Quer ver outras opções?

Voltar

Juruti

Relatos históricos apontam que o território, onde se encontra o atual município de Juriti, era habitado por índios da etnia Munduruku, no século XIX. Em 1818, estabeleceu-se no local a Missão Jesuíta de Nossa Senhora da Saúde. Situado no coração da Amazônia, Juruti possui imensas áreas cobertas por florestas, sendo cortada por rios e repleto de lagos naturais. Dados apontam que 60% da população vivem na área rural e entre eles, são inúmeras as comunidades ribeirinhas.

Distante 849 km da capital paraense, o acesso ao município, porém, é feito a partir de Santarém, por via aérea ou por via hidroviária pelo Rio Amazonas, em uma viagem contemplativa das belezas amazônicas.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

FESTIVAL DAS TRIBOS

Declarado patrimônio cultural do Pará, o Festival das Tribos Indígenas de Juruti – Festribal – teve origem em 1986. A festa tem duração de três dias e retrata a cultura indígena de Juruti por intermédio de música, arte cênica, coreografias, alegorias e rituais. As tribos Muirapinima e Munduruku se enfrentam no Tribódromo para conquistar o título do festival. Ambas as tribos se apresentam com grandes estruturas cênicas, efeitos de luz e som. A disputa festiva é repleta de cores vivas e movimentos coreográficos, executados por 600 pessoas de cada tribo.

O festival que ocorre no mês de julho reúne por dia cerca de 8 mil pessoas. A programação é planejada para cada dia. No primeiro dia, acontece a festa dos visitantes, com apresentação de bandas musicais nacionalmente conhecidas. No segundo dia, ocorre o ensaio técnico e apresentação infantil das duas tribos. No terceiro dia, acontecem as apresentações dos Mundurukus e dos Muirapinimas no tribódromo, com duração de três horas para cada tribo.

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE

As comemorações iniciam com um círio fluvial saindo da comunidade de Santa Terezinha, em 23 de junho. A imagem de Nossa Senhora da Saúde, a padroeira de Juruti, segue acompanhada por centenas de embarcações enfeitadas. Chegando ao porto principal do município, a imagem prossegue em cortejo na direção da Igreja Matriz. O encerramento das festividades ocorre em 2 de julho, com um concorrido leilão de gados, porcos e carneiros.

ACESSO

VIA AÉREA

  • Aeroporto Maestro Wilson Fonseca (Santarém/PA)
    • (93) 3522-4328

VIA FLUVIAL

  • Terminal Hidroviário Belém
    • Avenida Marechal Hermes, 901 – Umarizal
    • (91) 98895-6563
  • Hidroviário Santarém