Quer mais leituras?

Voltar

Coluna Espaço Aberto 15-12-2020, por Christina Hayne-jornalista

Ver-o-Açaí

O Restaurante Ver-o-Açai foi contemplado como o Melhor da Gastronomia na Categoria Regional pelo Festival Estrela Azul 2020. Para o proprietário Maurício Façanha, o resultado do Festival Gastronômico realizado pelo jornal Diário do Pará veio como um carinho não só para mim, como para toda equipe de trabalho. “O Festival foi lançado na época mais difícil da pandemia e foi um oxigênio para sobreviver naquele momento. Nós respiramos. Foi um estímulo para não deixar o barco afundar em meio a um momento tão cruel para sobrevivência dos negócios. Colocamos a Categoria Restaurante Regional como meta. Batemos! Agora é trabalhar cada vez mais para melhorar e buscar cada vez mais oportunidades”, declarou Maurício.
No início do próximo ano, o restaurante Ver-o-Açaí estará funcionando em novo endereço na Praça Brasil. Atualmente às portas estão abertas a Rua Antônio Barreto, 957 – Umarizal – Belém- Pará

Primeira mão: parceria a vista!

Em andamento a parceria entre Ser Educacional, Universidade da Amazônia, Abrajet Pará, Abrajet Nacional e demais universidades mantidas pela Ser Educacional em todas as regiões brasileiras que resultará em abertura de curso de pós graduação de “Gestão em Turismo e Estratégias em Marketing e Comunicação” voltado aos profissionais de comunicação e de turismo. A parceria abrirá espaço para ampliar conhecimentos em vários setores, inclusive junto a segmentos turísticos, como o Turismo Sustentável, de Base Comunitária, Trilhas Ecológicas, Turismo de Aventura, Turismo Esportivo, de Negócios e de Eventos etc.
Neste mês de dezembro de 2020 será realizado um diagnóstico de demanda nos Estados e, junto à associados que integram redes de entidades parceiras, para confirmar interesse quanto a participação ao curso de Pós Graduação à Distância (CPós a Distância) da Universidade de Amazônia (Unama) da BR, e demais universidades do grupo Ser Educacional. Aqui no Pará, a coordenação CPós Unama é conduzida pela jornalista Karla Catete.

Parceria Abrajet- Pa / Unama

Para a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Abrajet Pará, que teve a iniciativa em buscar essa parceria junto à Universidade da Amazônia, Unama, em favor do aprimoramento acadêmico e qualificação profissional, a expectativa é abrir espaço para profissionais em todos os estados brasileiros, em especial nos estados da região Norte. Garantir a representatividade de profissionais de Comunicação e Turismo e um corpo docente diverso possibilitará a eficentização e o sucesso do curso de Pós Graduação à Distância em “Gestão em Turismo e Estratégias em MKT e Comunicação”. Uma proposta nascida no Pará e para nós abrajeteanos paraenses, um sonho antigo que visa buscar cada vez mais qualificação em Gestão em Turismo.
Após as primeiras reuniões, a fase é de levantamento de interessados para garantir a abertura do curso já no primeiro semestre de 2021. O diagnóstico se estende até o dia 31 de dezembro de 2020.

XV Festival das Cataratas

Para Paulo Angelli, da De Angelli Feiras e Eventos, organizador do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, apesar da redução do número de expositores na ordem de 12%, ele se surpreendeu com a disposição do setor em busca de alternativas e caminhos para a retomada do turismo e de negócios no segmento.
Um dos temas abordados foi o turismo por vias rodoviária e aérea. A malha aérea está com problemas e sob forte crise, por isso, o turismo rodoviário se apresenta como alternativa para 2021. “Um caminho para o retorno da normalidade”, disse Angelli a TV Bom Dia SC.
Movimentando o turismo
O XV Festival das Cataratas que aconteceu nos primeiros dias de dezembro teve a participação de expositores de qualidade e considerando a dificuldade do momento, eventos de turismo vem trazendo esperança. “Mesmo com a redução com relação ao número de participantes, a assistência foi boa durante o evento”, disse o presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak, que também esteve representando a TV Bom Dia SC. Em 2021, o XVI edição do Festival das Cataratas acontecerá nos dias 9, 10 e 11 do mês de junho.

Ato de vandalismo

Vândalos desconsideram todo esforço empreendido para deixar as praças de Belém com a beleza que elas merecem. Peças de ferro recém- colocadas na praça do relógio foram furtadas, elas servem para contribuir com a proteção da calçada e o embelezamento do cenário arquitetônico da cidade e da área entre o Ver-o-Peso e o Forte do Presépio, no bairro da Campina, no Centro de Belém. Situações como esta não são mais aceitável, é um desrespeito. Conselhos de Turismo podem e devem contribuir com propostas para um monitoramento eficiente aos equipamentos públicos e turísticos da cidade. “Estamos de olho!”.

