Quer mais leituras?

Voltar

É Círio Outra Vez

Já é Círio! A partir deste sábado começa as romarias mais tradicionais dessa grande festa paraense. Mas eu não vou me aprofundar nos eventos tradicionais do Círio (São 12 romarias!!!), vou falar das programações que já fazem parte da tradição e da cultura paraense no fim de semana dedicado à Nazinha, como carinhosamente chamamos a Nossa Senhora de Nazaré.

Tá preparado? Então se liga na programação e seja feliz, com as bênçãos da padroeira dos paraenses.

Roteiro pra Sábado

Círio Fluvial

dani_03

O dia começa com o Círio Fluvial percorrendo a Baía do Guajará, do distrito de Icoaraci até o centro de Belém. O desembarque acontece na “escadinha”, que fica ao lado da Estação das Docas, no começo da Avenida Presidente Vargas. A imagem chega, é apresentada aos fiéis e segue na Motorromaria até o colégio Gentil, de onde vai sair só no fim da tarde pra transladação (depois explico mais sobre isso). A dica aqui é esperar a santinha na esquina da Boulevard Castilho França com a Presidente Vargas, bem na direção da grade do estacionamento da Estação das Docas, porque é pra esse lado que sai o arrastão do Arraial do Pavulagem.

  • Endereço: Praça Pedro Teixeira. No começo da Presidente Vargas (Chegada da imagem).
  • Horário: 11h (horário previsto pra chegada)
  • Ingresso: Grátis

Arrastão do Arraial do Pavulagem

Todos os anos o Arraial do Pavulagem faz uma homenagem pra Nossa Senhora de Nazaré, logo depois do desembarque da santinha. O Arrastão do Círio segue pela Boulevard Castilho França, passando pelo Ver-o-Peso, até a Praça do Carmo, numa animação sem igual. Coloque roupas leves, sapatos confortáveis e um lindo chapéu com fitas coloridas (sempre tem vários pra vender durante o trajeto) e vá cantando e dançando ao som do tambor do Arraial e o seu Batalhão das Estrelas. É imperdível.

  • Endereço: Praça dos Estivadores. Em frente á Estação das Docas.
  • Ingresso: Grátis
  • Horário: 9h30 (concentração)

Feira de Artesanato do Círio

Pra recuperar o fôlego do Arraial do Pavulagem, volte um pouco o percurso até a praça Dom Pedro II onde está montada a Feira de Miriti. Sou apaixonada por esse artesanato tradicional do município de Abaetetuba, onde artistas transformam o miriti, conhecido como isopor natural devido a sua textura e leveza, em brinquedos coloridos que são a cara da festa da Nazinha.

  • Endereço: Praça Dom Pedro II
  • Horário: 10h –19h
  • Ingresso: Grátis

Transladação

dani_09

A noite de sábado é quando acontece a segunda maior romaria de Nossa Senhora de Nazaré: a Transladação. É nesse dia que a Imagem Peregrina é transladada para a Catedral da Sé, de onde vai sair para grande procissão do Círio, no domingo. A transladação faz o percurso inverso ao do Círio e é diferente pelas velas que são acesas pelos fiéis no percurso e pelas homenagens com fogos de artifício. Você pode assistir à missa campal e seguir a imagem até o destino final ou escolher um lugar no trajeto para assistir à passagem da Santa.

  • Endereço: Colégio Gentil Bittencourt (Missa Campal).  Avenida Governador Magalhães Barata, 137.
  • Horário: 16h30 (Início da missa)
  • Ingresso: Grátis

Festa da Chiquita

A Chiquita completa 40 anos de resistência, alegria e personalidade. A festa é uma homenagem LGBTI (desde o tempo que essa sigla nem existia), para a Nossa Senhora de Nazaré e começa assim que a transladação termina. Todos os anos têm show do Elói Iglesias, ícone e organizador do evento, com a participação de diversos convidados e de show de Drags. Um luxo só. O evento também premia destaques da cidade e o “Veado de Ouro” é o troféu mais disputado no evento.

  • Endereço: Praça da República ao lado do Teatro da Paz
  • Horário: Após a Transladação
  • Ingresso: Grátis

Roteiro pra Domingo

Círio de Nazaré

dani_10O segundo domingo de outubro é dedicado ao Círio de Nazaré, a maior festa religiosa do país. Mais de um milhão de pessoas pelas ruas, agradecendo e fazendo pedidos à padroeira dos paraenses. Vários devotos pagam promessas, seja carregando objetos, seja levando crianças vestidas de anjo, seja puxando a corda da berlinda, seja fazendo a procissão de pés descalços ou joelhos. É um momento de emoção e fé. Nada do que eu escreva pode descrever o que é o Círio. A minha dica é que você vá de coração aberto e se permita contagiar pela energia que emana nas ruas. Feliz Círio!

dani_01

  • Endereço: Catedral da Sé Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha
  • Horário: 5h30 (missa)
  • Ingresso: Grátis

Almoço de Domingo

dani_06

A procissão acaba e as famílias se reúnem para o almoço regado à comidas típicas e deliciosas como a maniçoba e o pato no tucupi. Se você não tem parentes na cidade, saiba que vários hotéis e restaurantes oferecem almoço com as comidas que geralmente estão na mesa do paraense na festa da Rainha da Amazônia. Se você mora por aqui, aproveite a família e não esqueça de mandar maniçoba pra mim. Feliz Círio!