Quer mais leituras?

Voltar

Primeira travesti a gravar um clipe no Museu de Arte Sacra de Belém

A cantora Melissandra lança, nesta segunda-feira (23), a canção “Eu Não Quero Compromisso”. Uma festa para marcar a nova era da artista paraense ocorrerá no sábado (28), no Na Figueredo, com exibição em primeira mão do videoclipe da música, gravado no Museu de Arte Sacra de Belém.

“Eu Não Quero Compromisso” é o primeiro single do novo álbum de Melissandra, com previsão de lançamento ainda para este segundo semestre. Ela promete uma composição afiada, marcada pelo empoderamento e traviarcado – uma nova era, onde Brasil não será mais o país que mais mata travestis, abrindo caminho para novas possibilidades e horizontes.

Canção feita para as boates, “Eu Não Quero Compromisso” traz sonoridade dançante, influenciada pelo funk e trap. “É uma música para dançar, extravasar, que traz bem forte a imagética do fortalecimento da autoestima, principalmente da travesti”, diz Melissandra.

“‘Onde estão as travestis da Amazônia?’ Eu respondo que estão fazendo música. Eu quero, a partir da minha arte, criar narrativas para nós, travestis, que superem as narrativas já impostas, da transfobia, da perseguição, da marginalidade. Nós também somos cultura paraense e sobrevivemos, mesmo com a falta de incentivo e de patrocínio”, ressalva.

O videoclipe foi gravado no Museu de Arte Sacra de Belém, sediado na Igreja de Santo Alexandre. Melissandra é a primeira travesti a gravar um videoclipe dentro desse espaço, que faz parte do patrimônio histórico da capital paraense.

“É um projeto monumental e revolucionário, porque nunca antes uma travesti havia gravado dentro da Igreja de Santo Alexandre. E isso é importante porque diz que corpos travestis devem ocupar todos os espaços e não serem relegados à marginalidade”, dispara.

Apesar de “Eu Não Quero Compromisso” ser o carro-chefe da nova era, Melissandra promete que o próximo álbum será bem eclético, com ritmos como trap, funk, brega e tecnomelody. O novo trabalho finaliza a trilogia de álbuns já lançados pela cantora, que inclui ainda “Manchete” (2022) e “Matinta” (2019).

“Todos os meus álbuns até então são amarrados por temas como bruxaria, encantaria e travestis na Amazônia. No próprio clipe de ‘Eu Não Quero Compromisso’, a gente traz um resgate de ‘Matinta’, quando falo: ‘Abram alas para as bruxas’”, adianta.

“E nesse álbum eu assumo um alter ego: a Nik Lamento, uma personagem que viveu na época da colonização da Amazônia. Ela foi perseguida e morta pelos jesuítas por ter uma paixão com uma outra mulher. Nik foi construída a partir de um estudo acadêmico que venho fazendo, que convida as pessoas a imaginar figuras folclóricas e históricas a partir da perspectiva trans”, conta.

Natural de Marabá, no sudeste do Pará, Melissandra iniciou a carreira musical no ano de 2017. Em 2019, lança seu single de estreia, “Armário” e se apresenta ao lado de artista como AQNO e Lariza. Ainda em 2019, Melissandra abre o show do cantora Jaloo, em Marabá. Em 2022, se apresentou em um dos palcos principais do Festival Psica junto a nomes como Daniela Mercury, Liniker, Baco Exu do Blues e Luedji Luna.

Serviço:

Melissandra lança “Eu Não Quero Compromisso”

Data: 23/09 (segunda-feira)

Pré-save: https://onerpm.link/280706265206

Festa de lançamento do videoclipe de “Eu Não Quero Compromisso”

Data: 28/09 (sábado)

Hora: 20h

Local: Na Figueredo (Av. Gentil Bitencourt, 449 – Nazaré)

Ingressos: R$ 15 | Trans free a noite toda

Redes sociais:

Instagram: @melissandra

YouTube: https://www.youtube.com/@Melissandrada28

Fonte: Assessoria de Imprensa