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Companhia aérea Azul aumenta oferta de voos e inclui novas rotas no Pará

Desde o dia 1º de setembro, a Azul, eleita a melhor companhia aérea do mundo no ranking de 2020 do Tripadvisor, ampliou sua oferta de voos no Pará e reabriu a sua base de operações em Carajás. Operadas com o Embraer E195 E1, com capacidade para até 118 Clientes, as frequências entre Carajás e Belém acontecerão às terças e quintas-feiras. De lá, os Clientes da Azul também poderão voar para Belo Horizonte (MG), às segundas, terças, quintas e sextas; e para São Luís (MA), às segundas e sextas-feiras.

Aumentando a oferta de assentos na região, a companhia também adiciona novos voos na rota Belém – Macapá com o ATR 72-600, com 70 assentos, e com o A321, a maior aeronave para voos domésticos da companhia, com capacidade para até 214 Clientes.

Além disso, na região, a Azul Conecta, nova empresa sub-regional da Azul, fica responsável pelas operações para o interior do estado. Em agosto, a companhia tornou diárias as ligações nas rotas Belém-Breves e Belém-Monte Dourado, que são cumpridas com as aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, que podem transportar até nove Clientes. Com essas adições, os Clientes paraenses ganham mais opções de destinos e podem chegar a cidades como Recife, Manaus, Belo Horizonte e Campinas, principal centro de conexões da Azul no país. Todas as novas operações já têm passagens à venda nos canais oficiais da empresa.

Juntas, Azul e Azul Conecta voam par 15 destinos no Pará. Partindo de Belém, principal centro de conexões da empresa no Norte do país, o Cliente da Azul consegue voar para Santarém, Altamira, Marabá, Macapá, Carajás, Monte Dourado, Breves, Alenquer, Óbidos, Porto de Moz, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Porto Trombetas e Oriximiná.

“Estamos dando mais um passo para retomar o fluxo de nossas operações no país, reconectando cidades regionais e ampliando as opções de modal aéreo para aqueles que precisam viajar a negócios ou para visitar parentes e amigos. No Pará, essa adição é ainda mais importante, pois proporcionamos mais conveniência e comodidade a nossos Clientes que se deslocar horas e até dias em uma viagem hidroviária ou terrestre. Com as novas ligações da Azul e Azul Conecta, reforçamos nossa vocação regional e o compromisso da empresa em servir a região Norte do país”, ressalta Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.

Em setembro, a Azul deve ofertar 407 voos por dia para 88 destinos no Brasil e no exterior. A malha planejada para o próximo mês alcança 45% da capacidade operada pela empresa antes da pandemia e representa um crescimento de 570% na malha de 70 voos que foi operada em abril, no momento mais crítico da crise.

O novo padrão de limpeza e segurança da Azul
A Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA. A companhia também foi a primeira do país a tornar obrigatório o uso de máscaras por Tripulantes e Clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa pioneira, a Azul passou a medir a temperatura dos Tripulantes a cada início de turno, aumentando a confiança em solo e a bordo e preservando a vida e a segurança de todos.

A companhia tem orientado o check-in pelo aplicativo da companhia e, para aqueles que precisa despachar a bagagem, sugere o uso dos balcões de autoatendimento, em que o próprio Cliente etiqueta sua bagagem sem contato com a tela dos tablets. Para o embarque, a Azul lançou o Tapete Azul, tecnologia pioneira no mundo, que é composto por um conjunto de projetores e monitores. Por meio de realidade aumentada projetores no chão formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião e, de quebra, contribui para o distanciamento social, já que os Clientes convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.

A bordo da aeronave, kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido estão à disposição para uso dos Clientes e dos Tripulantes da Azul quando necessário. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da COVID-19 em 99,99% dos casos. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa. O serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem, e o desembarque agora é realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.