Quer mais leituras?

Voltar

Domingo – Circular realiza a quarta edição digital de 2020

Pois é, a pandemia chegou e o projeto que queria tanto te chamar pra rua, migrou 100% para o mundo virtual. E assim, o Circular Campina Cidade Velha chega hoje, 22 de novembro, à sua 33ª edição, sendo a 4ª em plataforma digital, convidando a circular pelas redes sociais do projeto, para conhecer obras e trabalhos de artistas criadores de conteúdo, além de debater o presente e o futuro de nossa cidade, na live da equipe gestora, e o mercado de arte em Belém, com gestores de espaços independentes. A programação inicia às 8h e vai até 21h, pelo Facebook e Instagram.

A manhã abre com muitas opções para o público infantil, com várias contações de histórias. Diretamente do Casarão do Boneco, Adriana Cruz, atriz, bonequeira, contadora de histórias, dramaturga e educadora apresentará a história “O Rei Está Descansando”, do livro histórias de Reis e Rainhas, de Geneviève Noël, da Cia das Letrinhas. Já Leonel Ferreira, ator, contador de histórias, educador apresentará a história “Mel e Kiko – Uma História com Muitos Nós”, livre adaptação do livro Nós, de Eva Furnari – Editora Moderna.

“Os três presentes” é a história contada por Lucas Alberto, da Cia Sorteio de Contos. A história se passa na cidade do Congo, onde um bela princesa encanta três irmãos que entendendo sua atual situação percebem que nunca teriam a menor chance de sequer falar com ela. Pra saber o resto tem que ver.

Outra contadora de histórias é Ester Sá, que vai narrar, em “Nina Brincadeira de Menina”, histórias de vida e arte da saudosa artesã Nina Abreu, que deixou um grande legado na cultura popular, em especial como criadora de brinquedos de miriti. A atriz e diretora acabou de lançar um canal no Youtube.

Fechando a manha da garotada, temos a última contação de histórias, com Vandiléia Foro. “O Mergulho” vem do livro Visagens, Assombrações e encantamentos da Amazônia do escritor Walcyr Monteiro e integra o projeto , “Rio de encantarias”, em que ela narra histórias que acontecem em rios do Pará.

Exposição e publicações digital

O finalzinho da manhã conta com a exposição virtual “fabulações das raízes” (com letra minúscula, mesmo), de Madalena Felinto, um ensaio documental-imagético composto de fotografias de seu arquivo, o qual mescla imagens capturadas em campo para o projeto “água de pé…” e outras do álbum de família. É um desdobramento de seu projeto de pesquisa em arte e sobre arte, “água de pé olho d’água cabeceira ou O Arquivo Vivo das Coisas“ (2018).

O Circular também vai destacar alguns conteúdos publicados em sua Revista Digital n. 7, lançada este ano em meio a pandemia. Uma novidade na programação foi enviada por Fernando Lima Monteiro, artista e escritor do minilivro. Ele já publicou 56 livros, no site da Amazon e agora quer ensinar a quem mais interessar como ele construiu sua Galeria Virtual de Minilivro da Amazônia, sem paredes físicas, mas onde encontrou, no virtual a maneira ideal para expor sua obra para o mundo.

Candeeiro- Natan Garcia _ Heldilene Reale

Também tem muita música

O projeto traz para sua programação o show Guitarreiro do Mundo, de Mestre Vieira, apresentado em outubro de 2017, no Centro de Artes da UFF, em Niterói, Rio de Janeiro. Foi uma das últimas apresentações do artista, fora do Pará, antes de seu falecimento em fevereiro de 2018. O conteúdo é também uma homenagem a ele que teria completado 86 anos em 29 de outubro, data que foi decretada Dia Municipal da Guitarrada em Barcarena (PA).

Em seguida, você vai conferir o DVD Afroamazônico, de Bruno BO. O rapper acaba de lançar este novo trabalho que traz uma síntese de sua trajetória, parcerias e influências, além de ter sido gravado ao vivo em Belém, com patrocínio Natura Musical e Lei Semear. Original da região Norte, Bruno BO está em carreira solo, desde 2002, fazendo fusões de estilos como Rock, Rap e Ragga.

