Quer mais leituras?

Voltar

Carnaval com sombra, água fresca e comidinha de praia.

#Dica01

O Pará é cheio de lugares bacanas pra curtir o carnaval. Os municípios de Bragança, Cametá, Curuçá e Óbidos são os meus prediletos quando quero curtir a folia, me esbaldar nos bloquinhos, combinando isso ao clima de veraneio.
Mas carnaval também é sinônimo de fim de semana prolongado. Começa no sábado e só termina ao meio dia da quarta-feira de cinzas (quando termina!). Uma ótima oportunidade pra viajar e pra descansar sem medo de ser feliz. Pra quem é desse grupo, a minha dica no carnaval 2020 é Salinópolis, mas conhecido como Salinas.
A longa faixa de areia branquinha da Praia do Atalaia, disputadíssima no veraneio paraenses, fica bem mais tranquila e aprazível quando é fora de época (como se diz por aqui). Ainda tem a Praia do Farol e do Maçarico, além de várias atrações que podem ser aproveitadas na cidade.

Sem fantasia e com cara de sono

A rede hoteleira também é atrativa pra quem procura descanso. Os espaços investem em áreas de lazer, conforto, som controlado e, às vezes, programação infantil pra entreter os pequenos. Mas o que me chama bastante atenção em Salinas é a oferta de restaurantes, com comida pra deixar qualquer um babando. Pra quem gosta de peixes e mariscos, como eu, aí é o paraíso. Vale lembrar que a região é conhecida pela produção de ostra, uma atração imperdível pra quem aprecia essa iguaria (sou dessa equipe), pois a oferta é boa, diversificada e com preços convidativos.

Macarrão com ostra

Ostras frescas e saborosas

Com tanto talento na área da gastronomia, Salinas, ganhou um festival gastronômico só seu. O “Comidinha de Praia” reúne chefs de cozinha e empreendedores da culinária local que criam pratos especiais para o público, passeando por diversas categorias que vão do petisco à sobremesa, passando pelos drinks (salve!). Além de comer, o visitante também vota nos seus pratos prediletos.

O festival, que está em sua 6ª edição, está sendo realizado no época do carnaval pela primeira vez (geralmente acontece em novembro), um presentão pra quem visita a cidade nesse período. Além de comida boa, ainda tem as atrações culturais que animam a programação. O difícil é sair de lá com tantos motivos pra ficar. Se fores pra Salinas nesse carnaval a gente se esbarra no comidinha de praia.

O Comidinha de Praia 2020, que acontece de 21 a 23 de fevereiro, a partir de 16h, na praça Igreja Matriz. O preço dos pratos varia de R$ 15 a R$ 20 reais.

Se liga em quem participa:
– Associação de Produtores e Aquicultores de Salinopólis – Asapaq
– Tapiocaria Encanto das sereias
– Restaurante Filé de Ouro
– Hotel Solar
– Marujo’s Grill
– Pará e Cia
– Pastelaria e Pizzaria do Gaúcho
– Reserva River Park
– Restaurante Casemirão
– Restaurante Verde Mar
– Restô do Atlântico
– Toriba
– Trepadinha, Picanharia e Show Bar
– Virianduba Bistrô
– Tacacá da Tia Águida

Se liga na programação:
Dia 21 – Sexta
– Grupo de carimbó “O Popular”
– Voz e violão de “Juarez Lira”
– Show com o “Quarteto Latin Bossa”
Dia 22 – Sábado
– Grupo Raízes Coremar
– Voz e violão de André Borges
– Desfile de moda alternativo “Criação Vitrack”
Dia 23 – Domingo
– Grupo de carimbó infantil “Os filhos de Salinas”
– Voz e violão com “Afonso Capello”
– Show com ”Studio La Musique”.

Texto e imagens: Dani Filgueiras, Colunista Pará Trip

Veja alguns pratos deliciosos do Comidinha de Praia no click de João Ramid: