Quer ver outras opções?

Voltar

Soure

Situado na foz do rio Amazonas, na costa oriental do arquipélago do Marajó, o município é cortado pelo rio Paracauari, que banha a cidade de Soure, distante aproximadamente 94 km da capital paraense, por via fluvial.

Apesar de possuir um clima predominante quente e úmido, a temperatura é amenizada pela ventilação constante proporcionada pela influência do Oceano Atlântico. As paisagens naturais tem modificações com frequência pelas ações do tempo e das águas, revelando cenários de exuberantes belezas promovidas pelos manguezais, igarapés, furos de rios e fazendas. Nessas belezas, está incluída a Reserva Extrativista Marinha de Soure.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

ARTESANATOS

A fábrica Art & Couro é uma empresa classificada como curtume, porém produz artesanatos com o couro de búfalo, tais como: bolsas, chaveiros, capas de canivete, sandálias e outros itens mais. A Marajó Cerâmica oferece em sua loja réplicas de urnas funerárias, espécies de vasos feitos de cerâmica utilizados pelas etnias indígenas que habitavam a região do Marajó, na qual depositavam os seus mortos. Ainda, há a apresentação de um artesão que demonstra a forma de como produziu a peça, além de contar sua história de vida.

PASSEIOS

O passeio fluvial de rabeta (espécie de canoa com motor a hélice) possibilita contemplar a orla dos municípios de Soure e Salvaterra, o furo do Miguelão, a Praia do Garrote e ainda ouvir os causos e lendas regionais contados pelos guias, bem como conhecer a flora e a fauna nativa. Já o passeio pelo manguezal é feito por canoa a remo, saindo da Fazenda São Jerônimo e penetrando pelos igarapés e florestas de mangues seculares.

REGIÃO DOS CAMPOS

Os campos marajoaras são acessados por via rodoviária, em estrada não pavimentada. É uma região caracterizada por vegetação típica de várzeas e aquáticas, onde se destacam a presença do gado bubalino e de animais considerados em via de extinção, como a paca, cutia e jacaré. Em razão do inverno amazônico, basicamente entre os meses de dezembro e maio, esses campos tornam-se alagados, transformando-se em imensas piscinas naturais, onde apenas búfalos, pássaros e cavalos marajoaras transitam por estarem adaptados à essa particularidade.

FAZENDAS MARAJOARAS

Passeios de búfalos, cavalgadas, degustação de sucos, doces e geleias de frutas regionais, acompanhar as atividades dos vaqueiros marajoaras, ver ninhos de pássaros (guarás, garças e outros), passeios de barcos ou charretes, visita a manguezais, trilhas ecológicas e saborear o legítimo queijo do Marajó são algumas opções que as fazendas marajoaras oferecem aos turistas. As fazendas Bom Jesus, Camburupy, Sanjo, Araruna e a São Jerônimo são as mais requisitadas pelos turistas.

PRAIA DA BARRA VELHA

A areia e o mangue que circundam a Praia da Barra Velha fazem parte da Reserva Extrativista Marinha de Soure. O acesso é feito por uma trilha sobre ponte de madeira, ziguezagueando entre os manguezais e igarapés. Fica próxima do núcleo urbano, com isso é a praia mais frequentada pelos moradores.

PRAIA DO PESQUEIRO

Uma das praias preferidas dos turistas por suas águas doces e salobras em mais de 4 km de areia branca e fina. O diferencial é evidenciado pela beleza dos coqueiros existentes ao longo da praia. O local dispõe de barracas padronizadas, cobertas rusticamente com palha de coco, que oferecem serviços de bar e restaurante. A prática do turismo náutico é constante nessa praia, bem como cavalgar em búfalos pelas areias. Além do Pesqueiro, as praias do Araruna e do Mata-Fome (também chamada de Garrote) – descoberta recentemente – tornaram-se atrativas por causa de suas naturezas exuberantes.

ACESSO

VIA AÉREA

  • Aeroporto Brigadeiro Protázzio
    • (91) 3233-3986

VIA FLUVIAL

  • Terminal Hidroviário Belém
    • Avenida Marechal Hermes, 901 – Umarizal
    • (91) 98895-6563
  • Empresa Henvil
  • Porto Arapari Navegação
    • (91) 3242-1870
    • Rodofluvial Banav
    • (91) 3269-4494