Quer mais leituras?

Voltar

Coluna “Holofote Virtual” – 19/11/2020

Das ruas para as redes sociais

Identidade, tradição, cultura, patrimônio e território definem o Circular Campina Cidade Velha, uma das iniciativas mais relevantes encampadas nos últimos anos pela sociedade civil, com vistas à revalorização do centro histórico de Belém. E é falando desse projeto que abro a coluna no site Pará Trip, espaço em que pretendo apresentar outros projetos que somam na construção de um turismo mais cultural e sustentável em nossa região, a Amazônia.

Desde 2014, o Circular vem convidando as pessoas a saírem de suas casas para interagirem em uma rede de parceiros, que inclui artistas, produtores, instituições culturais e gestores de pequenas galerias de arte, restaurantes, estúdio musicais, espaços coletivos e outros empreendimentos criativos situados nesta área histórica da capital paraense; mas este ano, com a pandemia e o distanciamento social, o jeito foi convidar todo mundo para circular pelas redes sociais.

Coordeno a comunicação do projeto, desde 2015, divulgando suas edições bimestrais e demais ações que sempre foram presenciais, mas a expectativa de realizar a primeira edição de 2020, em abril, se transformou em um grande desafio. No final de março, nossa equipe foi reinventada para realizar as edições digitais que têm sido de sucesso, com acessos e muitas interações pelas redes sociais, não só em abril, como em julho e em setembro. Como tantos outros projetos fizeram, o Circular foi adaptado para a plataforma digital, sendo muito bem sucedido. E não deve ser diferente, em novembro.

Estamos também concluindo as oficinas do 2º ciclo de ações educativas, todas em formato digital, já lançamos, em julho, a Revista Circular digital N. 7, e ainda vamos realizar a terceira edição do Fórum Circular – Patrimônio, Sustentabilidade, Cidadania, em formato de webnário. Essas ações digitais devem permanecer como expertise do projeto mesmo quando já tivermos a vacina contra a Covid-19 e possamos voltar plenamente a circular pelas ruas da cidade.

4ª edição digital será neste domingo

Neste domingo, 22 de novembro, o Circular Campina Cidade Velha terá sua 33ª edição, sendo a quarta, este ano, realizada em ambiente virtual. E além da participações de parceiros que fazem parte desta rede cultural, a edição também vai apresentar conteúdos enviados por diversos artistas, produtores e outros criativos, que atenderam ao nosso chamado pela imprensa e redes sociais e enviaram seus conteúdos, que serão publicados nas redes sociais do projeto.

O formato é tão simples quanto potente. Os conteúdos selecionados por curadoria da equipe gestora do projeto, são programados para veiculação no Facebook, Instagram, Twitter e Canal de Youtube do Circular, em horários que vão das 8h às 21h do domingo. Convocar estes criativos é uma nova forma do Circular se conectar com essa cadeia produtiva que pensa arte, cultura e turismo de forma sustentável, com propostas à diversidade, cidadania e à educação patrimonial.

São diversas linguagens artísticas envolvidas, como teatro, filmes, contação de histórias, dicas de alimentação saudável, mini oficinas, além de Lives com temáticas em diálogo com as missões e valores do projeto, como arte, patrimônio, cultura alimentar, sustentabilidade, entre outros.

É também uma forma de troca. O Circular enriquece suas redes com conteúdos relevantes e as oferece como um canal de difusão e de visibilidade a mais, esperando que isso possa provocar também outras conexões entre as pessoas e esses projetos. Temos cerca de 20 mil seguidores, somando Instagram e Facebook. No mais, será uma oportunidade para que tenhamos em um só lugar conteúdos incríveis que no meio de uma demanda gigantesca, vindas desse universo chamado web, acabam passando batidos pra gente.

Fica aqui o convite para que todos possam dar uma voltinha pelas nossas redes neste domingo. Em dezembro, ainda vamos realizar a 34ª edição e estamos abertos à sugestões, para nos despedirmos de 2020, um ano bem difícil, mas de muitos aprendizados. Para quem quiser acompanhar é só acessar o site, onde estamos compartilhando as notícias sobre o projeto, e segui-lo nas redes sociais. Deixo a seguir os links:

Site
www.projetocircular.com.br

Revista
https://issuu.com/projetocircular

Redes Sociais

Instagram: @circularcampinacidadevelha
Facebook: https://www.facebook.com/ocircular

Por Luciana Medeiros, colunista Pará Trip