Quer ver outras opções?

Voltar

Nova Timboteua

Em 1885, os primeiros colonos exploradores da área de terra – que mais tarde se tornaria o município de Nova Timboteua –, subindo o rio Peixe-boi, fixaram-se na confluência desse rio com os igarapés Timboteua e Jaburu. Em 1906, com a construção da Estrada de Ferro de Bragança, o povoado entrou em extinção, pois a ferrovia passava a alguns quilômetros da localidade. Contudo, às margens da estrada de ferro, surgiu um núcleo primitivamente denominado de Tabuleta. No ano de 1915, essa localidade atingiu a condição de povoado, passando a ser chamado de Nova Timboteua, para diferenciar da “antiga” Timboteua. O nome do município é constituído por uma locução híbrida do português com o tupi. Formado pela palavra “timbó” (planta) e por “eua” (abundância), significando “timbó em abundância”.

Localizado a 140 km da capital, o município tem como atrativos os recursos naturais, como os principais cursos d’água dos rios Maracanã e Peixe-Boi e os igarapés, propícios para banhos e canoagem, além de ser um ótimo lugar para a prática de trilhas, pedaladas e cavalgadas.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

PRAÇA DA JUSTIÇA

Localizada no centro urbano de Nova Timboteua, a praça se destaca como uma área voltada para o lazer, eventos e práticas de atividades físicas. Ainda, ao seu redor, situa-se a antiga Estação Ferroviária de Nova Timboteua, edificação datada de 1960, e que abriga atualmente o prédio dos Correios.

BALNEÁRIOS

No trecho da rodovia que liga os municípios de Capanema a Salinópolis, o município de Nova Timboteua possui um cenário ecológico exuberante, que reúne floresta, rios, igarapés, fontes de água naturais, entre outros atrativos. Em função desses encantos naturais, conta-se um total de seis balneários que atraem visitantes dispostos a apreciarem a natureza e desfrutarem do conforto dos serviços oferecidos. Dentre os balneários, o do Ângelo Gomes chama atenção pelas piscinas naturais e cascatas artificiais, como também é possível realizar trilhas ecológicas e saborear as iguarias locais, como a deliciosa galinha caipira.

VIA TERRESTRE

  • Terminal Rodoviário de Belém
    • Praça da Leitura, 208 – São Brás
    • (91) 3266-2625