Quer mais leituras?

Voltar

Belém receberá 80 mil turistas e cerca de US$ 30 milhões durante Círio de Nazaré

Tradicional festividade religiosa no mês de outubro, o Círio de Nazaré deve atrair ao Pará mais de 80 mil turistas de outros estados e países no período da quadra nazarena. O número é superior 33,7% na comparação com a vinda de visitantes para o evento, no ano de 2022. Os dados são da pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese Pará) e pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

O evento do segmento do turismo religioso deve injetar na economia estadual cerca de U$ 30,6 milhões, ou R$ 150 milhões, na cotação atual do dólar Brasil. Esse volume de recurso surge dos gastos médios estimados pelos turista que vêm ao Pará.

Maranhão, Ceará e São Paulo lideram ranking turistas no Círio

A pesquisa apontou o seguinte ranking de turistas para o Círio em 2022: Maranhão (15,6%), Ceará (14,4%), São Paulo (12,2%), Amazonas (9,1%) e Rio de Janeiro (6,5%). Os principais meios de hospedagem são hotel (47,45%), casa de parentes (31,55%) e casa de amigos (16,87%).

Já os meios de transporte mais utilizados pelo turista para chegar à festividade são avião (78,10%), ônibus de empresa (12,15%) e automóvel particular (5,81%). A grande maioria do visitantes, ou seja, 58% dos entrevistados viaja em família.

Um fato que chama grande atenção na pesquisa é que 97% desses turistas tem intenção de retornar a Belém por ocasião do Círio de Nazaré. O que mostra a força da festa religiosa como evento turístico, cultural e religioso.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, a pesquisa é importante para que Belém consiga aprimorar a receptividade aos turistas e já mostrar o que pode oferecer futuramente como sede da COP-30.

“Com base nessa pesquisa podemos melhorar ainda mais a qualidade do receptivo. Um totall de 97% desses turistas querem voltar. Isso é um fato grandioso. Estes números contribuem para que possamos melhorar nossas estratégias de políticas públicas no Turismo e ainda o direcionamento do marketing turístico, na atração de novos visitantes e reforço da imagem junto àqueles que já estiveram aqui. A pesquisa permite conhece melhor esse turista religioso”, destacou o secretário.

Supervisor técnico do Dieese Pará, Everson Costa observa que os números levantados são promissores. “Com um cenário econômico bem mais positivo este ano e com 14 romarias nazarenas grandes, as expectativas em torno da movimentação de todos os setores econômicos estaduais, principalmente, os de Serviços. Há destaque para as atividades turísticas, Comércio, Indústria e Agropecuária”, afirma.

Outros atrativos – A pesquisa feita por Dieese e Setur também mostra que a maioria dos turistas tem uma estadia média de 5 a 9 dias no Pará e busca, pela ordem, conhecer os seguintes atrativos turísticos da capital paraense: Basílica de Nazaré, Estação das Docas, Ver-o-Peso, Portal da Amazônia e Mangal das Garças. Sobre outros locais e destinos no estado, Marajó (19%), Salinas (15%), Marudá (9%), Bragança (8%), Combu (8%), Barcarena (8%) e Marabá (7%) apareceram nas preferências dos turistas entrevistados.

O levantamento também apontou como pontos positivos do chamado “Destino Belém”, a religiosidade, hospitalidade, gastronomia, belezas naturais e cultura, enquanto como pontos a melhorar foram apontados a limpeza da cidade, segurança, transporte urbano, infraestrutura e informação.

Texto: Israel Pegado (Ascom, Setur)

Fonte: Agência Pará