Quer mais leituras?

Voltar

A campanha “Um dia no Parque” acontece neste final de semana no Pará

Os próximos sábado (23) e domingo (24) serão de mobilização em defesa das Unidades de Conservação, em todo o Brasil: a campanha Um Dia no Parque realiza centenas de atividades de lazer, turismo, esporte, educação ambiental e cultura nos espaços criados para conservar e proteger os biomas brasileiros. A iniciativa visa também criar uma cultura de visitação às Unidades de Conservação, estimulando o contato com a natureza.

A ação é realizada desde 2018 pela Coalizão Pró Unidades de Conservação (Unidos Cuidamos) e implementada no Pará pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), desde 2019, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR- Bio). Este ano, com o tema “De volta ao lar”, oito Unidades de Conservação do estado integram a campanha.

Uma vasta programação ocorrerá na Área de Proteção Ambiental Alter do Chão (Santarém), Área de Proteção Ambiental Jará (Juruti), Floresta Estadual de Faro (Faro), Floresta Nacional Saracá-Taquera (Oriximiná), Parque Estadual Monte Alegre (Monte Alegre), Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna (Belém), Parque Estadual da Serra dos Martírios-Andorinhas (São Geraldo do Araguaia) e no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (Marituba).

A expectativa é mobilizar e sensibilizar a sociedade em prol da conservação ambiental. De acordo com a pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira, a campanha proporciona atividades para que o público vivencie as Unidades de Conservação, conhecendo os benefícios de se conservar a natureza.

“Uma Unidade de Conservação pode trazer muitos benefícios para o ser humano, como o fornecimento de água, ar puro, sementes, frutos, espaço de lazer, esportes e contemplação. Queremos que as pessoas se engajem e saibam a importância de proteger os nossos biomas, com sua fauna, flora e os modos de vida de povos e comunidades tradicionais que habitam nos territórios. Esses espaços são patrimônio público do povo brasileiro, por isso devemos usá-los e protegê-los”, destaca.

O Pará possui 92 Unidades de Conservação (municipais, estaduais e federais), que somam 423 mil km², ou seja 34% do território do estado. Destas, 85 podem ser visitadas pelo público de forma gratuita e algumas necessitam de autorizações para visitação, emitidas por seus respectivos órgãos gestores – Secretarias Municipais de Meio Ambiente, IDEFLOR- Bio ou Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A idealizadora da campanha, Angela Kuczach, espera que “cada vez mais pessoas visitem, conheçam e desfrutem das Unidades de Conservação”, diz.

A presidente do IDEFLOR- Bio, Karla Bengtson, reforça que a programação alerta a sociedade quanto à importância da proteção desses espaços de convivência na natureza. “Cinco Unidades de Conservação Estaduais, sob a gestão do IDEFLOR- Bio, recebem ações da programação alusiva à campanha, cujo propósito é despertar na sociedade o sentimento de pertencimento à esses espaços, reforçando que somos parte da natureza, portanto, responsáveis pelo meio ambiente”, destacou a presidente.

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio) é responsável pela gestão de 27 Unidades de Conservação estaduais, sendo 11 de Proteção Integral, com mais de 5 milhões de hectares, e 16 de Uso Sustentável, com mais de 15 milhões de hectares. Somadas, as Unidades de Conservação estaduais têm 21 milhões de hectares, ou seja, 16,86% do território paraense.

Programação

A programação inicia no sábado (23), na Floresta Nacional Saracá-Taquera, em Oriximiná, com passeio guiado de canoa pelo igarapé e trilha. E também na APA Jará, em Juruti, com atividade lúdica sobre as lendas da cidade e apresentação do personagem Rairú – que de acordo com a tradição Munduruku está por trás da criação de tudo.

No domingo (24), a programação segue na Floresta Nacional com trilha ecológica, na qual um grupo de ciclistas sairá de madrugada de Porto Trombetas em direção à Base do Patauá. Já na Floresta Estadual de Faro haverá campeonato de canoagem, amistoso de futebol, brincadeira de pau-de-sebo, além de exposição, apresentação de teatro e plantio de árvores.

Na APA Alter do Chão, que integra pela primeira vez a campanha, o dia de visita será marcado por competição dos catraieiros, trabalhadores essenciais para o turismo local. As catraias, pequenas embarcações movidas a remo, permitem que os visitantes de todo o mundo conheçam as belezas da famosa Ilha do Amor, cartão postal de Alter. No domingo, os catraieiros mais rápidos serão premiados. O dia encerra com uma trilha na Serra da Piroca, apresentação cultural dos botos e show regional.

Para estimular o debate sobre a conservação da natureza, diversas ações de educação ambiental serão realizadas nas Unidades de Conservação. No Parque Estadual Monte Alegre, além de palestras e apresentação teatral, a data será marcada por circuito pelas trilhas da Serra da Lua e da Gruta do Pilão, com abertura inédita da trilha para a Gruta do Miritipé, localizada na serra do Paytuna.

Já na região do Araguaia haverá visita guiada aos sítios arqueológicos, palestras sobre a Amazônia e Cerrado e trilha à Cachoeira Moisés, todas no Parque Estadual da Serra dos Martírios-Andorinhas.

