Quer mais leituras?

Voltar

A culinária paraense rende um saboroso passeio por Belém

Por conta de alguns projetos pessoais, tenho tido pouco tempo para fazer o que mais gosto: Colocar a mochila nas costas e seguir por este nosso Pará cheio de encantos. Mesmo assim, é impossível ficar quieto quando se mora numa região como a Amazônia, onde sempre tem algo para conhecer. Vale até fazer um passeio pelos sabores regionais. Recentemente conheci alguns dos novos “points gastronômicos” de Belém e que têm como carro chefe do cardápio os pratos típicos.

Não preciso nem lembrar que Belém está entre as Cidades Criativas da Gastronomia escolhidas pela Unesco. Por aqui, pela capital paraense, a culinária tradicional, regrada a ingredientes e insumos amazônicos, ganha novas releituras e, consequentemente, acaba nos proporcionando experiências deliciosas.

Uma destas delicias que recomendo, a partir de agora, é a ‘lasanha paraense’ que a gente encontra no quiosque “Sabor da nega”, no bairro do Marco. O estabelecimento mantém um cardápio todo inspirado nas comidas típicas regionais. Essa lasanha que citei, é feito com molho de tucupi, jambu e um recheio generoso de camarão – ingredientes itens do tacacá.

Ah! O quiosque está localizado no canteiro central da avenida Romulo Maiorana, próximo a travessa Villeta, e as mesas ficam debaixo de mangueiras. Não estranhe quando as mangas começam a cair próximo de vocês – se gostas da fruta, pode se servir à vontade.

Quando for lá, não deixe de experimentar também o bolinho de maniçoba. Uma iguaria sensacional!

Por Denilson D´Almeida, Colunista Pará Trip