Quer mais leituras?

Voltar

Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo com sede indefinida

O XXXVII Congresso Nacional de Jornalismo de Turismo, programado para ser realizado este ano, no mês de novembro, no Estado do Pará poderá ter outra sede. Em vista de pendência judicial e, também, por uma notificação extrajudicial da ex-presidente da Abrajet Pará, jornalista Christina Hayne, ficou inviável a realização do importante evento no referido Estado.

Para manter a credibilidade e resolver as pendências, dirigentes da Abrajet Pará e associados se reuniram no dia 4 de junho, na presença do presidente nacional da entidade, jornalista Evandro Novak, oportunidade na qual discutiram e deliberaram medidas que visam reequilibrar a seccional da Abrajet paraense.

Por outro lado, o turismo no Pará dá mostras de nítida recuperação, principalmente em vista de grandes eventos que prometem trazer à capital paraense um expressivo número de visitantes procedentes de vários pontos do planeta. A edição deste ano conta com a volta do Círio Musical, com apresentações na concha acústica da Praça Santuário, em Belém. A maior romaria da festividade, que ocorre no segundo domingo de outubro, costuma reunir cerca de dois milhões de pessoas nas ruas de Belém. Por conta da pandemia, no entanto, as edições 2020 e 2021 não contaram com procissões oficias, ainda que milhares de fiéis tenham percorrido o tradicional caminho de travessia da imagem peregrina. Este ano, estão previstos todos os eventos e procissões do Círio. No entanto, a Diretoria alerta “o que for possível ser executado à época de cada evento, será executado. O que não for permitido, a Diretoria fará adaptações, como em 2020 e 2021”.

VISITAÇÃO DA IMAGEM – A “Imagem Peregrina” ficará (como sempre acontece há décadas), em exposição no altar da Praça Santuário bem como será o ponto alto de visitação por diversos hospitais públicos e privados da Região Metropolitana de Belém, entre eles: Hospital Geral do Exército, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Hospital Público Estadual Galileu, Hospital Ophir Loyola, Hospital da Beneficente Portuguesa. Alguns hospitais também serão visitados após a quinzena mariana.

MENSAGEM – O Cartaz do Círio 2022, segundo observadores, nos transmite a mensagem que Maria é Mãe e Mestra em todas as circunstâncias de nossas vidas. Ela não está presente somente nos festejos do Círio de Nazaré, mas, é presença marcante em nosso dia a dia. A Ela nos dirigimos com nossas preces, recorremos em nossas necessidades e testemunhamos quantos estão desanimados e sem rumo, que não estamos sozinhos. Ela nos aponta o seu filho Jesus Cristo e ensina-nos a amá-lo e segui-lo. Uma sensação de felicidade enche nossos olhos e toca o mais profundo de nossas almas ao contemplarmos a arte do cartaz. É perceptível o amor com que o artista plástico ilustrou o trajeto de nossa maior procissão, que sai da Catedral Metropolitana, passa pela Praça do Relógio, Ver o Peso, Estação das Docas, Praça da República, Teatro da Paz e finalmente alcança sua meta que é a Basílica Santuário de Nazaré. Contemplando o trajeto da procissão, conseguimos traçar uma analogia entre ele e a vida de cada um de nós.

Texto: Nilton Guedes, Abrajet Pará