Quer mais leituras?

Voltar

Psicodelia na Amazônia: Steamy Frogs lança “Labirinto Mental”, o primeiro disco da carreira

Imersa na efervescência cultural paraense, a banda Steamy Frogs traz em sua sonoridade o rock psicodélico carregado de letras que referenciam relações interpessoais e temas amazônicos. Hoje (12), os sapos fumegantes (livre tradução) lançam o seu primeiro álbum “Labirinto metal”, com oito faixas autorais, que estará disponível para audição nas plataformas de música da banda. Além disso, amanhã (13), o público vai poder conferir de perto esse trabalho durante o show de lançamento, no Teatro Experimental Waldemar Henrique. A programação inicia às 20h, com show de abertura da banda Lótus Áurea.

“Labirinto Mental” representa o amadurecimento pessoal e musical dos integrantes da banda, onde puderam imprimir suas vivências dos quatro anos tocando juntos. O disco mostra ao ouvinte diversas expressões artísticas dentro do rock e da música popular brasileira.

O conceito do álbum aborda a história do Indio Hylidaeque passa pelo ritual do kambô e volta com alguns poderes, uma visão surrealista, onde enxerga os outros como sapo, e com esses poderes consegue expulsar os invasores da sua tribo.
“Os arranjos foram feitos entre o final de 2017 e o início de 2018, quando iniciamos as gravações desse disco. E nessa fase estávamos ouvindo muito rock progressivo e psicodélico nacional, como Mutantes e Secos e Molhados. Também ouvimos muita música gótica e eletrônica, então sem dúvida influenciou nessa fase de “fechamento” das composições”, conta o guitarrista Olavo Nascimento.

O primeiro trabalho da Steamy Frogs conta com oito faixas, produzidas por Andro Baudelaire. São elas: “Labirinto”, “Bicho Solto”, “A Ponte”, “Terminal”, “Levantei”, “Era Cinza”, “Trubal” e “As Portas”.
As canções autorais foram escritas de forma coletiva. “Todos os integrantes são compositores. Nos reuníamos, e às vezes, cada um chegava com uma letra e a música nascia. As letras que escrevi trazem minhas experiências de vida e carregam muito o meu jeito de ver e ouvir a voz que vem de dentro”, explica o vocalista Lucas Castanha.

“De uma forma geral é um rock psicodélico com influência do rock progressivo dos anos 60 e 70, do experimental, da música brasileira em especial a paraense, além de música black, darkwave, stoner e e-music”, adianta Olavo.

A banda – Com pegada de rock psicodélico, progressivo e experimental, a Steamy Frogs surgiu em 2015, do encontro entre amigos. Lucas Castanha (voz e guitarra), Olavo Nascimento (guitarra e backing vocal), Felipe Mendes (teclado), Tiago Ribeiro (baixo), Walber Moraes (saxofone) e Leandro Sena (bateria) são os responsáveis por dar vida ao projeto.
Em 2017,lançaram os singles “Levantei” e “Trubal”. No ano passado, nasceu o EP “Kambô”, feito em parceria com Daniel Avelar, Thiago Albuquerque e Henrique Maia. A Steamy já se apresentou em cidades do interior do Estado, além de passar por palcos de casas na capital, tais como LAB PA, Ouriço, Ziggy e Na Figueredo.
Participou do Woodstock Old & New Festival 2016, do CCAA Fest 2016 e 2018, do Programa Protótipo da TV Cultura, da 10ª edição do Rock Rio Guamá e do PsicaFestival 2018.

Videoclipe -A junção da psicodelia com temas amazônicos foi a grande responsável pelo nascimento do primeiro videoclipe da banda paraense de rock psicodélico, Steamy Frogs. Dirigido por Eros de Carvalho, o clipe foi gravado em pontos turísticos da grande Belém como Ver-o-Peso e ilha do Combu, o clipe também busca reafirmar a importância da valorização do Pará e sua riqueza cultural. Assista:https://youtu.be/DVjd6g9EyGw.
Capa – Do mesmo artista visual que produziu o polêmico cartaz do Facada Fest, a capa de Labirinto Mental é criação de Paulo Victor Magno. Ele também é o responsável pelas capas do single “Trubal” (2017, EP “Kambô” (2018). A parceria começou quando marcamos um ensaio aberto com a banda Mademoiselle, cujo baixista era o Magno na época. Ele fez uma capa que curtimos muito, mas infelizmente o evento não rolou. Ao final das gravações de Trubal, fomos atrás dele e passamos todas nossas ideias e rascunhos, ele reuniu tudo e incluiu outros elementos, criando um ambiente altamente psicodélico e futurista. A capa foi um sucesso e abriu caminho para novos trabalhos da banda e do artista. Os trabalhos posteriores seguiram o mesmo esquema de elaboração e são parte fundamental da nossa identidade visual”, conta Olavo Nascimento..

FAIXA A FAIXA
Labirinto – A música fala principalmente da força da imaginação quando somos crianças. As descobertas.
Bicho Solto – Música cheia de energia e com uma letra otimista, o ritmo de vida da juventude.
A Ponte – Tem a morte como tema central, porém diz que não é o fim, apenas uma passagem.
Terminal – Um som experimental que reflete momentos de tensão antes de um acontecimento importante. A ansiedade.
Levantei – Primeiro single da banda lançado em 2017. Revela o sentimento de aceitação.
Era Cinza – Questionamentos sobre o futuro da vida e o que podemos fazer para melhorar o todo.
Trubal – Uma música instrumental que trás uma visão futurista do mundo. A reconstrução do planeta pós-guerra.
As Portas – Um blues rock com influência de música brasileira. Fala das diversas opções que a vida nos dá.

FICHA TÉCNICA
Labirinto Mental
Produzido por Steamy Frogs e Andro Baudelaire
Gravado, mixado e masterizado por Andro Baudelaire no Abbey Monsters Studio
Exceto faixa 4, produzida por Steamy Frogs
E faixa 7, gravada, mixada e masterizada por Daniel Avelar no Estúdio 9
Remasterização: Thiago Albuquerque no Studio Z
Identidade visual: Paulo Victor Magno

Steamy Frogs é:
Lucas Castanha – Voz, Guitarra e Violão
Olavo Nascimento – Guitarra e Backing Vocal
Felipe Mendes – Sintetizador
Tiago Ribeiro – Baixo
Leandro Sena – Efeitos Sonoros
Walber Moraes – Sax Alto e Tenor

Bateria gravada por Lucas Armstrong

Participações:
Andro Baudelaire – vozes na faixa 1 e efeitos na faixa 2
Herôn Rodrigues – percussão na faixa 3
Daniel Avelar – efeitos nas faixas 4 e 7

Produção Executiva: Amanda Furtado
Assessoria de Imprensa: Una Conteúdo

Serviço:
Show lançamento disco “Labirinto Mental”, de Steamy Frogs
Neste sábado (13), às 20h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique (Av. Presidente Vargas, 645 – Campina)
Ingressos: R$ 20 (à venda no sympla ou nos pontos: Espaço LAB PA, The Loung Pub & Café).
Informações: (91) 980634874

Redes Sociais | Steamy Frogs
Spotify: https://spoti.fi/2XzGWhX
Facebook: https://www.facebook.com/steamyfrogs/
Instagram: https://bit.ly/2Xb51Y0