Quer mais leituras?

Voltar

Estação das Docas tem programação cultural no Círio 2021

É Círio outra vez e a Estação das Docas já se prepara para receber os milhares de fiéis e turistas que passam pelo local no mês da festividade. A partir do dia 5 de outubro, ocorrerá a 2ª edição do projeto ‘Círio na Estação’, que neste ano de 2021 terá duas exposições com a temática da maior festa religiosa do Brasil, além de apresentações musicais. Toda a programação será gratuita.

No dia 5, haverá uma cerimônia de abertura oficial do evento a partir das 17h, com apresentação do Ministério de Música da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, no armazém 2.

Exposição Bob Menezes

No armazém 2 do complexo, o público poderá contemplar o olhar atento e cuidadoso do fotógrafo Bob Menezes estará a mostra em 13 fotografias, todas captando a essência do mês de outubro em Belém. As diversas procissões que compõem a quadra nazarena, com suas características e emoções, estarão em foco nos detalhes captados pelas lentes do renomado fotógrafo, que possui mais de 20 anos de experiência em cobertura fotográfica do Círio.

Exposição Guarda do Círio

Nos armazéns 1 e 2, os olhares dos fotógrafos Celso Lobo, Fernando Sette, Karina Martins, Osmarino Souza e Wagner Santana sobre o trabalho voluntário de dois mil homens durante o Círio poderão ser apreciados pelo público na mostra coletiva fotográfica Luz e Fé: a Guarda de Nazaré. Para complementar a mostra, fotografias dos integrantes da assessoria de imprensa da Guarda de Nazaré, Bruno Nobre, Salim Wariss e Soraya Montanheiro, apresentam as peregrinações e atuações dos guardas marianos pelo interior do Estado do Pará e por outras regiões do Brasil.

Símbolo do “sim” dado a Maria Santíssima, a instituição de forma inédita apresenta algumas das camisas utilizadas em Círios anteriores; em 47 anos de atuação a Guarda de Nazaré utilizou mais de 27 camisas diferentes.

Ambas as exposições estarão disponíveis ao público dentro do horário de funcionamento da Estação das Docas, que nas segundas e terças abre de 10h à 0h, nas quartas-feiras de 10h à 01h, de quinta a sábado de 10h às 02h e aos domingos de 09h à 0h.

CULTURA

No dia 8, será realizada edição especial do projeto Pôr do Som, com apresentação dos grupos Parananin e Frutos do Pará, a partir das 18h30, na Orla do Armazém 3. Uma mostra da cultura através dos ritmos e das danças.

O saxofonista Marcelo Cardoso embala os visitantes do complexo nos dias 9 e 10 de outubro, das 18h às 19h. O músico fará um cortejo pelo terminal fluvial, orla e armazéns levando um repertório variado aos presentes, deixando o passeio ainda mais agradável.

A programação é uma realização do governo do Estado, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, em parceria com a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. Para entrada e permanência no local é obrigatório o uso de máscara e atenção ao protocolo de segurança sanitária contra a Covid-19.

SERVIÇO

2ª EDIÇÃO DO CÍRIO NA ESTAÇÃO – PROGRAMAÇÃO 2021

Abertura Oficial – 05 de outubro de 2021
Apresentação Ministério de Música da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré
Hora: 17h
Local: Armazém 2
Exposições: 05 a 25 de outubro de 2021.
Bob Menezes

Guarda do Círio
Local: Armazéns 1 e 2 – Estação das Docas
Horário para visitação: Funcionamento Estação das Docas – Aberta todos os dias com redução de 75% da capacidade. ORLA: Segunda e terça – 10h à 00h / Quarta – 10h à 01h / Quinta, sexta e sábado – 10h às 02h / Domingo – 09h à 00h.

Edição especial Projeto Pôr do Som: 08 de outubro de 2021

– 18h30 às 19h30 – Grupo Parananin
– 19h30 às 20h30 – Grupo Frutos do Pará
Local: Orla do Armazém 3

Apresentação Marcelo Cardoso Saxofone: 9 e 10 de outubro de 2021
Local: Terminal fluvial, Orla e Armazéns
Hora: 18h às 19h

Fonte: Agência Pará – Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)