Quer mais leituras?

Voltar

Exposição “Cacos Marajoara” até 5 de setembro, em Belém

Quase 50 anos depois da abertura do Museu do Marajó, no município de Cachoeira do Arari, o legado do padre Giovanni Gallo chega ao público através da Exposição “Cacos Marajoara”, inspirada no livro “Motivos Ornamentais da Cerâmica Marajoara”, escrito pelo próprio padre.

A exposição, de moda praia, é uma realização da marca TUTTAGRULLA, da designer Márcia Vieira, e tem peças lindas, com estampas que marcam a beleza, a força, o colorido e a história dos grafismos marajoaras. Para a designer, “a maior preocupação foi retransmitir todo o amor que ele dedicou a esse trabalho maravilhoso que deixou, esse lado dele foi muito importante para nossa cultura paranse”.

São 10 maiôs que vão muito além da moda praia, representam pedaços da história de um povo cheio de tradições. “Quando pensei nas minhas peças, pensei muito nessa questão indígena que a gente tem, busquei inspiração nas tangas, nos fios, nas pinturas que você vê nos corpos dos índios, os riscados. É todo um processo que tem dentro da nossa arqueologia, que é muito rica”, explica Márcia.

A Exposição “Cacos Marajoara”, uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Mineração e Energia/SEDEME e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia, pode ser visitada até 5 de setembro, no Espaço Moda do São José Liberto, sempre de 10h ás 18h, de terça a sábado. No domingo, de 10h às 14h.

Fonte: Ascom/Espaço São José Liberto