Quer mais leituras?

Voltar

BRAGA – Um encanto do extremo norte de Portugal

Este mês estou aqui para vos falar sobre a cidade de Braga, que na minha opinião, é sem dúvida uma cidade bastante especial. Braga situa-se no extremo norte de Portugal e fica relativamente perto do centro da cidade do Porto, por isso, se passarem pela cidade do Porto, não deixem de fazer mais alguns quilómetros e de passar pela cidade de Braga. Esta é uma cidade com uma grande importância histórica e por isso, cultural. No geral, é vista como um lugar que envolve e cativa todos que a visitam com a sua simplicidade. Este é um espaço bastante acessível economicamente para se “turistar” e nele não faltam monumentos e espaços para visitar.

Braga é uma cidade com uma forte vertente religiosa marcada pelas suas igrejas e locais direcionados para a religião. Esta é uma cidade com mais de 2000 anos de história e é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. É verdade, leram bem! Do MUNDO! Conseguimos delinear e entender a sua história através dos seus monumentos e das suas igrejas que se distinguem com vários estilos, desde o barroco ao romano. Hoje, Braga é uma cidade multicultural, jovem e empreendedora, que conta com um programa turístico-cultural bastante completo que envolve os grupos etnográficos, as feiras e o seu artesanato. Desta forma, Braga tem um vasto património cultural (património edificado, arqueológico e estatuário) e um vasto património religioso (igrejas e outros monumentos) assim como mais de 17 diferentes museus que espelham a história e cultura desta cidade tão antiga.

Assim, deixo-vos aqui uma lista de um conjunto de locais que aconselho vivamente que visitem, de uma perspetiva mais histórica e cultural:

Santuário do Bom Jesus do Monte – Este é um dos locais mais marcantes e icónicos da cidade de Braga. Neste santuário podemos contemplar uma vista lindíssima sobre a cidade e visitar os jardins e a igreja principal, que é um edifício muito interessante tanto para quem é devoto como para quem tem interesse em arquitetura. A entrada neste local é gratuita.

Elevador do Bom Jesus do Monte – Este elevador faz a ligação entre dois espaços diferentes dentro da própria área do santuário. Para além de ser um elevador com uma estética particular, este foi o primeiro concebido em toda a Península Ibérica. Tem um custo simbólico associado.

Sé de Braga e os seus túmulos – A Sé de Braga é provavelmente um dos espaços religiosos mais bonitos que poderão ver em Portugal. Na Sé encontramos os túmulos do Conde D.Henrique e D.Teresa, do Infante D.Afonso e do Arcebispo D.Gonçalo Pereira (figuras histórias portuguesas). Este é um espaço marcado pela época medieval. Entrada gratuita.

Arco da Rua do Souto (Porta Nova) – Este é um arco que foi aberto na muralha que rodeava a cidade de Braga no inicio do século XVI. É um excelente espaço para tirar algumas fotografias. O monumento “testemunha não apenas o relevante mecenato religioso mas também o anúncio de um novo tempo artístico”.

Museu da Arqueologia D. Diogo de Sousa – Este museu foi revitalizado em 1980 e hoje exerce um importante papel no que diz respeito à investigação arqueológica, visto que este dispõe de um laboratório técnico de restauro e serviços técnicos especializados. Aqui podem ver exposições fixas e outras temporárias, podem visitar a parte exterior que é uma área verde, consumir algo na cafetaria e consultar ainda a biblioteca. Aos domingos de manhã a entrada neste espaço é gratuita.

É importante dizer-vos que estes são apenas alguns dos locais que visitei e que aconselho, mas que existem dezenas de outros espaços que podem explorar. Igrejas, monumentos e outros espaços culturais são infinitos nesta cidade. Assim, este foi um aconselhamento mais ligado aos equipamentos culturais que na minha perspetiva fazem com que as cidades tenham vida própria e um brilho especial. Se ficaram curiosos e querem conhecer mais espaços, deixo aqui o site da Câmara Municipal de Braga onde podem consultar todos os apoios, serviços e roteiros culturais: https://www.cm-braga.pt/pt

Por Joana Aleixo, Colunista Pará Trip
De Braga, Portugal