Quer mais leituras?
VoltarBanda Arraial do Pavulagem realiza Roda Musical e Oralidades
Nesta sexta (27), o Arraial do Pavulagem convida o público para uma noite de cultura e música no Boulevard da Gastronomia, com entrada gratuita. A partir das 19h, o “Oralidades” promove uma conversa sobre saberes ancestrais, seguida de uma Roda Musical com a banda Arraial do Pavulagem (com participação especial do cantor Anderson Moyses).
A programação faz parte dos preparativos para o Arrastão do Círio 2024, que é realizado com criação e produção do Instituto Arraial do Pavulagem, patrocínio da Equatorial Pará e Natura, parceria com Point do Açaí e Ferry Boat Amazonas. O evento conta ainda com apoio institucional da Prefeitura de Belém, Programa SEMEAR, Fundação Cultural do Pará, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará.
Como vai ser?
19h – O Projeto Oralidades é uma roda de conversas que promove trocas culturais essenciais para a construção dos cortejos. Nesta edição, Waremoa Assurini, indígena de Tucuruí, e Mestre Canhengo, do quilombo Umarizal (Baião) compartilharão tradições e saberes de suas comunidades, em uma extensão do que já têm feito com o Batalhão da Estrela nos Ensaios e Vivências em preparação ao Arrastão do Círio.
20h – Logo após, a Roda Musical toma conta do Boulevard da Gastronomia, com a banda Arraial do Pavulagem trazendo toda a energia de seu repertório tradicional e preparando o público com muita festa para o Arrastão do Círio, que acontece no dia 12 de outubro.
Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, afirma que “a Roda Musical cria um ambiente de alegria e integração, onde vozes e instrumentos se encontram em harmonia, preenchendo o espaço e convidando todos a participarem de uma celebração vibrante de ritmos e melodias. É também um momento especial para todos curtirem, junto com o público, a expectativa pelo Arrastão do Círio”, diz.
Além da festa, haverá arrecadação de roupas e itens de higiene pessoal, tais como escovas de dentes, creme dental, desodorantes, sabonetes, shampoo, absorventes, fio dental etc). As doações serão encaminhadas para crianças de Cachoeira do Arari (Ilha do Marajó) que são atendidas pelo Cordão do Galo, projeto social do Instituto Arraial do Pavulagem.
Os Ensaios e Vivências do Batalhão da Estrela ocorrem de 9 de setembro a 9 de outubro. O Ensaio Geral é dia 10 de outubro, no Boulevard da Gastronomia. O Arrastão do Círio vai às ruas do centro histórico de Belém no dia 12 de outubro.
Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, ressalta o compromisso da empresa com a cultura local. “A Equatorial Pará acredita no poder que essa festa tem de proporcionar arte e alegria para todos. É música, cor e energia pelas ruas de Belém. Ficamos orgulhosos de acompanhar os frutos dessa parceria e o crescimento do cortejo do Círio, que a cada ano atrai mais pessoas. A empresa é a maior patrocinadora de cultura do estado por cinco anos consecutivos e não poderia ficar de fora desse momento tão especial para os paraenses.”
Julia Ceschin, Gerente Sênior da Marca Natura e Marketing Estratégico Brasil, destaca a importância do apoio da Natura à cultura da região. “A Natura tem uma relação histórica com a Amazônia há mais de 20 anos. Desde então, criamos produtos, cadeias e inovações que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e para a valorização do território. Também investimos na cultura da região há mais de 12 anos, através da plataforma Natura Musical. Temos muito orgulho de ter fomentando uma imensa diversidade de projetos na capital, no interior, de diversos gêneros e que reverenciam a história da região, mostram o frescor da produção cultural e projetam o futuro da Amazônia. Por isso, ao patrocinar ações dentro do Círio de Nazaré, como o Arrastão da Pavulagem, nós buscamos não só compreender as novas gerações por meio da música, mas também valorizar as manifestações de expressão nacional e a nossa identidade cultural brasileira.”
Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará, reitera o papel da Fundação em apoiar o evento. “A Fundação Cultural do Pará tem orgulho em novamente apoiar, por meio do Programa Semear, o Arrastão do Círio. O Governo do Pará entende que a cultura é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa e democrática e faz parte da missão da Fundação estimular e viabilizar manifestações culturais como o cortejo do Batalhão das Estrelas que reúne música, teatro, dança e fé em um momento tão significativo para nós, paraenses, que é o Círio de Nazaré. Estamos felizes por fazer parte deste momento tão importante para a cena cultural de nosso Estado e ansiosos para ver o Batalhão nas ruas mais uma vez.”
Os diferenciais do Arrastão do Círio
O Arrastão do Círio traz características próprias que o diferenciam dos famosos Arrastões juninos do Pavulagem. Em vez do Boi Pavulagem, o brinquedo protagonista é a Barca de Miriti, uma referência ao Círio Fluvial e à Rainha das Águas.
O cortejo também incorpora novos ritmos, elementos cênicos e personagens com o espírito da festividade do Círio de Nazaré.
Trajeto do Arrastão do Círio (12/10)
No dia 12 de outubro, a concentração para o Arrastão do Círio começa às 9h, na esquina da Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas, próximo ao Ver-o-Peso.
Às 09h30, é realizada a Roda Ancestral, um momento novo no Arrastão do Círio, onde o Batalhão da Estrela canta e expressa a cultura ancestral, com músicas autorais do grupo e músicas e danças quilombolas e indígenas.
O cortejo sairá por volta das 11h, logo após o término do Círio Fluvial, e seguirá pela Boulevard Castilhos França e centro histórico, com conclusão na Praça Dom Pedro II.
Na praça, a banda Arraial do Pavulagem se apresentará ao lado de convidados especiais, em uma celebração da música amazônica.
Arraial do Pavulagem: Manifestação da Cultura Nacional
O Arraial do Pavulagem foi oficialmente reconhecido como uma manifestação da cultura nacional nesta quarta-feira (04/09). A lei nº 4284/2019, que garante esse reconhecimento, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. O projeto de lei, inicialmente apresentado pelo ex-deputado Cássio Andrade, contou com a relatoria do deputado Airton Faleiro na Câmara e do senador Zequinha Marinho no Senado.
SERVIÇO:
Oralidades + Roda Musical com a banda Arraial do Pavulagem
Data: Sexta-feira, 27 de setembro, a partir das 19h
Horário: a partir de 19h
Local: Boulevard da Gastronomia – Campina
Entrada: franca
Mais informações: redes sociais do Arraial do Pavulagem (https://linktr.ee/pavulagem)
Fonte: Assessoria de Imprensa