Quer ver outras opções?

Voltar

Marabá

A origem do município está relacionada com a criação de um núcleo agrícola na margem esquerda do Rio Tocantins. Em razão dessa formação não ter sido espontânea, uma parte dos moradores abandonou o lugar e foi para a colônia militar de São João do Araguaia, a outra parte permaneceu na localidade e fundou, em agosto de 1895, um novo núcleo. A partir desse fato, travou-se a luta pela sobrevivência, inclusive política até que em 1913 o município de Baião foi desmembrado para a criação do município de Marabá. Atualmente, com aproximadamente 267 mil habitantes, localizada a 553 km de Belém, com acesso rodoviário pela Alça Viária e pela PA-150 e por via aérea, a cidade de Marabá é um polo econômico e social no sudeste do Pará.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

CASA DE CULTURA

Uma escola de música e o arquivo público municipal são partes do resgate histórico e social da Fundação Casa de Cultura de Marabá, instituição procura preservar a memória do município e da região, principalmente por ocasião da implantação dos grandes projetos. Abriga o Museu Municipal, considerado o de maior acervo fora da capital do estado, o qual engloba arqueologia, botânica, geologia e zoologia. O local ainda dispõe para visitação pinacoteca, orquidário, balsa de buriti – embarcação que era comum na região pela matéria prima retirada da palmeira buritizais, trilha interpretativa e a Casa do Castanheiro.

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA (EXPOAMA)

A Feira Agropecuária de Marabá (EXPOAMA) é realizada para promover a comercialização de equipamentos, máquinas e implementos agrícolas. Geralmente acontece no mês de junho, atraindo ao evento cerca de 20 mil visitantes. Considerada uma das maiores feiras dos setores de agronegócios, indústria, comércio e serviços da região, apresenta uma variada programação, composta de leilões, vaquejadas, shows sertanejos, palestras e exposições do setor agropecuário.

PARQUE ZOOBOTÂNICO DE MARABÁ

Fundado em 1997 em uma área de 1.500 ha e distante cerca de 4 km da área urbana, o parque é um espaço voltado para a preservação da natureza. Mediante agendamento prévio, é possível realizar visitas monitoradas e trilhas ecológicas. Durante o percurso, são vistas espécies de árvores como castanheira, mogno e cedro, dentre muitas outras. No parque existem, ainda, mais de 200 espécies de animais da fauna como araras-azul, jaguatiricas, onças pintadas, antas, macacos-prego, gaviões-real, veados e caititus.

RIOS & PRAIAS

O relevo das serras, as florestas, os rios Tocantins e Itacaiúnas são os grandes atrativos naturais do município. As praias do Tucunaré, São Félix e dos Lençóis possibilitam a realização de atividades como trilhas, pedaladas, canoagem e banho. No período do verão, que vai de julho a novembro, do Rio Tocantins emerge a Praia do Tucunaré, sendo um ponto de contemplação da orla urbanizada da Marabá Pioneira. São cerca de 3 km na Avenida Marechal Deodoro, com diversos serviços de restaurantes e transporte fluvial, dentre outros. Já o Rio Itacaiúnas, cuja foz banha a cidade, propicia passeios de lanchas e barcos, a prática da pesca esportiva e o contato direto com a fauna e a flora amazônica.

PRAIA DO TUCUNARÉ

A praia de areias brancas e finas, que surge em frente ao núcleo Marabá Pioneira por ocasião do verão amazônico, é o lugar escolhido pelos turistas por oferecer infraestrutura de serviços. A peculiaridade do local é estampada pelas mesas e cadeiras que são postas dentro d’água, atraindo os visitantes pela comodidade de estar comendo e bebendo e ao mesmo tempo se refrescando nas águas do rio.

ACESSO

VIA TERRESTRE

  • Terminal Rodoviário de Belém
    • Praça da Leitura, 208 – São Brás
    • (91) 3266-2625

VIA AÉREA

  • Aeroporto Internacional de Belém
    • Endereço: Avenida Júlio César; Val de Cans
    • (91) 3210-6330