Quer mais leituras?

Voltar

Espaço São José Liberto recebe 5ª edição do Festival “Tempero de Origem”

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens, atrás somente dos segmentos de cultura e natureza. Um mercado que movimenta todos os anos mais de R$ 250 bilhões, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em 2018.

Reconhecido nacional e internacionalmente pela sua gastronomia autêntica e original, o Pará tem no turismo gastronômico um dos pontos altos da sua estratégia de promoção e comercialização. Assim surgiu na Secretaria de Estado de Turismo (Setur) o Festival “Tempero de Origem”, que já chega a sua quinta edição nos próximos dias 15 e 16 de abril, no Espaço São José Liberto, em Belém.

Para o secretário da Setur, Eduardo Costa, o turismo gastronômico é um grande incentivo às viagens por todo o mundo. “É uma experiência muito rica e vem acompanhada da valorização da regionalidade dos destinos, das peculiaridades e da valorização do patrimônio histórico e cultural. Nossa gastronomia é única, saborosa e o ‘Tempero de Origem’ é uma promoção dessa identidade, uma aliada para o desenvolvimento econômico além de ser transformador para o viajante”, pontuou o titular da Secretaria.

O Festival “Tempero de Origem” é gratuito e reúne diversos expositores locais para a comercialização de produtos alimentícios, além de palestras e cozinhas shows com chefs de cozinha renomados que apresentam ingredientes típicos da culinária amazônica em receitas criativas para o público. Além disso, o público pode apreciar shows de artistas da terra nos dois dias de evento.

A iniciativa busca dar visibilidade e promover a comercialização de produtos genuinamente paraenses, com potencial para consumo no mercado interno e externo, a exemplo do queijo do Marajó, da farinha de Bragança, do mel de São João de Pirabas, o chocolate do Combu e do Xingu, bombons regionais feitos a partir de cacau paraense, além de artesanato das cerâmicas marajoara, tapajônica, de Icoaraci, brinquedos de miriti, cuias de Aritapera e trançados de Arapiuns, além de exposição de produtos de Cooperativas Paraenses em parceria com a Organização de Cooperativas do Brasil (OCB).

Alguns destes produtos já possuem ou estão no processo de obtenção do reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) e Marcas Coletivas (MC), concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos característicos do seu local de origem, o que lhes atribui valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação a outros produtos com a mesma característica, disponíveis no mercado.

O Festival “Tempero de Origem” é um evento do Governo do Pará, com realização Setur e co-participação das secretarias de Estado de Cultura (Secult), de Desenvolvimento Econômico Minas e Energia (Sedeme), de Comunicação (Secom), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Universidade da Amazônia (Unama).

Confira abaixo a programação completa com palestras técnicas, chefs da cozinha-show e apresentações culturais:

Sábado (15)

10h – Abertura da feira de produtores e restaurantes
10h às 10h40 – Palestra “Marca Coletiva (O Caso das Mulheres Extrativistas da Ilha do Combu)” – Paulo de Tarso
11h às 11h40 – Palestra “Cooperativismo como Alternativa de Desenvolvimento Econômico e Social” – Diego Andrade
12h – Show: Karen Tavares
13h às 13h40 – Palestra “Indicação Geográfica da Ilha do Combu para o produto Chocolate” – Alexandre Ferreira
14h às 14h50 – Cozinha- Show: Chef Camila Frota
15h às 15h50 – Cozinha- Show: Chef Shirlen Leal
16 às 16h50 – Cozinha- Show: Chef Cássia Faria
17 às 17h50 – Cozinha- Show: Chef André Costa
18h às 18h50 – Cozinha- Show: Chef Artur Bestene
18h – Show: Alba Maria

Domingo (16)

10h – Abertura da feira de produtores e restaurantes
11h às 11h40 – Palestra “Oportunidades do Turismo Gastronômico” – Alrilene Silva
12h – Show: Carol Araújo e Marcelo Ramos
14h às 14h50 – Cozinha-Show: Chef Cesar Augusto
15h às 15h50 – Cozinha-Show: Chef Felipe Gemaque
16h às 16h50 – Cozinha-Show: Chef Lia Rodrigues
17h às 17h50 – Cozinha-Show: Chef Giselle Arouck
18h às 18h50 – Cozinha-Show: Chef Daniela Martins
18h – Show: Dayse Addario

Fonte: Agência Pará