Quer ver outras opções?

Voltar

Ananindeua

A localidade teve origem com os moradores ribeirinhos que habitavam a região. O povoamento do território começou com a construção da Estrada de Ferro Belém-Bragança. Inicialmente considerada uma cidade dormitório, chegou ao status de município em decorrência de seu crescente desenvolvimento. O Rio Maguari é o seu principal rio. Compõem ainda o território de Ananindeua 14 ilhas fluviais, habitadas, detentoras de uma natureza intocada, caracterizada por uma diversidade de fauna e flora abundante.

O município, distante 18 km da capital paraense, é integrante da Região Metropolitana e considerado o segundo mais populoso do estado.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

 PARQUE AMBIENTAL “ANTÔNIO DANÚBIO”

Uma área onde circulam aves e animais silvestres de pequeno porte, atraídos pelos frutos que caem das árvores frutíferas. É um espaço de preservação de diversos exemplares da árvore chamada de ananin, de cujo nome se originou Ananindeua e da qual se extrai a resina de cerol, utilizada para lacrar as fendas das embarcações.

MUSEU-PARQUE SERINGAL

Considerado uma área de preservação ambiental, é voltado para o lazer, a preservação e educação ambiental. Possui uma reserva de centenas de seringueiras, cultivadas ainda no período do ciclo da borracha. Esse espaço é o primeiro do Estado do Pará dedicado ao ciclo da borracha, que ajudou a desenvolver a cultura e a economia do estado.

Está incluso no Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura.

TRILHA DA CABECEIRA

Compõe um dos roteiros da Ilha de João Pilatos que oferece o contato direto com a natureza, uma trilha cheia de belezas naturais formadas pela hidrografia, fauna e flora, e mais a caminhada (trekking) por áreas de floresta.

RIO MAGUARI

O Rio Maguari proporciona opções de lazer e interação com a natureza, justamente por sua tranquilidade, dimensão, paisagens, dentre outros. Atualmente as águas do rio atraem adeptos de esportes náuticos, existem pequenos grupos que praticam o turismo náutico, utilizando-se, para isso, da canoagem, stand up paddle, jet skis (motos náuticas) e outros.

ACESSO:

VIA TERRESTRE

  • Terminal Rodoviário de Belém
    • Praça da Leitura, 208 – São Brás
    • (91) 3266-2625