Quer mais leituras?

Voltar

Coluna “Destino Pará” – 22/11/2020

Alertar nunca é demais

Considerado como patrimônios a serem destacados, os destinos turísticos vêm se apresentando como foco de atenção dos setores públicos e privados, por profissionais do segmento turísticos, ou ainda por meio das lentes de fotógrafos, por escritores ou por jornalistas em suas produções de conteúdos. De todas as formas ditas, o fato é que o observador, o leitor e o consumidor em geral se encantam e sentem-se provocados a visitar destinos, a partir de imagens, textos, coberturas jornalísticas, peças publicitárias, canais midiáticos e ainda por meio do mundo digital.
Entretanto, esses destinos precisam estar preparados, pois, antes, durante e depois do processo de consumo turístico, falhas que se apresentem podem provocar uma experiência negativa. Importante o senso critico e a observação estar alerta em cada segmento, setor, atendimento, funcionamento do receptivo turístico, informação turística, acessos, sinalização, estrutura, enfim, buscar resultados positivos para atração do turista obrigatoriamente passa pela busca da qualidade e eficientização dos serviços. Ambas situações são variáveis que podem interferir na forma como o turista conhece, compra e consome o produto turístico.
Senac, Sebrae, Singtur Pará, são exemplos de instituições e entidades que possuem a função de qualificar e contribuir com o sucesso do empreendedor e do negócio voltado para o turismo. É hora de reinventar e retomar o turismo com qualidade e eficiência em todas as formas que se apresenta.

Incentivo ao Turismo Religioso

O Pará se apresenta com farto patrimônio histórico, cultural e religioso. Uma realidade posta para interpretação de muitos olhares. Várias são as imagens, exposições, obras literárias que confirmam o cenário variado.
No próximo dia 26, Janes Jaques, turismóloga e coordenadora da Pastoral do Turismo (Pastur), da Basílica de Nazaré, em Belém, realizará uma tarde de autógrafos, às 17h30, na loja Lírio Mimoso. O evento de lançamento do livro “Semear a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará”, chega ao mercado como uma ferramenta de esperança para as pessoas e de conhecimento e também como um incentivo para avançar com a retomada do turismo aqui no estado do Pará, ainda em meio a pandemia.

Janes Jaques durante lançamento do livro em Aparecida -SP

Migrando para o mundo virtual

Formatos novos para o novo normal. Essa percepção é geral. Diante do cenário que todos estamos vivendo em meio a pandemia mundial a reinvenção passa pelo mundo virtual. Sem dúvida a “bola da vez” são os canais virtuais e as redes sociais. E o desafio é se mostrar de forma interessante e criativa nesse contexto.
A Secretaria de Turismo do Estado do Pará assertivamente vem trabalhando de forma continuada em favor do turismo nas redes sociais. A programação mais recente promoveu encontros virtuais a fim de estimular a presença do mercado turístico no ambiente on line.
Lives recentes abordaram o tema “Fortalecendo o destino turístico no ambiente digital”, ministrada por Rhuanne Pereira, coordenadora de Promoção da Setur/Pa; e “E-commerce para empresas de Turismo – como colocar os serviços no digital”, com Péricles Carvalho, coordenador de Atuação em Turismo do Sebrae/Pa.
Tais abordagens, plataformas e estratégias apresentadas na denominada Imersão Digital em Turismo (IDT) contribuem com o impulsionamento do turismo em municípios e empresas.

Live destaque da semana: gastronomia

O destaque virtual do setor de turismo veio do Marajó, com a live “Cozinha Show do Marajó”, com transmissão ao vivo do município de Cachoeira do Arari, que trouxe Zezé Gama do Restaurante “Quintal da Zezé” mostrando ao vivo como se faz uma “Tábua Marajoara” . (youtube.com/sebraenopara)

O turismo agradece

A cidade de Belém recebe equipamentos turísticos reformados. Solar da Beira foi restaurado em suas linhas originais; o Complexo Ver o Peso ganha nova cobertura, pisos, instalações elétricas e hidráulicas e iluminação noturna especial; Praça do Relógio enfim restaurada, ganhou de volta seu relógio funcionando com iluminação noturna.
A Coordenadoria de Turismo de Belém – Belémtur informa que em breve Palacete do Bolonha será devolvido a população e aos visitantes, totalmente restaurado, assim como o Jardim Zoobotânico da Amazônia, Bosque Rodrigues Alves, com as 19 edificações internas recuperadas e o pórtico e as fachadas externas.

