Quer mais leituras?

Voltar

Natura Musical contempla nove projetos paraenses

Resultado aponta nomes consagrados e da nova cena musical do Estado, ao lado de artistas nacionais.

A música brasileira é pulsante e plural de Norte a Sul do país. Com foco nessa diversidade, o programa de incentivo Natura Musical anunciou, nesta quinta-feira (4), a lista de 50 projetos contemplados para 2019. No Pará, nove projetos foram selecionados: As Origens da Lambada, Guitarrada das Manas, Jaloo & Strobo, Keila, Nazaré Pereira, Pelé Do Manifesto, Pratagy, Sampleados e Uaná System.

Serão R$ 4,9 milhões em patrocínio para as categorias “artistas e bandas” e “coletivos culturais”, por meio de apoio da Lei Rouanet (nacional) e de leis estaduais de incentivo à cultura (Pará, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais).

Experimentalismo instrumental aliado a sonoridade regional. Esta é a proposta do duo paraense Guitarrada das Manas. Formado pelas multi instrumentistas Beá, nos sintetizadores e programações, e Renata Beckmann, na guitarra, o projeto é considerado ousado e pioneiro em executar o gênero, comumente tocado, até então, apenas por homens.

Símbolo do protagonismo feminino em um cenário amazônico, o Guitarrada das Manas pesquisa os ritmos regionais difundidos pela Amazônia, além de buscar responder à dúvida que as inquieta sobre a participação de mulheres em projetos musicais envolvendo a Guitarrada. Atualmente, as Manas produzem e compõem seu repertório autoral.
“Estamos muito felizes com o resultado do edital. Para nós, é uma honra estar ao lado tanto dos artistas da cena paraense quanto de artistas já consagrados. O marco de um novo ciclo da guitarrada vai se iniciar e é muito gratificante que seja através do Natura Musical”, comenta Renata Beckmann.

Audiovisual – Usando a cidade como cenário, a websérie musical de Tecnobrega do Pará Sampleados é uma série de ficção musical, com episódios que retratam o cotidiano popular, carregado de mensagens tipicamente paraenses para registro da produção cultural, acervo e memória de regionalização, além da exaltação da cultura musical local.
Com mais de 2,6 milhões de visualizações na internet, sua primeira temporada estreou em abril de 2015, com artistas como Wanderley Andrade, Viviane Batidão, Félix Robatto e os integrantes da Gang do Eletro.

Este ano, o programa traz o maior número de selecionados da história do edital desde a sua crianção em 2005. Ao todo são 50 projetos, no ano passado, foram 33 aprovados.
Para a seleção, foi ampliada a rede de curadores, de 18 para 27. Entre eles, estiveram o músico Felipe Cordeiro e o jornalista Marcelo Damaso. “Foi minha segunda vez na curadoria do Natura Musical, e desde a primeira vez que participei, em 2011, vi uma evolução enorme no edital e nos contemplados, pois ele compreende mais ações, que vão além da gravação de disco e turnê. Projetos muito importantes de audiovisual como ‘As origens da Lambada’ e ‘Sampleados’, da mesma forma em que há o reconhecimento por uma artista que representa demais a música daqui e está há muitos anos levantando essa bandeira, como a Nazaré Pereira. Além, é claro, do sangue novo como os outros que entraram. Lógico que achei que faltou muita gente ali, mas fiquei contente com o resultado sim”.

Confira todos os aprovados no programa Natura Musical no site: https://www.natura.com.br/naturamusical

11 Estúdio Tereza e Aryanne