Quer mais leituras?

Voltar

Basílica Santuário, lugar de renovação da fé em Nossa Senhora de Nazaré

Mais do que nunca, outubro é mês de celebrar e agradecer a Deus e a Nossa Senhora de Nazaré as graças alcançadas no ano de 2020. Por isso, mesmo sem a realização do Cirio – que todos os anos ocorre no segundo domingo de outubro- devotos católicos visitam à Basílica de Nazaré para pagar suas promessas e renovar a sua fé na padroeira dos paraenses.

Muitos fiéis amarram fitinhas na grade da fachada da igreja para simbolizar os seus pedidos à Santa. Outros, simbolizam por meio de objetos de cera que também já são tradição no período da festa religiosa. Inclusive, dois carros do Círio estão em exposição na Praça Santuário para que a população possa depositar seus objetos de promessa.



Os carros são a Barca com Remos e Barca Portuguesa, que sempre estão presentes no Cirio, juntamente com outros de mesma importância.


A Basílica de Nazaré é uma referência para a renovação de fé católica paraense, pois aqui é o lugar onde o caboclo Plácido teria encontrado a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que deu origem ao Cirio. Aqui também é o ponto de chegada dessa procissão maior que tem como ponto de partida a Catedral da Sé, na Cidade Velha, centro histórico de Belém. Diante disso, visitar a Basílica é reviver um pouco essa história e intensificar o amor à Virgem.

Tudo bem que o Cirio deste ano não será igual aos outros . Na haverá procissão, muita gente nas ruas e nem arraial de Nazaré, mas o principal estará presente: fé em dias melhores!

E a Basílica continua sendo o lugar das muitas rezas e orações!

Texto e imagens: Jornalista Tânia Monteiro
Blog-Fanpage: O mundo me espera