Quer ver outras opções?

Voltar

Tracuateua

O surgimento de Tracuateua está relacionado com a construção da Estrada de Ferro de Bragança. Era 1888 quando trabalhadores, que abriam caminho para a futura ferrovia Belém-Bragança, chegaram às margens de um rio para lancharem e foram surpreendidos por uma infinidade de formigas grandes e pretas, conhecidas como Tracuás. A partir desse momento o rio foi chamado de Tracuateua, dando nome ao povoado. Os primeiros trilhos da ferrovia Belém-Bragança que foram assentados pelos trabalhadores nordestinos conhecidos por “cassacos” chegaram em Bragança no ano de 1907, dando origem a várias vilas operarias ao longo da ferrovia, uma delas é o local onde fica Tracuateua distante 195 Km de Belém e 18 Km de Bragança, região nordeste do Pará.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

FESTA DOS PADROEIROS

A religiosidade é um traço marcante no município de Tracuateua. O calendário de festividades religiosas inicia com uma homenagem aos padroeiros São Benedito e São Sebastião, no mês de janeiro.

TERRITÓRIO E ILHAS

As paisagens naturais com extensa área verde e praias banhadas pelo Oceano Atlântico propiciam o contato direto com a natureza e a prática do ecoturismo. Os atrativos existentes tanto no território quanto nas ilhas concentram-se nos campos naturais, que lembram a paisagem do arquipélago do Marajó e nas praias oceânicas, quase intactas como as praias da Ilha de Quatipuru-Mirim e da Ilha Otelina, com areias claras e finas, além dos rios, igarapés, furos e mangues.

HOTEL-FAZENDA “VITÓRIA”

Passeios a cavalo, em búfalos, de canoa a remo, contato direto com a natureza, saborear alimentos colhidos na própria horta, beber leite de búfala, são ganhos proporcionados pelo Hotel-Fazenda “Vitória”. Situado a 12 km da cidade de Tracuateua, na localidade de Santa Tereza, o hotel foi construído por um casal português em 1875, tendo que sofrer uma restauração a fim de manter as linhas coloniais, as estruturas de pau-a-pique e as madeiras quariquara. Foi também ampliado em uma área contínua, com construções de novos mais modernos, mas igualmente deixando os seus hóspedes com a sensação de estarem numa casa de campo.

HOTEL-FAZENDA “TOKA DA AMIZADE”

Piscina de água natural, criatório de peixes com mais de cinco mil animais entre tambaquis e tilápias e abastecido por água corrente, fauna diversificada e um exótico e lindo pavão compõem o ambiente do Hotel-Fazenda “Toka da Amizade”. Administrado pelas freiras da Congregação de Santa Terezinha, do município de Bragança, o hotel é acessado pelo ramal do Caranã, a partir da PA-242.

ACESSO

VIA TERRESTRE

  • Terminal Rodoviário de Belém
    • Praça da Leitura, 208 – São Brás
    • (91) 3266-2625