Quer mais leituras?

Voltar

Corpus Christi em Capanema

Eu ainda era criança quando fui, pela primeira vez, à Capanema, na região nordeste paraense. Fui com os meus pais assistir a procissão de Corpus Christi, que há 43 anos é feita sobre um tapete de colorido de serragem e areia que reveste as ruas do centro da cidade. Desde então, quando ouço o nome do município a imagem deste tapete é a primeira imagem que me vem a cabeça. Este ano tive o privilegio de ir cobrir a festividade pelo jornal. Sempre quis essa pauta, confesso! Apesar do olhar profissional, não pude deixar de lado o meu espírito aventureiro de colocar a mochila nas costas e seguir pelas estradas querendo conhecer o lugar, a cultura, as pessoas, os saberes e os sabores por onde sigo. É mais um exemplo do turismo religioso atraindo os olhares para o nosso Estado do Pará.

É inevitável não dizer que a procissão de Corpus Christi é uma espécie de “círio fora de época” em Capanema e foi muito bom saber que esta festividade faz parte do calendário oficial do Ministério do Turismo. Para quem quer conhecer a cidade, não tenho dúvidas de que este feriado prolongado é uma boa oportunidade!
Não sei informar valores de hotéis e pousadas na região, mas não são caros pelo que ouço falar. Vale sempre pesquisar com antecedência se for o caso. A cidade é acolhedora e nestes dias vive sob uma atmosfera diferente, de perfeita comunhão mesmo.

A data de Corpus Christi é considerada uma das mais importantes para o calendário da Igreja Católica. Marca a instituição de Jesus Cristo na Eucaristia – o Santíssimo Sacramento. A organização estimou um público de 25 mil pessoas na caminhada deste ano. Os trabalhos de montagem do tapete de serragem começaram no final da tarde de quarta-feira, véspera do feriado, e contou com a participação massiva dos moradores de Capanema. O trabalho artístico tem aproximadamente 1.300 metros de extensão. Uma curiosidade que não pude deixar de perceber foi uma fala do bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Vezeletti, que presidiu a missa de Corpus Christi e conduziu o Santíssimo Sacramento durante a procissão, que destacou a comunidade por ter dado prioridade aos ensinamentos bíblicos e adotar o tapete como instrumento de evangelização. “Pela primeira vez os tapetes não trazem a assinatura de nenhum grupo ou movimento da Igreja. Isso mostra a comunhão do povo que tem no centro de sua fé Jesus Cristo. A festa é para promover à Ele e não os grupos da igreja”, disse. “Quem tenta se promover com a festa, usando o nome de Jesus, não comunga da partilha”, frisou o líder religioso.

A movimentação para a procissão começa bem cedo, logo nas primeiras horas do dia quando milhares de pessoas seguem em direção a praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. A missa é campal. Às 8h30 da manhã o Santíssimo Sacramento toma as ruas de Capanema, seguindo o percurso do tapete de serragens.
Os moradores enfeitam as frentes de suas casas, ornamentam pequenos altares. Ao longo do trajeto, a romaria faz algumas paradas para momentos de orações e reflexões sobre temas que assolam a sociedade atualmente. A comunidade acompanha a procissão pelas laterais das ruas, onde o tapete não está desenhado. Depois que o Santíssimo passa, todos seguem juntos, inclusive sobre o tapete de serragens.

No final da romaria, fazendeiros e trabalhadores da zona rural de Capanema e cidades próximas seguem o cortejo, a cavalo.

Por volta das 10h, a procissão de Corpus Christi chega a igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde um momento de adoração é realizado. Em seguida, o bispo abençoa aos fiéis e as famílias se reúnem em suas casas para um almoço de comunhão.

Curiosidades sobre Corpus Christi

– A festa de Corpus Christi foi instituída em 1264 pelo Papa Urbano IV que publicou uma bula sobre o tema, prescrevendo a celebração oficial em honra do Corpo do Senhor sempre nas quintas-feiras após a oitava de Pentecostes. Diz a história, que pouco antes da instituição da solenidade, na Bélgica, já se festeja Corpus Christi, pois uma freira -Juliana de Mont Cornillon – teria tido visões nas quais o próprio Cristo lhe aparecera pedindo que realizasse uma festa anual em honra da Eucaristia.
– Para os católicos, a Eucaristia significa a essência da vida cristã, pois nela está contido o verdadeiro Corpo de Cristo que se sacrificou na maior demonstração de amor já realizada pela humanidade.

Texto e Imagem: Denilson D´Almeida, Colunista Portal Pará Trip