Quer mais leituras?
VoltarAlém Mar na beira do rio Guamá, uma experiência para todas as idades.
Uma galeria à céu aberto e às margens do rio Guamá, é assim que acontece a exposição “Além-Mar – Fotografias entre Brasil e Portugal”, que reúne fotografias de destinos paraenses pelos olhares de fotógrafos brasileiros e portugueses. Tudo à disposição de quem passeia pela Praça das Águas, que fica ao lado da Casa das Onze Janelas, em Belém.
O visitante pode visitar as obras a qualquer hora do dia e da noite e se encantar com os registros feitos pelos fotógrafos João Ramid, Tarso Sarraf e Paula Giordano, do Pará; e as fotógrafas Ângela Berlinde, Olivia da Silva e Lucília Monteiro, de Portugal.
Eu visitei a exposição na abertura, que aconteceu no início do mês, ao som de música instrumental que deu um encantamento a mais nas belas imagens expostas. Uma dica preciosa é, se você puder, vá a noite, pois a “mágica” dos cubos iluminados permitem uma experiência ainda mais singular.
Na ocasião, eu conversei com o fotógrafo João Ramid que, junto com Ângela Berlinde, fez a curadoria da exposição. Ele me contou que a ideia é “vender” o potencial turístico do Pará em território estrangeiro, através da fotografia.
Enquanto as fotos não atravessam o oceano, o público que mora ou está em Belém, pode curtir as belezas da exposição antes de todo mundo. Uma coisa eu posso garantir: é impossível sair de lá sem a vontade de desbravar um dos destinos expostos.
A exposição “Além-Mar – Fotografias entre Brasil e Portugal” tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Pará (Setur), Secretaria de Cultura do Pará (Secult) e SIM, Sistema Integrado de Museus. A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet Pará) também apoia a programação que acontece até o dia 30 de outubro.
Por Dani Filgueiras, Colunista Pará Trip