A capital paraense também integra a campanha, com atividades no domingo (24). Na edição deste ano, o ecoturismo e o esporte de aventura estão em destaque no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, com passeio ciclístico, trilha e a atividade “Caminho das águas”, com uma caminhada ecológica e bóia cross.

Finalmente, para os que buscam contato com a natureza, o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, em Marituba, oferecerá 30 vagas para uma trilha guiada pelas ruínas da antiga fazenda da Pirelli, localizada em Marituba, região metropolitana de Belém.

Sobre o “Um Dia No Parque”

A campanha Um Dia No Parque (UDNP) é uma iniciativa da Coalizão Pró-Unidades de Conservação, grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza.

Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário para a Conservação da Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy – TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.

O mês escolhido para a realização da campanha faz referência à implantação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), por meio da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000.

Sobre o Imazon

O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia é uma instituição brasileira de pesquisa que tem como missão promover conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia. O Imazon foi fundado em 1990 e, desde então, tornou- se referência internacional em pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável na região.A organização possui quase 800 estudos publicados e atua na implementação de Áreas Protegidas na região Norte do Pará.

Serviço

Campanha “Um Dia no Parque 2022”

Confira em:

Instagram

@umdianoparqueoficial

@imazonoficial

Um Dia no Parque 2022 – programação:

23/07

APA Jará – Juruti

Local: Espaço Oasis (Av. Lauro Sodré, s/n – Santa Rita)

8h – Passeio com grupo de ciclismo no entorno da APA Jará

10h – Apresentação de lendas de Juruti com participação especial do personagem Rairú + distribuição da cartilha da APA Jará

10h às 12h – Passeio de rabeta pelo lago Jará para contemplação

10h30 – Apresentação dos itens mirins das tribos Muirapinima e Munduruku

Floresta Nacional Saracá-Taquera – Oriximiná

Local: Igarapé do 14 km

8h – Atividade de abertura no Igarapé 14km

9h – Início passeio guiado de canoa

10h – Atividade de voluntariado

12h – Intervalo

16h – Término passeio guiado de canoa

24/07

Floresta Nacional Saracá-Taquera – Oriximiná

Local: Base Patauá

3h30 – Saída grupo de ciclistas de Porto Trombetas. Local: MEC

8h – Chegada à Base Patauá

9h – Excursão pela Trilha

11h – Retorno para PTR

12h – Intervalo

14h – Atividade Semma Terra Santa

16h – Encerramento

APA Alter do Chão – Santarém
Local: Centro Comunitário de Alter do Chão

8h – Abertura

8h30 – Café Regional + distribuição dos kits da competição dos catraieiros
9h – Largada da competição dos catraieiros

10h – Premiação dos competidores

11h – Exposição sobre a criação da APA

16h – Subida na Serra da Pira-oca e sinalização do percurso com placas ambientais

18h às 20h – Encerramento com o Projeto por sol – apresentação cultural dos botos e show regional

Flota de Faro – Faro

Local: Comunidade do Português

9h – Boas-vindas e palestra sobre a Flota
9h30 – Teatro
9h45 às 12h – Trilha ecológica/corrida no saco para crianças/visita a exposição de fotos
12h às 13h – Almoço
13h10 às 13h40 – Visita à comunidade com narração da história dos primeiros moradores e exposição de artigos de antiguidade e artesanato local
13h45 às 14h15 – Campeonato de canoagem
14h20 às 16h – Amistoso de futebol e disputa de torcidas
16h às 17h – Encerramento com brincadeira do pau-de-sebo e plantio de árvores

Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna – Belém
Local: Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna

7h- Observação de pássaros na Trilha Patauá (a concentração será no Centro de Acolhimento do Parque do Utinga)

9h às 12h – Passeio ciclístico grátis pela via do parque (obrigatório capacete)

9h às 12h – Trilha ecológica grátis com caminhada

14h às 17h – Caminho das águas com caminhada ecológica + boia cross

Inscrições e informações: (91) 98192-8753 (Karol)

Parque Estadual Monte Alegre – Monte Alegre

Local: Parque Estadual Monte Alegre

8h – Abertura da exposição “De volta ao lar” com fotografias do PEMA

Feira Ecológica

9h – Palestra “PEMA – Conhecer para preservar”

10h – Circuito pelas trilhas da Serra da Lua e da Gruta do Pilão e abertura inédita da trilha Gruta do Miritiepé

12h – Almoço

14h – Apresentação teatral: “Cuidando do que é nosso”, com inauguração da parede com pinturas rupestres

Transporte grátis: saída de ônibus para o PEMA às 7h30 e 8h30, em frente à Igreja Matriz

Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas – S. Geraldo do Araguaia

Local: Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas

8h – Visita ao sítio arqueológico na Vila Santa Cruz dos Martírios

9h – Palestra sobre transição de bioma Amazônia e Cerrado e Educação Ambiental no Mirante

11h – Trilha guiada até a Cachoeira do Moisés

12h – Encerramento

Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia – Marituba
Local: Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (Estrada da Pirelli, km 4)

9h30h Trilha ecológica (30 vagas)
10h – Visitação ruínas históricas da antiga fazenda Pirelli

Mais informações:

Site: https://umdianoparque.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/umdianoparqueoficial/

Site Imazon: https://imazon.org.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa