Quer mais leituras?

Voltar

Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo chega a Belém (PA)

A capital do Pará recebe exposição da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto – com abertura nesta quinta-feira, 29 de setembro, no Solar da Beira. A exposição segue até 20 de novembro na cidade, e foi viabilizada através do apoio cultural da CODEM – Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana, Prefeitura de Belém, bem como da SECON – Secretaria Municipal de Economia e da FUMBEL – Fundação Cultural do Município de Belém. O evento de abertura no dia 29, às 10h, contará com apresentação gratuita do Grupo de Percussão de Câmara Vale Música, mantido pelo Instituto Cultural Vale em Belém.

Para 2022, as mostras itinerantes da 34ª Bienal de São Paulo foram concebidas a partir de enunciados, que são objetos ou elementos imateriais com histórias marcantes ao redor dos quais obras e artistas são reunidos, estimulando leituras a partir de narrativas e não de formulações conceituais fechadas. A visitação é gratuita.

Em Belém, a exposição é organizada em torno de dois enunciados, que são objetos ou elementos imateriais com histórias marcantes ao redor dos quais obras e artistas são reunidos: A imagem gravada de Coatlicue e Hiroshima mon amour de Alain Resnais, e terá trabalhos de Alice Shintani, Claude Cahun, Gala Porras-Kim, Haris Epaminonda, Jungjin Lee, Marinella Senatore, Melvin Moti, Naomi Rincón Gallardo e Uýra.

No Mercado Ver-o-Peso, o público pode ver a escultura de luz Nos erguemos ao levantar outras pessoas (2021). A instalação de dez metros de diâmetro fica suspensa sobre os transeuntes, próxima ao telhado do Mercado, criando uma arquitetura efêmera e impactante.

Evento de abertura
O Grupo de Percussão de Câmara Vale Música fará uma apresentação especial na abertura da exposição. Formado por onze alunos do Projeto Vale Música Belém, o grupo traz os ritmos regionais para os visitantes da exposição e dá as boas-vindas à Bienal de São Paulo. O repertório da apresentação é composto por sete obras que traduzem a diversidade cultural do estado, com composições de artistas regionais consagrados como Dona Onete, Pinduca, Lia Sophia, Verequete, Gonzaga Blantez e Teddy Max.

34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto
Programa de mostras itinerantes

Solar da Beira
Belém (PA)
29 de setembro – 20 de novembro 2022

Boulevard Castilhos França, 120
terça – sexta, 8h – 17h
sábado e domingo, 8h – 14h
Entrada gratuita

Mercado Ver-o-Peso
segunda – quinta, 6h – 13h
sexta e sábado, 6h – 13h30
domingo, 6h – 12h
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa