Quer mais leituras?

Voltar

Portugal, um país cosmopolita!

Mais uma vez, é com toda a minha alma e coração que vos escrevo do lado de cá do oceano, para que conheçam melhor Portugal e o seu encanto.

Como sabem, é grande a distância que existe entre os nossos países, mas essa distância torna-se pequena quando o que nos une é maior do que aquilo que nos separa. A nossa língua une os nossos povos, as nossas crenças e as nossas almas. Admito que é um privilégio escrever-vos e espero que gostem de embarcar comigo nesta grande aventura que é descobrir Portugal.

Existe uma frase de Fernando Pessoa (um grande poeta português) que diz “O povo português é, essencialmente, cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo.” A forma como interpreto esta frase diz-me que os portugueses e Portugal não se descrevem apenas pela música, pela gastronomia ou pela riqueza cultural de uma cidade. Os portugueses caracterizam-se por um conjunto de riquezas que os faz ser um bocadinho de tudo.

Os nossos barcos que se chamam rabelos – Porto

As nossas vistas – Algarve

Portugal é um país bastante pequeno, mas com uma grande riqueza. Quem nunca ouviu falar de Portugal?
Ouvir falar em Portugal, é ouvir falar em futebol e no melhor jogador do mundo, é ouvir falar da nossa gastronomia e dos pratos que confecionamos com bacalhau. Ouvir falar de Portugal é ouvir falar das suas castas e dos seus vinhos que preenchem os campos do Douro.

Ouvir falar de Portugal é ouvir falar do fado e da particularidade do som da guitarra Portuguesa que ecoa a vibração das suas cordas nos corações de quem a quiser sentir.

Ouça Amália Rodrigues Fado

Ouvir falar de Portugal é ouvir falar dos seus monumentos, das suas histórias e crenças, é ouvir falar das suas igrejas e dos seus azulejos únicos que complementam a calçada portuguesa.

Igreja de Fátima – Em Fátima

Ouvir falar de Portugal é ouvir falar das suas joias e da filigrana. Ouvir falar dos portugueses é ouvir falar num povo acolhedor (mas, quando comparado convosco, pouco alegre). Ouvir falar de Portugal é ouvir falar da literatura, dos seus grandes autores e da poesia. Ouvir falar de Portugal é ouvir falar do seu território marítimo e das suas pescas. Ouvir falar de Portugal é ouvir falar das suas derrotas, mas também das suas conquistas. É ouvir falar de algo tão pequenino, mas que ao mesmo tempo é tão grande.

As nossas ruas – Ponte de Lima

Detalhes em Ribeira

Cada um de nós ama o seu país e as suas histórias e é isso que constrói a nossa nacionalidade: o nosso orgulho e felicidade em morar num lugar. Para todos que ainda não viajaram até Portugal, é bom relembrar que esta pode ser a vossa casa durante o tempo que desejarem. E aí, talvez possam sentir os cheiros, experienciar os monumentos, ouvir o fado e saborear a nossa gastronomia. Enquanto isso, espero que me leiam e que sintam vontade de um dia fazer desta, a vossa casa.

Por Joana Aleixo, Colunista Pará Trip
Do Porto, Portugal