Quer mais leituras?
VoltarAção social volta a levar cursos gratuitos à população marajoara
Moradores dos municípios de Bagre e Oeiras, no Marajó, terão a oportunidade de fazer cursos de capacitação de forma gratuita por meio do projeto Arte Fora da Caixa, uma iniciativa que inicia nesta segunda-feira (26). As ações estarão sendo realizadas nas escolas municipais das comunidades e terão palestras sobre empreendedorismo, higienização, sexualidade e cursos de capacitação de artesanato, hortaliças e panificação.
O objetivo da programação é atingir principalmente o público feminino, abrindo espaço para minimizar os impactos da desigualdade social e cultural vividos pelas mulheres marajoaras. Na última edição, realizada no ano passado, cinco municípios da região marajoara foram escolhidos para receber as ações: Melgaço, Portel, Bagre, Oeiras e Curralinho.
Segundo Socorro Coutinho, coordenadora do projeto, desde o início dos atendimentos na região, as ações são sempre com cursos profissionalizantes que se enquadrem para a realidade local, reconhecida por meio de pesquisa de campo. “É um processo de etapas. Primeiramente visitamos a região, conversamos com os líderes de cada comunidade e filtramos os cursos que serão mais bem aproveitados. Depois desse primeiro contato, retornamos cerca de uma a duas semanas depois para a execução do projeto com apoio da escola pública ou centro comunitário local”, detalha.
Além de conhecimento, o Arte Fora da Caixa visa também a promoção da economia criativa, disseminando o acesso à diversidade da arte, cultura e proporcionando alternativas para geração de renda através da capacitação em comunidades afastadas de municípios da Ilha do Marajó.
“Acredito na importância de ações pautadas no desenvolvimento de atividades culturais envolvendo as comunidades locais, que proporcionam um valioso impacto na rotina dos moradores da região, dando oportunidades de profissionalização, além de um resgate do convívio entre os moradores, com ações que tanto oportunizam lazer como desenvolvimento, fortalecimento da economia, produção criativa local e educação por meio de palestras e workshop, tornando tais lugares mais conscientes da sua identidade cultural”, defende Socorro.
Brevemente, a população do Marajó deve receber ações ainda maiores, adianta a coordenadora. “Algumas dessas comunidades possuem estruturas para receber cursos mais avançados então o intuito para as próximas etapas seria a seleção de uma das comunidades para implantar um laboratório de informática e assim disponibilizar cursos de informática e até mesmo de outros idiomas”, disse animada.
O Projeto Arte Fora da Caixa conta com o patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Semear.
Fonte: Assessoria de Imprensa