Quer mais leituras?

Voltar

Projeto “Belém Porto Futuro 2” intenciona ser a vitrine do Pará

A segunda fase do projeto “Belém Porto Futuro 2” – que trata da readequação, revitalização e ampliação da orla da capital paraense – foi apresentada hoje (20) à sociedade pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), no auditório “Nathanael Farias Leitão” do Ministério Público do Pará, em Belém, durante audiência pública híbrida, ou seja, com a presença de público e transmissão via YouTube.

O projeto inclui o restauro e revitalização dos armazéns 04, 04-A, 05, 06 e 06-A, bem como a remontagem dos armazéns 11 e 12. Ocupará uma área total de 50 mil metros quadrados, com extensa cobertura vegetal. As propostas preveem espaço para: economia criativa (artesanato e bioeconomia); cultura alimentar (alimentação, oficinas, experiências, cursos); uma praça central, com área infantil, apoio turístico, segurança e área técnica; bicicletário e estacionamento com 200 vagas para carros, nove guindastes, sendo que dois nas laterais serão transformados em mirantes; e a transformação dos armazéns 11 e 12 em Memorial da Navegação Amazônica, solicitado pela CDP, e em Memorial da Cultura Popular e Patrimônio Imaterial. A obra tem prazo estimado de 25 meses e o investimento será de R$ 270 milhões.

Durante as apresentações do projeto, os representantes do governo enfatizaram que o novo espaço será utilizado predominantemente para valorização da cultura popular paraense. A secretária estadual de cultura Úrsula Vidal disse que o projeto pretende atrair o visitante para experimentar o Pará nesses espaços e para terem contato com a cultura regional. Questionada sobre a manutenção dos armazéns, a secretária declarou que “a sustentabilidade virá de outra área”.

O secretário de turismo do Pará André Dias explicou que haverá um armazém com áreas locáveis. “O equipamento turístico gera fluxo e dinamiza a economia. A intenção desse projeto é gerar emprego e renda. Teremos aqui uma vitrine do Estado: da culinária e do artesanato”, destacou.

Confira a audiência completa SECULT

Por Isa Arnour, Portal Pará Trip
Imagem: Mário Quadros/Ascom Secult