Quer mais leituras?

Voltar

Liniker, BK e três mega aparelhagens também são confirmados na 10ª edição do Festival Psica

Liniker se consolidou como um dos principais nomes da Música Popular Brasileira (MPB) atual. Unindo referências de estilos como R&B, soul e blues, em uma verdadeira ode à música preta, a cantora do interior de São Paulo preserva os atributos que a fizeram viralizar nas redes sociais em 2015, com os sucessos “Zero”, “Caeu” e “Louise du Brésil”, junto à banda Os Caramelows, com quem esteve na capital paraense por algumas ocasiões. Agora, em carreira solo, Liniker apresenta as canções do aclamado “Indigo Borboleta Anil”, lançado em setembro do ano passado, assim como os grandes hits de “Remonta” (2016) e “Goela Abaixo” (2019).

Uma das vozes mais contundentes dentro do rap nacional, Abebe Bikila, mais conhecido como BK, é um rapper carioca que carrega em suas rimas as vivências de um corpo negro dentro das grandes metrópoles. Seus versos, além de críticas sociais e conquistas, também narram um outro lado do rolê, trazendo as situações mais nuas e cruas possíveis. Em 2021, o cantor fundou o seu próprio selo, o Gigantes, por onde lançou o EP “Cidade do Pecado”. O nome dado ao selo faz referência ao seu segundo trabalho de estúdio, “Gigantes” (2018), que sucedeu o debut “Castelos & Ruínas” (2016) e antecedeu “O Líder Em Movimento” (2020).

E o anúncio de não somente uma, como três atrações, que irão tremer o palco do Psica com toda a força da sonoridade periférica nortista. A mega estrutura da aparelhagem sonora Surreal Crocodilo fez sua estreia no festival no ano passado e mostrou porque nem a popstar mundial Anitta conseguiu resistir à “dentada” do animal. Aliás, um dos momentos mais memoráveis da 9ª edição foi a subida da rapper Karol Conká, uma das grandes atrações do festival passado, no espaço dos DJs. A parceria de sucesso é retomada este ano e ganha o peso de mais duas históricas aparelhagens sonoras: o Super Pop Live e o Mega Príncipe Negro.

Psica 10 Anos

Um dos festivais pretos mais influentes do país, o Psica é realizado tradicionalmente no final do ano, em dezembro. Em 2022, depois de dois festivais gratuitos, do Dia do Meio Ambiente (5 de maio) e Dia da Amazônia (4 de setembro), que reuniram mais de 40 mil pessoas, a expectativa é de uma grande festa na comemoração dos 10 anos do evento.

Inspirados no movimento neo-cabano, o Psica vem dialogando sobre decolonialidade há vários anos. Nesta edição comemorativa, as profundezas de rios, matas e estradas abrem caminhos para celebrar a cultura amazônica a partir das cidades do interior e de suas manifestações culturais de resistência secular. O sincretismo religioso e a tradição cultural de indígenas e negros que hoje temos com a Marujada, o Çaíré, a festividade de São Sebastião no Marajó são temas que pautam a 10ª edição.

“O Psica faz parte de um movimento cultural, político e social que está acontecendo nessa cidade. Então, dentro do festival a gente discute temas pra fazer com que as pessoas, cada vez mais, se identifiquem com esse movimento. Desde 2018 a gente vem fazendo isso e se olhar pra trás, a gente sempre fala de pautas decoloniais. A gente não tá inventando uma narrativa, apenas contando o que já acontece, mostrando o poder e toda a força da cultura local”, explica um dos diretores do festival, Jeft Dias. “A gente fala muito com o público local pra ele se olhar, se enxergar, se ver em lugares de protagonismo e ocupar os espaços, mostrando nossa forma de pensar cultura, pensar mundo, a humanidade, que essa forma de pensar chegue em outras pessoas. É um movimento de dentro pra fora”, conclui Gerson Junior, diretor do evento.

Sobre a Psica Produções

O Psica, muito além de um festival multicultural, é um movimento artístico preto e periférico nascido na Amazônia que vem alcançando influência em todo o Brasil. A Psica Produções também é responsável por um selo, a Psica Gang, que reúne 17 artistas da música e das artes visuais e que este ano assinou contrato de distribuição musical com a Warner Music Brasil.

Festival Psica 10 anos

16 a 18 de dezembro

Local: confirmado em breve

Ingressos

Passaporte Psica

Lote 2: R$140,00 (meia estudantil / solidária)

festivalpsica.byinti.com