Quer mais leituras?

Voltar

Dayse Addario e Zarabatana Jazz Band homenageiam Belém em CD

Um passeio pela música urbana de Belém com linguagem jazzistica. Este é o caminho traçado no novo trabalho da Zarabatana Jazz Band, intitulado “Melodia das Chuvas”. O CD traz 14 composições que marcaram a trajetória musical da Cidade das Mangueiras, desde a década de 1970. Com patrocínio do Banco da Amazônia, por meio da Lei Rouanet, o álbum já está disponível para audição na internet.

Melodia das Chuvas traz ritmos como lundum, samba, merengue, cúmbia, baião, salsa e balada, gêneros que são apresentados através de sonoridades, fraseados e improvisações que mesclam as características do jazz com elementos da música brasileira e paraense.

Interpretadas por Dayse Addario, as canções – que em sua maioria tem registro inédito em CD – ganharam arranjos do bandleader Ziza Padilha, elaborados exclusivamente para a Big Band.

O álbum surgiu a partir de pesquisa e seleção da produção musical da cidade ao longo de 30 anos, que estão relacionadas com a trajetória artística de Dayse e Ziza. “Ao selecionarmos o repertório, percebemos que as músicas coincidem com o meu tempo de carreira. São canções que marcaram minha aproximação com a música paraense, a descoberta e a relação com os compositores e o momento que passei a respirar o fazer musical”, destaca a cantora.

Integram o CD canções compostas por: Guilherme Coutinho, Walter Bandeira, Edir Gaya, Edson Coelho, Saint Clair Du Baixo, Paes Loureiro, Walter Freitas, Almino Henrique, Paulo Moura, Ziza Padilha, Dudu Neves, Nilson Chaves, Antonio Carlos Maranhão, Rafael Lima, Ronaldo Silva, Macário Lima, Alfredo Reis, Paulo Uchoa e Március Cabral.

Zarabatana Jazz – Regida pela maestrina Cibelle Donza e composta por 15 músicos oriundos de várias escolas de música de Belém, a big band gravou os CDs “Monólogo urbano” (2004), e “Por dentro da noite prata” (2008), que também ganhou registro em DVD, além de “Na corda bamba” (2010) e “Big benção” (2012).

Dayse Addario – Desde 1986, como intérprete voltada para a música popular, ressaltando a música paraense e a música internacional, a cantora tem como marca registrada suas interpretações próprias do jazz e blues, acompanhadas pela Zarabatana Jazz Band, a qual conta com direção musical de Ziza Padilha.

A cantora paraense tem formação clássica e estudou canto lírico no Conservatório Carlos Gomes, período em que participou, como corista, da ópera “Elixir do Amor”, entre outras. Iniciou sua carreira como cantora profissional de música popular ao gravar e lançar três demo tapes na Rádio Cultura FM com as músicas “Louco em Mim”, “Quando Eu Canto um Blues” e “Lume Poético”.

Dayse coleciona prêmios em diversos festivais da canção por todo pais. A paraense possui Especialização em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música e o curso de Improvisação no Blues e Jazz no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical.

Ouça o álbum “Melodia das Chuvas”, de Dayse Addario e Zarabatana Jazz Band, nas plataformas de streaming: Spotify, Deezer e Youtube.

 

Por Camila Barros;

Imagens: Sérgio Malcher