Quer mais leituras?

Voltar

MC Íra reafirma sua potência como artista preta, periférica e nortista em ‘Meu Vulgo’

A MC Íra lança, na próxima sexta-feira (9), o single “Meu Vulgo”, que já chega com videoclipe em formato visualizer. Com letra da própria Íra, “Meu Vulgo” traz reflexões e críticas sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres negras e periféricas no meio artístico do rap. O trabalho tem produção executiva da Psica Gang e distribuição da Psica, através da Gramo Design Estratégico e da Warner Music Brasil.

“É um trabalho onde me reafirmo enquanto artista preta, periférica e nortista, mas também falo das dificuldades que partem disso. Nossa ‘corre’ precisa ser redobrado e, muitas vezes, precisamos procurar outras alternativas para sobreviver e nos manter na música. Em ‘Meu Vulgo’, me afirmo também como mulher que se relaciona com outras mulheres e também falo sobre a ambição de, no final de dia, ter uma geladeira cheia e um lugar confortável para descansar”, conta.

A rapper, que tem como marca o flow inconfundível, explora outras sonoridades em “Meu Vulgo”, com produção musical de Navi Beatz. “O Navi se inspirou no funk mais lento, que está cada dia mais ganhando força no hip hop, através de rappers femininas, como Luanna e a Ajuliacosta. E isso casa perfeitamente com a temática que eu abordo na música, pois a letra pede uma melodia mais cantada, totalmente diferente do flow mais ‘agressivo’ que eu já mostrei antes”, adianta.

O clipe tem cenas gravadas no Jurunas, bairro periférico de Belém, onde Íra vive. “O clipe é gravado no Jurunas, que é onde eu moro. Quis passar no vídeo um ‘rolê’ entre amigos, no bairro, conversas e tal, algo bem comum que acontece por aqui”, diz a MC.

Maíra Mendes Rocha Gomes, ou simplesmente Íra, tem 22 anos de idade e iniciou na música em 2019 como produtora de música e poesia para outros rappers. No mesmo ano, realizou o Battle Girl Power, batalha que fomentou a cena do rap feminino em Belém. Em abril de 2020, assume a própria carreira como MC e compositora, com a divulgação de seu primeiro single, “Flow Vira-Lata”.

Já em abril de 2021, Íra finalmente lança o primeiro EP, intitulado “Opala”, com cinco faixas autorais. O trabalho rendeu à MC uma apresentação na 9ª edição do Festival Psica. Seu último lançamento, o single e videoclipe “Vinguei”, lançado através da parceria da Psica Gang com a Warner Music Brasil em setembro, já soma quase 2 mil visualizações só no Youtube. A rapper trabalha no lançamento de seu segundo EP, intitulado “Dano”, que tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2023.

Ainda em dezembro, Íra prepara dois grandes shows em Belém: Festival Baixão Pressô, no Music Park, no próximo sábado (10), e 10º Festival Psica, no Marine Club, dia 17. “Meu público vem aumentando bastante, seja nas plataformas ou nas redes sociais. Agora, quero ver essa galera nos meus shows. Estou preparando apresentações que incluem tanto os novos lançamentos como as músicas do meu EP”, finaliza.

Serviço

Lançamento do videoclipe “Meu Vulgo”, da rapper Íra

Quando? Sexta-feira, 9 de dezembro

Canal do Youtube: Íra Oficial

Fonte: Assessoria de Imprensa