Quer ver outras opções?
VoltarPolo Xingu
Às margens do rio, o Polo Xingu se revela em riqueza natural
Quando se fala em Xingu, é comum referir-se à cidade de Altamira; até porque o município não é só o mais importante da região, como também é o maior do país em extensão, tornando-se ainda mais conhecido com a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Além da cidade de referência, o Polo Xingu guarda belezas que se estende pelos dez municípios que o forma, o que muito se deve à presença do rio homônimo, de águas caudalosas, que faz com que a região seja caracterizada por vegetação de floresta densa. A vasta biodiversidade é um deleite para quem quer conhecer a natureza e praticar atividades ligadas a ela.
Altamira é uma cidade que passa por inúmeras transformações devido à presença da construção da hidrelétrica. Mudanças ambientais, sociais e de infraestrutura trouxeram alterações à forma de vida na cidade. A construção de Belo Monte faz com que os olhos do mundo se voltem para a região, interesses divididos por motivos desenvolvimentistas ou sociais e de preservação, o que transformou o Xingu em uma marca internacional junto a ambientalistas.
Por ser uma referência local, Altamira dispõe de boa infraestrutura turística, no que se refere a acomodações, restaurantes e serviços. Saindo da capital paraense, a forma mais comum de chegar ao município é de avião. Na cidade, há atrações urbanas como parques e praças. Entre elas, a praça Dr. Almir Gabriel, que permite uma vista incrível com mirante no ponto mais elevado de Altamira. Lá de cima, é possível contemplar boa parte da cidade e do Rio Xingu. Outro ponto bastante utilizado para apreciar as belezas do rio é a orla da cidade, conhecida como Cais do Porto, figurando como um dos cartões postais do município. No local, o visitante encontra restaurantes, lanchonetes, espaço para caminhadas e quadras de esportes, tornando-se uma ótima pedida para o fim de tarde. Ainda no centro, é possível visitar a Casa do Índio, o Monumento dos Jogos Indígenas e o Centro de Artesanato, roteiros que permitem conhecer a cultura dos nativos da região.
Entre as atrações naturais do Xingu estão: o Balneário do Pedral, a oito quilômetros do centro de Altamira, com quiosques de comida típica; o Balneário Recanto Cardoso, que oferece boa infraestrutura, dispondo inclusive de acomodações e salão para eventos, além de um contato com a fauna e flora da região; e o Balneário do Jôa, com quedas d’agua. A região também é repleta de ilhas e praias, como as do Pajé, do Besouro, do Sossego, do Adalberto e a Ilha do Arapajá.
Além de margear Altamira, o Rio Xingu ao passar pelos municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio proporciona belezas naturais incríveis. Boa parte delas está na área conhecida como Volta Grande. A região reúne paisagens deslumbrantes, mas pouco conhecidas pela maioria da população, como a cachoeira Cenec com 3 km de extensão e inúmeras quedas d’agua, sendo a maior com cerca de 30m de altura.
Por lá, uma das atividades turísticas que atrai visitantes de todo o mundo é a pesca esportiva. Na Volta Grande, está localizado o Sítio Pesqueiro do Xingu, área de mais de 250 km² entre cachoeiras e praias de água doce, com corredeiras fortes e dezenas de braços de água, criando um paraíso para os amantes do “pesque e solte”. O trecho é classificado como espaço territorial especialmente protegido para atividades de ecoturismo, lazer e pesca esportiva, propício para a pesca de espécies como o Tucunaré, o Trairão, o Pacu, o Surubim, o Filhote, a Piramutaba e a Corvina. A atividade conta com condutores capacitados, sendo que no local há apenas uma pousada autorizada pelo Governo do Estado para oferecer o serviço. Além disso, são realizados, frequentemente, festivais e competições de pesca esportiva na região, como o Torneio do Pacu de Seringa e do Tucunaré em Altamira.
O Xingu também se destaca na produção de banana e de cacau, sendo a produção deste fruto – matéria-prima base do chocolate – uma das maiores do Brasil. Na Rodovia Transamazônica, entre os municípios de Medicilândia e Uruará estão localizadas diversas fazendas de cacau, com grande cultivo do cacau orgânico. É possível visitar as fazendas para apreciar os pés do fruto que crescem em meio a diversas espécies frutíferas e também a fábrica de chocolate à beira da rodovia, onde é possível conhecer a fabricação do chocolate na Amazônia.