Quer mais leituras?
VoltarZadar: o que fazer na cidade

Em junho desse ano, iniciamos nosso passeio pela Croácia, por Zagreb, capital do país, onde alugamos um carro – um Renault Captur para caber 5 viajantes. Passamos pelos incríveis Lagos Plitvice e chegamos a Zadar, uma linda cidade de 70 mil habitantes, às margens do Mar Adriático.
Dalmácia
Zadar fica na Dalmácia, a região mais vistada do país. Em 1990, o turismo decaiu em função da guerra, mas há algum tempo, voltou com força total. Litoral rochoso, praias de pedras e águas verdes e translúcidas, ilhas desertas e cidades charmosas são alguns dos atrativos que o visitante encontra quando chega à Croácia.
História
A história de Zadar começou há, pelo menos, 3 mil anos e, pelo que se sabe, passou pela mão de muita gente. Na Idade Média, era a base da esquadra bizantina e nos séculos 12 e 13 foi disputada por Veneza e pela Hungria, até que em 1409 foi vendida, com suas ilhas e outras cidades dálmatas, a Veneza. Daí, o nome da cidade se tornou Zara e a prosperidade chegou, com a construção de igrejas e palácios suntuosos.
Até se tornar a cidade moderna de hoje, Zadar foi governada por muitos. Só depois da Segunda Guerra Mundial, quando foi estupidamente bombardeada, é que ela voltou a pertencer à Croácia.
Mercado de Zadar
Depois de atravessar a muralha, encontramos o mercado da cidade, uma feira colorida e animada, frequentada por turistas e locais. Todos são atraídos pelas frutas, queijos, verduras e legumes vendidos nas barraquinhas e pelos bares, restaurantes e lojas que ficam em volta.
Centro Histórico
A Praça do Povo, conhecida como Narodni Trg, é uma grande praça pública com origens no período renascentista. Há alguns séculos, ela tem sido o centro da vida civil pública de Zadar e, geralmente, está lotada de moradores e turistas admirando a requintada e histórica arquitetura do local. A praça também está repleta de bares, restaurantes e cafés – um cenário perfeito para fazer uma refeição, tomar um drinque e relaxar.
Em torno da Praça do Povo estão vários prédios históricos, como a Gradska Loza, de 1565, que era um tribunal e hoje é usado para exposições; o Palácio da Guarda Municipal, do século 16, com a torre do relógio, de 1798, e o museu etnográfico que abriga trajes típicos do país inteiro, além da Prefeitura da cidade, construída em 1934.
Riva
A melhor forma de explorar Zadar é caminhando, se perdendo nas suas vielas, que se multiplicam no centro histórico. Mas, um belo calçadão nos leva à beira-mar. Pelo caminho, passamos pelo Museu Arqueológico, a Igreja de Santa Maria e a Catedral de Santa Anastácia, o Museu da Arte Sacra, o Fórum Romano, a Igreja de São Donato, o Mosteiro Franciscano e no final, o órgão do mar e o monumento ao sol.
O Órgão do Mar e a Saudação ao sol
No final do calçadão, está o órgão do mar. Idealizado e construído pelo arquiteto croata, Nikola Basic, em 2005, ele é a grande atração da cidade. Trata-se de um sistema de tubos que emitem sons com o movimento das ondas do mar. No fim de tarde, os visitantes se reúnem para ver o por do sol ao som dos acordes produzidos pelos tubos.
Mais adiante, virando a direita, temos a outra atração, que mistura tecnologia e natureza: o monumento Saudação ao Sol – um grande painel circular, com placas de energia solar que absorvem a luz do sol ao longo do dia e, assim que o sol se põe, faz um espetáculo de luzes que encanta a todos.
Texto e Imagens: Jornalista Sônia Pedrosa, Blog Existe um Lugar no Mundo
Link: http://existeumlugarnomundo.com.br/zadar-o-que-fazer-na-cidade/
- A ponte cruza a cidade, que é moderna, mas cheia de ruínas romanas.
- Um muro resguarda o centro histórico de Zadar
- Não sei quantas barraquinhas vendem uma infinidade de coisas – de roupas a frutas
- Lojinhas se enfileiram para vender vestidos, calças, bonés, chapéus, saídas de praia e uma infinidade de opções
- cerejas, figos, uvas, nectarinas, pêssegos, melancias e tantas outras frutas atraem os visitantes
- Restaurantes charmosos servem os deliciosos pratos croatas
- A torre do relógio foi construída em 1798
- Construída em 1066, a Igreja de Santa Maria passou por modificações até chegar a essa fachada renascentista.
- O fórum romano, a igreja de São Donato e campanário formam um dos mais bonitos cenários da cidade.
- No fim do calçadão, duas das maiores atrações da cidade
- Placas de energia solar são os responsáveis pelo espetáculo noturno. Foto: Pixabay
- A Catedral de Santa Anastácia, do século 9, guarda os despojos da santa.
- A foto aérea dá uma ideia do espaço onde estão as duas atrações. Foto: Pixabay
- Em Gradska Loza acontecem as melhores exposições da cidade
- A Igreja de Santa Maria está ao lado do Museu Arqueológico e do Museu de Arte Sacra, e de frente para o Fórum