Foto: Igor Mota

Encontro Cidades Históricas/ Ba

Parauapebas esteve presente no VII Encontro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio da Humanidade, importante evento para construção de políticas públicas voltadas para o Turismo. Representaram o município o vereador Zacarias Marques, um dos defensores do segmento turístico na Câmara Municipal de Parauapebas e representantes do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Alexandre Santos e Aglaudene Tomé (também presidente do Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas – Comtup).

Município de Parauapebas representado pela Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas (CMP), Departamento de Turismo da Prefeitura e Parauapebas (Detur/ PMP) e Conselho Municipal de Parauapebas (Comtup)

Evento presencial e híbrido, garantindo o distanciamento mínimo entre os participantes.

Parauapebas focada no turismo consolidado

Para o vereador Zacarias Marques, o momento em que o município de Parauapebas concebe a criação da Secretaria Municipal de Turismo, conhecer a realidade das cidades que já são consolidadas, motiva e encoraja a propor políticas públicas em favor dessa vertente que se traduz em uma matriz econômica. “Vamos protagonizar Parauapebas como a capital do Turismo no Pará”, declarou o vereador de Parauapebas.

Comitiva de Parauapebas no VII Encontro das Cidades Históricas e Turísticas e Patrimônio Mundial, Bahia.

Turismo no rumo certo

A coluna Espaço Aberto está atenta à condução do turismo em Parauapebas e ao compromisso em ter uma Secretaria de Turismo com gestão atuante. A população aguarda por essa importante decisão política, afinal, o município é protagonista de importantes iniciativas em favor do setor. “Estamos de olho, que venha a Secretaria Municipal de Turismo”.

Parceria Rock in Roça / cervejaria EON

Cerveja 100% artesanal e natural, EON, foi a elite do Rock in Roça. A exclusividade confirmou a importância da parceria e a fidelidade com da marca EON nos eventos locais em Parauapebas.
Atualmente a cervejaria EON produz 5 mil litros por mês do líquido. Em dezembro, com a s festas natalinas acrescido da produção para o Rock in Roça que aconteceu no último dia 5 de dezembro, a previsibilidade é que a produção alcance 7 mil litros.
Com a pandemia, lógico que o consumo caiu, e a cervejaria se segurou com o Dellivery, mas, já está atingindo a normalidade da produção.

Cultura em evidência

O Grupo Raízes Parauara foi destaque no VII Rock in Roça apresentando uma mistura de rock com carimbó, onde os participantes entraram na roda para dançar ao som do ritmo genuinamente paraense. O momento foi de uma beleza ímpar, os dançarinos e músicos se apresentaram exatamente ao cair da tarde com um por do sol que trouxe energia e encanto aos presentes.
Evento foi marcado pela diversidade de artistas, sucesso da programação, a multiculturalidade presente no sítio Açaizal , local onde os visitantes da cidade conhecem a “Rota dos Búfalos” e experimentam a sensação de vivenciar a beleza do turismo Rural. É o ambiente onde a natureza e a cultura se harmonizam. Valeu a pena. Que venha o VIII Rock in Roça em 2021.

Grupo Parauara de Parauapebas

Dança das cadeiras continua

A semana que passou foi pautada pela exoneração de Marcelo Álvaro Antônio que sai da pasta do Turismo e entra no cargo de ministro, Gilson Machado. A publicação da nomeação no Diário Oficial foi confirmada no último dia 10 de dezembro. Ao que tudo indica, a “dança das cadeiras” se deu para aumentar o apoio ao Executivo na Câmara dos Deputados. Se confirma então a tentativa para garantir o êxito em colocar um deputado do dito “Centrão” para assumir a presidência da Casa. Essa é a nova política do Presidente Jair Bolssonaro.

Dança das Cadeiras em Tocantins

Falando em “Dança das Cadeiras”, elas foram trocadas em Palmas, Tocantins, porém, a entidade a ser gerenciada é a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Tocantins. Assume a presidência Seleucia Fontes e o jornalista Luiz Pires como vice presidente.
A Abrajet Tocantins, sempre atuante e comprometida com a divulgação do Turismo, agora também tem a missão nacional de coordenar a renovação do Estatuto que rege à Abrajet Nacional, por meio da jornalistas Seleucia Fontes, com apoio dos demais integrantes do Grupo de Trabalho.
Essa complexa missão passará por debate e na sequência pela aprovação por ocasião do XXXVII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, a ser realizado no Estado do Pará, em Santarém no período de 20 a 26 de junho, com extensão a Parintins e Manaus , de 27 a 29 de junho de 2021.