Depois tem mais guitarrada, gênero musical reconhecido por Lei como Patrimônio Imaterial do Estado do Pará. e o público vai poder conhecer em um conjunto de vídeos, o trabalho do grupo Os Dinâmicos, músicos do grupo Vieira e Seu Conjunto, que inspirou a série de animação exibida nas TVs públicas entre 2018 e 2019. Eles apresentam o clipe Cúmbia Dinâmica, comentam sobre a série, cujo trailer também estará na programação.

Clip O Rio de Leo Chermont

Documentário, lives e lançamento de CD no encerramento

Outro conteúdo pela parte da tarde será um documentário, com a advogada e Lorena Fabeni, produzido no ambiente prisional feminino, falando sobre o que é a justiça restaurativa. O vídeo trata de um círculo de auto estima realizado com as mulheres em situação de cárcere e com breves considerações minhas sobre o tema.

Em clima de eleição para a nova administração pública de capital paraense, a equipe gestora realiza a o webnário “Belém do Amanhã”, com a equipe gestora do Circular e diversos convidados. A live, ao vivo pelo canal de Youtube e retransmissão pelo Facebook do Circular, vai abordar diversos temas sobre a nossa ‘Mangueirosa’, com rodízio de participação que vão interagir com a professora Goretti Tavares, com o historiador Michel, e as arquitetas Roberta Rodrigues e Doroteia Lima.

Também vamos debater “Arte e Mercado: experiências em espaços independentes”, reunindo os gestores do espaço cultural Candeeiro, Heldilene Reale e Natan Garcia; além de Ursula Bahia, do Ateliê Jupati: e Camila Fialho, da Fotoativa. A proposta é criar diálogos a partir das experiências destes gestores dentro do mercado da arte, refletindo sobre o mercado da arte em Belém, dificuldades e desafios.

A programação encerra com o vídeo de lançamento do CD “Passeio Público”, do Grupo O Mercado do Choro, formado por Carla Cabral, no cavaco; Diego Santos (violão sete cordas); Gabriel Ventura (pandeiro) e Tiago Amaral (clarinete). Parceiros do projeto Circular, eles trazem neste novo trabalho faixas de Baião, Maxixe e o Choro, além dos ritmos mais paraenses.

Lucas Alberto

PROGRAMAÇÃO / CIRCULAR

8h00 – Mel e Kiko – Uma História com Muitos Nós | Leonel Ferreira

8h30 – O Rei está Descansando | Adriana Cruz

09h00 – Três Parentes | Lucas Alberto

9h30 – Nina Brincadeira de Menina | Ester Sá

10h00 – O Mergulho | Vandiléia Foro

10h30 – Exposição “fabulações das raízes” | Madalena Felinto

11h00 – Revista Circular | Número 7

11h30 – Galeria Mini Livro, oficina com Fernando Lima Monteiro

12h00 – 13h – Show Guitarreiro do Mundo (2017) | Mestre Vieira

13h30 às 14h30 – Afroamazônico | DVD de Bruno BO

15h00 – O Rio | Single Clipe de Leo Chermont

15h30 – Trailer | Série de animação Os Dinâmicos

16h00 – Cúmbia Dinâmica | Clipe Os Dinâmicos

16h30 – Círculo de Auto Estima – Documentário | Lorena Fabeni

17h às 18h30 – Live Belém do Amanhã | Equipe Circular e convidados

19h às 20h30 – Live Arte e Mercado: Espaços independentes | Candeeiro

21h – Live de lançamento CD Passeio Público (reapresentação) | O Mercado do Choro

Serviço
33ª edição do Circular Campina Cidade Velha. Neste domingo, 22, das 8h às 21h, pelas redes sociais do projeto: Facebook (@ocircular), Instagram (@circularcampinacidadevelha) e Youtube (https://bit.ly/YoutubedoCircular).