Quer ver outras opções?
VoltarCapanema
O nome Capanema foi dado em homenagem ao engenheiro Guilherme Schüch, o “Barão de Capanema”, mineiro da freguesia de Antônio Pereira, município de Ouro Preto/MG, de descendência austríaca, responsável pela construção da rede telegráfica da região.
O município distante 160 km de Belém é considerado um importante polo econômico da região nordeste do estado, por hospedar a primeira fábrica de cimento do Pará – daí a denominação “Terra do cimento” –, implantada em função do solo rico em calcário (matéria-prima do cimento). Capanema tem vários igarapés de águas geladas, que oferecem momentos de descanso e lazer.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
O mercado municipal, o prédio do Colégio São Pio e a Igreja-matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro são os destaques do patrimônio histórico e cultural de Capanema.
FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Considerada a principal manifestação religiosa da cidade, esta festividade é comemorada geralmente na última semana do mês de novembro. Os festejos são acompanhados por missas, novenas e procissões, além de arraial, onde é possível se divertir com parque de brinquedos, jogos, bem como degustar as iguarias e comidas típicas.
CELEBRAÇÃO DO CORPUS CHRISTI
Reconhecida como patrimônio cultural e imaterial, a procissão de Corpus Christi ocorre no mês de junho. Tradicionalmente, desde 1976, é celebrada uma missa campal em frente à Igreja-matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a participação dos milhares de fiéis, que, após, seguem em procissão pela cidade. O que marca o cortejo, além dos cânticos e orações entoados, é o já conhecido tapete artístico, com 1.300 metros de comprimento, construído pelos moradores ao longo do trajeto, todo colorido com flores, areia, serragens e tampinhas de refrigerante.
LAZER
As atividades de lazer são realizadas de acordo com os atrativos naturais presentes no município. No distrito de Mirasselvas, é possível praticar o turismo de aventura, a pesca e a visitação aos campos naturais do lugar. No distrito de Tauari, o lazer está nas pescarias, feitas nos lagos do Segredo e do Açu, bem como banhos nos rios: Caeté, Quatipuru e Jaburu e no lago da Cibrasa, de belíssimo visual.
ACESSO:
VIA TERRESTRE
- Terminal Rodoviário de Belém
- Praça da Leitura, 208 – São Brás
- (91) 3266-2625