Novo presidente da ACEG

O abrajeteano José Torres , assumiu no dia 14 de dezembro a missão em presidir a Associação Comercial e Empresarial de Goiânia (ACEG), triênio 2020/2023. Agora, com dupla responsabilidade, pois também está presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Goiás até o próximo ano. Boa sorte ao jornalista abrajeteano.

Justa homenagem: canal Turismo Aqui

Mais um abrajeteano (mesmo que recente) em destaque. Ele vem do oeste do Pará, mais exatamente, de Santarém. Seu nome: Emanuel Júlio Leite. Seu canal? Turismo Aqui.
Almoço marcou a entrega da Medalha Mérito Turístico 2020 ao jornalistas abrajeteano, apresentador do canal Turismo Aqui, Emanuel Júlio Leite. A comenda é uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, que reconhece o trabalho de profissionais que prestam relevantes serviços ao município quanto ao desenvolvimento do turismo.
Hoje, Santarém tem no turismo uma atividade econômica das mais promissoras, tanto que vem se destacando cada vez mais na mídia, internacional e nacional. Nesse contexto, a ACES reconhece que o trabalho realizado por Emanuel Júlio em muito contribuiu com esse prestígio alcançado na imprensa em geral. Seu trabalho na produção de conteúdo turístico ganhou um novo patamar desde que recebeu a placa do YouTube , um prêmio concedido aos youtubers com mais de 100 mil inscritos. O canal Turismo Aqui, que ele gerencia, é o maior canal de viagem que trabalha o tema turismo na Amazônia.

Emanuel Julio Leite (jornalista homenageado) e o presidente da Aces, de Santarém, Roberto Branco

Entrega da Medalha de Mérito Turístico, no restaurante Casa de Saulo, em Santarém

V Sabores do Caeté

O V Sabores do Caeté iniciou no dia 11 de dezembro, no município de Bragança, com um total de oito (8) restaurantes que preparam pratos especiais para o circuito gastronômico, que segue até o próximo dia 31. Uma promoção do SEBRAE no Pará que promove a geração de negócios e proporciona um ambiente adequado para aumentar as vendas dos empreendedores. É a valorização da cultura local por meio da gastronomia e do turismo, gerando mais oportunidades para o aumento de lucratividade dos pequenos negócios da Região Bragantina.

Encontro Gastronômico Bragança

Entre os restaurantes participantes, Breja e Cia, com o prato “Peixe da Maruja” (filé de corvina com pasto de chicória, farofa baguda temperada com pimentinha, cheiro verde e camarão seco, tomate recheado com purê de macaxeira gratinado e arroz branco) ; Varanda do Caeté, apresentando “Peixe Pérola Bragantina” (filé de peixe à dorê, recheado com caranguejo e ervas, arroz cremoso de castanha do Pará, creme de tucupi, jambu e camarão); Mazurka, “Peixe Caeteuara (peixe de molho branco com macaxeira, arroz com tucupi, e jambu, salada refogada no azeite com repolho branco, roxo, jambu e chicória)”; Salgateua, inova com o tira-gosto “Coxinha Baguda” (massa creme a base de tucupi, jambu e queijo mussarela, empanada na farinha de Bragança. Acompanhemento: maionese temperada com ervas); Du Rei Hamburgueria e Pizzaria, apresenta o lanche “Caeté Burguer” (pão de açaí recheado com jambú, chouriço bragantino, carne e mussarela e maionese de açaí e de tacacá); Benquerença, inova com o “Pato Pavulagem” (Arroz de pato e redução de tucupi com creme de pupunha); Kiall Restaurante e Pousada, “Arraia Treme Treme” ( arraia ao molho de jambu e arroz com chicória e molho de tucupi); Casa da Dika, com o “Peixe à comitiva”, (filé de peixe, farofa de banana da terra, arroz de jambu e geleia de maracujá com pimenta).

Vale conferir: Mesa Regeneração (www.mesaregeneração.com.br)

Os eventos gastronômicos ocupando cada vez mais espaço. Um mundo de oportunidades. E o Mesa Regeneração amplia horizontes quando o assunto é a arte da alimentação de qualidade.
Como regenerar o planeta através da gastronomia? No período de 10 a 13 de dezembro os “Prazeres da Mesa” discutiu o futuro do planeta por meio da alimentação. Foram meses de viagem a campo, pesquisas e encontros contados por meio de documentários produzidos durantes as expedições. Todas as atividades têm em comum unir o setor da alimentação por meio de práticas sustentáveis.
Debates com chefs internacionais; lançamento do filme documentário “Behind The Plate” e o Brasa Regeneração também fizeram parte da programação.