Quer ver outras opções?

Voltar

Vigia

O nome do município teve origem na prática de vigiar as embarcações que abasteciam a capital. Criado apenas seis dias antes da fundação de Belém, em 6 de janeiro de 1616, o município de Vigia sedia o Círio mais antigo do Pará: a Festa de Nossa Senhora de Nazaré; promove  festas de carimbó e um badalado carnaval; interessantes vilas de pescadores; monumentos e prédios antigos de várias épocas constituem essa diversidade.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

MUSEU DE VIGIA

O local funcionava antigamente como uma escola, cujo nome “Domingos Antônio Rayol” homenageava o Barão de Guajará, maior historiador do Estado do Pará, abrigando atualmente o Museu de Vigia. Instalado em uma casa colonial revestida de azulejos portugueses, o espaço possui um acervo de fatos históricos e culturais relevantes ao município.

CAPELA DO SENHOR DOS PASSOS

Construída pelos jesuítas no século XVIII em pedras sobrepostas e sem reboco, a Capela do Senhor dos Passos, ou Igreja de Pedras, revela uma estrutura de pedras lavradas, peças de mármore e imagens antigas. Na atualidade, também é conhecida como Igreja do Bom Jesus, uma vez que abrigou a imagem deixada pelos frades carmelitas ao serem expulsos de Portugal e das províncias do Brasil. Em 1759, a imagem do Bom Jesus foi transferida para a Igreja Madre de Deus.

IGREJA MADRE DE DEUS

Tombada como Patrimônio da Cultura Nacional, a Igreja de Nossa Senhora de Madre de Deus, ou Igreja Matriz de Vigia, é a única do norte brasileiro que possui vinte e duas colunas laterais de origem toscana; o teto da sacristia possui adornos de painéis, com um rico altar e retábulos dourados, além das imagens e peças sacras expostas. Anualmente, no Círio de Nazaré vigiense, o traslado da imagem da santa inicia e termina nessa igreja.

CÍRIO DE NAZARÉ

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré no Pará principiou em Vigia. Considerado o círio mais antigo do estado, acontece há mais de 300 anos. É celebrado anualmente no segundo domingo de setembro. A apresentação é muito semelhante ao Círio de Belém, visto que a procissão tem os mesmos símbolos como a berlinda, carros, fogos de artifícios e a corda que arrasta multidões pelas ruas. Dados apontam que é o segundo Círio mais importante e procurado no Pará.

CARNAVAL

As tradicionais marchinhas de carnaval e os novos ritmos musicais da folia de Momo dão o tom da festa de Carnaval mais procurada no interior do Pará. Com diversidade e muita animação, os blocos levam os foliões a se divertirem, cantando e dançando pelas principais ruas da cidade, durante os dias de festejos. Dentre esses blocos, vale destacar o bloco “As virgienses”, que se caracteriza pelos homens travestidos de mulher, e o bloco “Os Cabrasurdos”, onde as mulheres se travestem de homem.

ACESSO

VIA TERRESTRE

  • Terminal Rodoviário de Belém
    • Praça da Leitura, 208 – São Brás
    • (91) 3266-2625