1º de janeiro de 2013, o prefeito tomou posse junto com os vereadores, compondo dessa forma o primeiro Executivo e Legislativo municipal, marcando de fato o nascimento do município de Mojuí dos Campos.

Data histórica
No dia 05 de dezembro de 2012, os moradores de Mojuí estavam em festa com a emancipação do local. Até então Mojuí dos Campos pertencia a Santarém , e o desmembramento era a concretização de um sonho que os descendentes dos nordestinos que fundaram Mojuí dos Campos, alcançavam.
Mojuí dos Campos tem hoje cerca de 15 mil habitantes, segundo o IBGE. De acordo com a Receita Federal, o município lidera o ranking das cidades com maior potencial de arrecadação. A plantio de soja, milho, arroz, abacaxi e maracujá fomentam a economia local.

NOTA: A assessoria da prefeitura de Mojuí dos Campos anunciou na última quarta-feira (4) o adiamento da corrida “Mojuí do Meu Coração”. Segundo a assessoria, a corrida será realizada no dia 15 de dezembro (domingo) pela manhã, com concentração às 7h e largada às 7h30. A programação do dia 5 de dezembro, com ações sociais e shows, está mantida, segundo a prefeitura.

Texto: Adonias Silva (Correspondente do Pará Trip em Santarém)
Foto: Prefeitura de Mojuí dos Campos/Divulgação