Quer mais leituras?

Voltar

Restaurantes da capital paraense têm grande procura após reabertura

Com as devidas cautelas e orientações dos órgãos de saúde, devido à pandemia do Covid-19 – responsável pela morte de milhares de pessoas em todo o mundo –, os restaurantes de Belém reabriram seus serviços na última quarta-feira (1º de julho), após decreto municipal. A partir de agora, esses estabelecimentos e o complexo turístico da Estação das Docas retomam o atendimento presencial.

O empresário Nazareno Alves, do restaurante Point do Açaí, conta que as suas duas unidades (Veiga Cabral e Casarão, na Castilhos França) começaram a receber a frequência dos clientes nos espaços, logo no primeiro dia de reabertura.“O cliente veio com aquela saudade de comer peixe frito com açaí. Nós passamos três meses nos preparando para essa reabertura. Adotamos todos os procedimentos como a instalação de uma pia inox para o cliente lavar as mãos na entrada do restaurante, além do álcool em gel em todo o estabelecimento. Fizemos uma outra decoração no ambiente; também colocamos o distanciamento obrigatório entre as mesas; os funcionários estão usando máscaras e proteção no rosto; implementamos o cardápio digital; e criamos pratos novos. Estamos preparados para receber nossos clientes e neste final de semana acreditamos que ainda vai aumentar mais o número de clientes”, destacou.

O público que esteve na Estação das Docas, na reabertura do complexo turístico, também surpreendeu. A locatária Glenda Castro Alves, proprietária do Restaurante Marujos, no espaço turístico, relata que “estamos muito felizes com esta reabertura, depois de três meses e meio fechados. Apesar da restrição de horário imposto pelo decreto municipal, optamos por funcionar de 19h às 23h. Tivemos um bom retorno e faturamento. Um bom início que nos surpreendeu. Observando que havia clientes desde às 17h para serem atendidos”.

Glenda reafirma a necessidade de todos estarem comprometidos com o atendimento e segurança dos clientes. “Estamos esperançosos que logo passe essa ameaça de contaminação e vamos ter seriedade nos procedimentos que foram impostos, pois, só assim iremos eliminar o contágio”. O Restaurante Marujos está aberto todos dias com 40% da sua capacidade, as mesas foram reduzidas com o distanciamento de 1,5 metro.

A Estação das Docas que reabriu no dia 1º de julho adotou dois processos de desinfecção, além da implementação de protocolos de segurança como a fixação em pontos estratégicos de totens de álcool em gel a 70% e cartazes com orientações sobre a COVID-19. O novo horário de funcionamento das lojas e quiosques é de 10h às 23h. Os restaurantes estão abertos das 11h às 15h e das 19h às 23h.

Por Isa Arnour, repórter site Pará Trip