Quer ver outras opções?

Voltar

Igarapé-Açu

A passagem da ferrovia Belém-Bragança por esse território e o desenvolvimento agrícola proporcionaram condições de capacidade para a vida política e autonomia administrativa. Em 1906, a localidade às margens do rio Igarapé-Açu – que deu origem ao nome do lugar – foi elevada à categoria de município. Um detalhe que merece destaque é que durante a Segunda Guerra Mundial, o município serviu de base militar aos Estados Unidos.

A população do município é estimada em pouco mais de 37 mil habitantes. A cidade de Igarapé-Açu está localizada no nordeste paraense, distante cerca de 110 km da capital. O município possui uma diversificada cultura e é cercado por igarapés, com águas esverdeadas, e também pelo rio Maracanã, de águas geladas, favorecendo a ida de muitos turistas, atraídos pelos balneários existentes.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

ESCOLA ÂNGELO CESARINO

Inaugurada em 15 de novembro de 1907, a centenária construção abriga atualmente a Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Dr. Ângelo Cesarino Valente Doce.

 CONJUNTO ARQUITETÔNICO VILA DE SANTO ANTÔNIO

Arquitetura de forte influência e atuação da Ordem dos Capuchinos no Pará, a Vila de Santo Antônio possui várias edificações que foram fundadas em 1912, como a Igreja de Santo Antônio e as ruínas do antigo educandário.

CONJUNTO FERROVIÁRIO DO LIVRAMENTO

Constituído por uma caixa d’água, pelas ruínas da antiga estação ferroviária e uma ponte de ferro. Construído em 1906 para dar suporte à passagem do trem da antiga Estrada de Ferro Belém-Bragança, entrou em decadência com a extinção da ferrovia em 1965. Todo esse conjunto arquitetônico representa um marco na história da região.

 PRÉDIO DO ANTIGO MERCADO MUNICIPAL

Um prédio fotografado na Suíça foi fonte de inspiração para a construção do prédio que abrigou o mercado municipal. Atualmente funciona o Centro Cultural Gidalte Alves de Almeida, onde ocorrem os eventos culturais da cidade.

BALNEÁRIO DO IGARAPÉ PAU-CHEIROSO

Este balneário é bastante procurado por oferecer um espaço de lazer com bares, restaurantes e áreas para a prática de esportes como futebol e vôlei. A origem do nome se deve à existência de uma árvore de pau-rosa, que em sua floração exalava uma fragrância natural muito perfumada.

ACESSO

VIA TERRESTRE

  • Terminal Rodoviário de Belém
    • Praça da Leitura, 208 – São Brás
    • (91) 3266-2625