Quer mais leituras?
VoltarExposição imersiva “Círio de Sensações” até 26 de outubro no Museu do Círio
A exposição imersiva ‘Círio de Sensações’ oferece uma experiência única para apaixonados pelo Círio e curiosos. Com direção geral de VJ Lobo e co-direção e curadoria da artista Melissa Barbery, a mostra será aberta ao público em 28 de setembro no Museu do Círio (Rua Padre Champagnat, s/n, Cidade Velha – Complexo Feliz Lusitânia), onde ficará em exibição até 26 de outubro (de terça a domingo, das 9h às 17h).
O projeto apresenta uma exposição híbrida, combinando obras digitais e físicas, e inclui uma sala 360º com projeções de imagem em videomapping. Os diferentes espaços do Museu se integram para criar ambientes que fascinam com homenagens a ícones da festividade paraense, reproduzidos com animações e outras obras de arte integradas à instalação.
A exposição é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. A realização é da Amplicriativa, VJ Lobo, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio do SIMM – Sistema Integrado de Museus e Secretaria de Cultura do Pará. A exposição conta com a parceria da Mariza Foods.
Além da direção geral de VJ Lobo e da co-direção e curadoria de Melissa Barbery, o projeto conta com direção técnica de Ihon Yadoya, coordenação de produção de Luiza Lux, projeto arquitetônico da Caco Studio, além da criação de vídeo da sala imersiva de Vitor Souza Lima e consultoria de pesquisa de Mariana Ximenes.
O objetivo é oferecer ao público uma experiência única, valorizar e destacar o Círio de Nazaré – que é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, inscrito no Livro de Celebrações, e reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN.
“Estamos muito felizes com a exposição imersiva sobre o Círio de Nazaré chegando no momento que a cidade se prepara para chegada do Círio, que é patrimônio da Humanidade um marco cultural desse estado e que também tem patrocínio da Vale há mais de 20 anos. O Instituto Cultural é hoje o maior apoiador da cultura do país e tem uma atuação muito sólida aqui no Pará. Só em 2024 já são mais de 50 projetos patrocinados e articulados pelo Instituto e toda a nossa atuação aqui no estado tem a intenção de fortalecer a economia criativa, de apoiar os artistas de garantir que todos possam acessar essa programação, a grande maioria gratuita e conectada com o território”, destaca a diretora Executiva do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim.
Destaques da exposição: ‘Amazônia em Glória’, ‘Corredor do Arraial’ e mais
Fugindo do tradicional, a exposição oferece ao público uma imersão sensorial que aborda o Círio como uma experiência religiosa e também sociocultural. A exposição começa pelo “Corredor do Arraial”, onde luzes e um brinquedo remetem aos antigos arraiais do Círio, recriando a atmosfera festiva das tradições populares.
Na sequência, a instalação “Grandeza das Imagens” exibe fotos de devotos, ao lado do imponente ‘Amazônia em Glória’, representando Nossa Senhora de Nazaré como Rainha da Amazônia, cercada por uma metáfora visual da floresta do Murukutu.
Em “Cruzeiros”, cruzes, objetos de cera e ex-votos do acervo do Museu do Círio são iluminados de dentro para fora, representando promessas cumpridas pelos devotos.
Por fim, em “Amazônia em Glória”, Nossa Senhora é cercada por representações da natureza amazônica, enquanto a obra “Outras Marias” permite que os visitantes amarram fitas e façam seus pedidos.
VJ Lobo resume: “Cada instalação conta uma história visual que transporta o visitante para o universo do Círio. Queremos mostrar a alegria das graças alcançadas, valorizar as promessas cumpridas e permitir que o público se conecte com a narrativa por meio de interações como as fitas de pedidos.”
Interatividade entre arte, tecnologia e público
Segundo Melissa Barbery, o conceito da exposição é proporcionar uma experiência que emociona e traz alegria: “Estamos trazendo um grande e variado espaço que destaca a tecnologia e mostra o Círio de um jeito diferente. E é um Círio para todos — crianças, adultos e idosos”, aponta a artista.
A exposição é projetada para interagir com o público. Melissa reforça a importância da participação ativa dos visitantes: “Sem as pessoas, a exposição está incompleta. Ela precisa da presença e da circulação do público para ganhar vida”, observa, convidando o público para participar em peso.
Acessibilidade e inclusão
A exposição prevê medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência e neurodiversas, garantindo que todos os visitantes possam ter uma experiência inclusiva.
As medidas incluem rampas de acessibilidade, intérpretes de libras disponíveis, placas com descrições em braille e recursos de acomodação sensoriais para pessoas com sensibilidade à luz e sons. Além disso, um QR code na obra audiovisual ativará legendas e haverão avisos de conteúdo sensível na entrada.
Visitas de escolas à exposição podem ser agendadas
Como contrapartida social, haverá visitas guiadas para alunos de escolas públicas e privadas. Algumas instituições parceiras, como a APAE Belém (visita nos dias 10 e 11 de outubro) e o CAPS Renascer (visita no dia 03 de outubro), já estão confirmadas para visitas especiais, proporcionando uma oportunidade educacional e democratizando o acesso à cultura.
É possível agendar visitas guiadas para alunos de escolas infantis. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelos telefones (91) 99837-0068 ou (91) 98614-1779 (falar com Camila).
SERVIÇO:
Exposição Imersiva “Círio de Sensações”
Vernissage: 27 de setembro
Data de Início: 28 de setembro
Data de Encerramento: 26 de outubro (um dia antes do encerramento do Círio)
Local: Museu do Círio – Rua Padre Champagnat, s/n. Cidade Velha (Complexo Feliz Luzitânia)
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h.
Ingressos: Entrada gratuita
Patrocínio: Instituto Cultural Vale
Lojinha: Uma lojinha com itens temáticos estará vendendo produtos dentro da exposição.
Visitas Guiadas: Visitas guiadas para crianças de escolas acontecerão duas vezes por semana, acompanhadas por uma guia especializada. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelos telefones (91) 99837-0068 / (91) 98614-1779 (falar com Camila).
Redes sociais: @ciriodesensacoes (Instagram e Facebook)
Fonte: Assessoria de Imprensa