O Bosque Rodrigues Alves será um dos equipamentos turísticos reformados a ser entregue à população e aos turistas de Belém

Circulando pelo Pará

Sob o olhar do jornalista Adonias Silva, o destaque foi a Cachoeira do Grim, em Rurópolis, no sudoeste do Pará, uma opção para turistas que buscam aventura, calmaria, e contato direto com a natureza. (Confira matéria no link notícias deste site www.paratrip.com.br)

Cachoeira do Grim, opção atraente para quem gosta de aventura.

Turismo esportivo

Um click especial de Jaime Lisboa, acompanhando a retomada do turismo de eventos esportivos, este abaixo, em Salinas, por ocasião do Desafio das Dunas.

Dunas da praia do Atalaia, em Salinas. Evento Desafio das Dunas e o empenho da Corrente Running em contribuir com a retomada do turismo no Pará.

Vem por aí

“Isso é Turismo”,
by João Ramid


Complexo Feliz Lusitânia, é a denominação usada por colonizadores portugueses para o núcleo inicial do município de Belém e atualmente é o centro histórico de Belém situado no bairro da Cidade Velha.

Livro conta trajetória da Pastoral do Turismo de Belém

Por Christina Hayne
Jornalista Abrajet Pará

“Um serviço de evangelização dentro dos novos caminhos do turismo”, disse Janes Jaques, turismóloga e coordenadora da Pastoral do Turismo(Pastur) em Belém, ao falar sobre a obra literária de sua autoria, que descreve a trajetória da Pastoral, de 2014 a 2020. O Livro “Semear a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará”, chega ao mercado como um caminho, uma luz para as pessoas; uma ferramenta de estudo e de conhecimento e também como um incentivo para avançar com a retomada do turismo aqui no estado do Pará, por meio do segmento religioso.

O lançamento do livro acontece em formato presencial durante tarde de autógrafos, às 17h30, no próximo dia 26 de novembro, na loja do Lírio Mimoso, ao lado do Santuário da Basílica de Nazaré. Nos dias 21 e 22 de novembro o lançamento presencial acontecerá em Aparecida, no interior de São Paulo.

Janes Jaques em Aparecida: lançamento do livro
“Semear a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará

O livro “Semear a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará” conta a trajetória de formação; mostra a importância da Pastoral do Turismo; fala sobre as regiões de visitação que têm referência ao turismo religioso no estado do Pará e conta sobre experiências ao turismo em bases comunitárias.

Janes explicou que foi justamente nesse período de isolamento social imposto em meio a pandemia que veio a reflexão e a decisão em produzir uma obra literária, descrevendo as principais ações que a Pastoral do Turismo desenvolvidas desde 2014, na Basílica Santuário. Ela disse que o livro se apresenta em quatro vertentes: profética, formação de agentes, turismo Religioso e turismo de Base Comunitária.

Para a coordenadora da Pastur, o objetivo principal é que a obra literária seja percebida como uma ferramenta de estudo e conhecimento sobre a Pastoral do Turismo no Brasil. “Espero que o livro Semear venha a contribuir com a implantações de novas pastorais em outros municípios paraenses e em outros estados do Brasil, que ainda não tenham uma Pastoral”, ressaltou Janes.

Para divulgar o trabalho, a turismóloga utilizou como estratégia, desde o mês de setembro, por ocasião da comemoração ao Dia Mundial do Turismo, a transmissão de lives no meio digital falando sobre o conteúdo do livro. Optou pelo dia 03 de outubro para fazer um pré lançamento em live no Instagram.

Síntese- O livro conta sobre a importância do turismo religioso e sobre a implantação do turismo de base comunitária em algumas comunidades assistidas pelas pastorais, nas ilhas trabalhadas pela Arquidiocese de Belém. O livro descreve também sobre experiências, encontros, vivências entre trabalhadores das pastorais; serviços de voluntariados com acadêmicos de cursos de turismo de diversas cidades paraenses; conta ainda sobre trajetórias do trabalho em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Pará, com a Faculdade Pan Amaônica- Fapan, com a Diretoria da Festa do Círio de Nazaré e a própria Basílica Santuário de Nazaré, que iniciou a Pastoral do Turismo aqui no Pará.

Serviço: Próxima quinta feira, 26, lançamento presencial do livro “Semear a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará”, na loja Lírio Mimoso. (Faz-se necessário confirmar presença (91 980432692).

Por Christina Hayne, colunista Site Pará Trip