Quer ver outras opções?

Voltar

Paragominas

O núcleo populacional formou-se a partir de colonizadores formados basicamente por goianos, mineiros, baianos e paulistas. Em homenagem aos componentes da caravana que colonizou o local, o nome de Paragominas foi formado pela junção de letras dos três Estados brasileiros Pará, Goiás e Minas Gerais. Com acesso pela BR-316 e BR-010 o município está localizado na região sudeste do Pará, distante 300 km da capital. O maior fluxo de turista é no segmento de eventos e negócios, com destaque ao setor agropecuário e ao importante polo moveleiro, além de uma mineradora. Com inserção no projeto “Municípios Verdes”, Paragominas se transformou em um exemplo de sustentabilidade.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

AGROPEC

O maior fluxo de turistas em Paragominas ocorre no mês de agosto, por conta da Feira Agropecuária de Paragominas (AGROPEC). Realizado anualmente, o evento agrega uma feira de negócios, exposição de bovinos, exposição da indústria moveleira, agricultura, parque de diversões, rodeios de circuito nacional, shows de bandas locais, regionais e nacionais. O público estimado no evento é de 300 mil pessoas.

ATRATIVOS NATURAIS

O município é cercado pelos rios Gurupi, Surubiju, Capim e Uraim, com suas belezas naturais peculiares. Paragominas também tem o balneário Calixto e a Fazenda Mimosa como atrativos de turismo rural e de natureza. No rio Uraim é possível realizar diversas atividades como trilhas, pedaladas, cavalgadas, canoagem e banho. Ainda, destaca-se o Lago Verde, criado a partir da urbanização do Igarapé Paragominas, no entorno da cidade, representando um importante espaço de lazer e visitação. Acrescenta-se como atrativo, o Parque Ambiental Municipal Adhemar Monteiro, localizado em área urbana, o parque propicia contato com a natureza em seus 13 hectares de mata nativa, com pássaros e animais silvestres como araras, cutias, quatis, pirarucus.

VIA TERRESTRE

  • Terminal Rodoviário de Belém
    • Praça da Leitura, 208 – São Brás
    • (91) 3266-2625