Quer mais leituras?

Voltar

Círio de Nazaré 2023 supera expectativas

Após surpreendente demonstração de fé do povo paraense e de milhares de romeiros que participaram das inúmeras manifestações de homenagens à imagem da padroeira Nossa Senhora de Nazaré procissões fazem do 231º. círio o mais prestigiado dos últimos tempos. A estimativa de “mais de dois milhões de fiéis no segundo domingo de outubro nas ruas de Belém”, segundo observadores, coloca o mega evento como o mais concorrido no segmento do turismo religioso do país.

Segundo o diretor de procissões da festa de Nazaré, Antônio Sousa, foi nítida a percepção do aumento no número pessoas que acompanharam as romarias que constam do programa religioso pós-procissão do dia oito de outubro. “Percebemos que, apesar do ano passado as medidas protetivas quanto à Covid 19 tenham sido flexibilizadas, muita gente não se sentia segura de acompanhar a berlinda com “mãe dos paraenses” da Catedral de Belém até à Basílica Santuário de Nazaré. Mas este ano a população, fiéis e turistas decidiram abraçar calorosamente e celebrar com muito amor e alegria o Círio de Nazaré”, ressaltou o membro da diretoria da festa.

A cada ano, novidades são introduzidas na programação da quadra nazarena. Este ano a Romaria da Acessibilidade foi uma das inovações que repercutiu muito bem. Idealizada para pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida a homenagem surgiu a partir de uma demanda de várias entidades que procuraram a diretoria da festa com o objetivo de fazer com que a festa de Nazaré se torne, também, um meio de inclusão social.

O Círio Musical, que também atrai muita gente à Concha Acústica localizada no Centro Arquitetônico da Nazaré, contou com participação de expressivo número de espectadores de todas as idades. Nem a forte chuva que caiu na última semana da programação afastou grande número de jovens católicos que esperava pelo momento de louvor e adoração. “Essa programação muda toda a rotina em torno da Basílica. Trata-se de um estilo de música específico, voltado para um público que quer ter este momento de adoração, de conexão através da música”, afirmou uma jovem que aguardava passar a chuva em uma das barracas montadas no arraial nazareno.

Outra declaração que confirma a sintonia provocada por grupos musicais, cantores gospels e a população paraense partiu de um dos componentes da banda “Rosa de Saron”, que surgiu em 1988 na cidade de Campinas (SP) dentro do movimento de Renovação Carismática da igreja católica. “Fazer rock com qualidade, levando uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos é o nosso principal objetivo”, foi o que aconteceu em uma das últimas noites na qual a “Rosa de Saron” era a atração principal da programação, totalmente de graça.

Saindo da Praça Santuário de Nazaré, uma das procissões se destaca entre as maiores em número de participantes ao reunir, aproximadamente, 250 mil pessoas a maior parte crianças. Ao longo do trajeto (3,7 km) a Romaria das Crianças representa histórias de bênçãos alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, muitos casos relacionados à gratidão pela vida dos pequenos.

Por outro lado, centenas de devotos da padroeira que residem na cidade de Castanhal cumpriram, pela 44ª vez, a promessa de caminharem 79 quilômetros do município até a Basílica Santuário de Nazaré. Segundo os organizadores da iniciativa, são 28 horas de percurso a pé realizadas pelo grupo, que faz ao todo sete paradas para alongamento e alimentação.

Iniciada no dia oito a festividade de Nossa Senhora de Nazaré encerra no dia 22 deste mês e, segundo membros da diretoria da festa “é muito emocionante ver o público envolvido, principalmente os jovens. Toda a nossa programação da quadra nazarena tem atraído muitos devotos. Desde a romaria dos ciclistas, que reuniu cerca de dez mil pessoas, a Romaria da Juventude, que superou todas as expectativas, atraindo uma média de 35 mil pessoas e a Romaria das Crianças, foi a maior de todos os anos, reunindo 250 mil pessoas”.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese\PA), estava prevista que a quadra nazarena receberia mais de 80 mil turistas nacionais e internacionais nos 15 dias de festividades. Número este superior a 33,7$ em comparação ao ano passado. Outra estimativa do órgão é de que o gasto médio para o Círio de 2023 seria de, aproximadamente, U$ 30,6 milhões de dólares (cerca de R$ 150 milhões de acordo com a cotação atual).

Texto: Nilton Guedes
Imagens: Agência de Notícias Gerais e Imprensa Círio (Rosana Pinto)