Quer mais leituras?

Voltar

Artesanato é cultura, turismo e manutenção das comunidades ribeirinhas

O artesanato reflete a cultura de um povo e é uma ótima forma de conhecer e se conectar a uma cidade. Na minha mala de viagem eu sempre volto com algo que me remeta ao lugar visitado, seja em artigo para a casa ou para mim.
Aqui no Pará o que não falta são opções de lembranças e presentes que tem a cara e o DNA da Amazônia. Uma das lojas que sempre indico é a Da Tribu, um empreendimento social de moda da Amazônia, cuja produção se baseia nos princípios da sustentabilidade, com foco na valorização dos saberes tradicionais dos povos da floresta.

O resultado desse trabalho se reflete em peças lindas de joias orgânicas com borracha vegetal amazônica e papel com fibras naturais. A produção colabora com o fortalecimento da sociobiodiversidade, por meio de parcerias com famílias de comunidades ribeirinhas.

A sustentabilidade, a floresta em pé, o comercio justo e transparência no seu processo produtivo são os compromissos da Da Tribu, que nesse mês está com a campanha “Tu Pontes, Nós Ponteios… O futuro não demora!”, que está revertendo 50% da venda dos produtos para comunidade ribeirinha Pedra Branca, que ficou economicamente fragilizada por conta da queda nas vendas.

A parceria da marca com a comunidade representam 80% da renda da que circula em Pedra Branca, na ilha de Cotijuba, em Belém. A campanha foi pensada para alavancar essa renda, então esse é mais um motivo pra você ter no seu acervo uma peça que, além de linda, representa a Amazônia de forma tão orgânica. Entra agora no site datribu.com/tupontes e garante uma peça que faz bem pra quem produz e pra quem possui, uma peça faz bem pra Amazônia.

Por Dani Filgueiras, Colunista Pará Trip