Quer ver outras opções?

Voltar

Vitória do Xingu

O padre Roque Hunderpfund foi o primeiro branco a chegar em 1750 às terras que hoje sedia o município de Vitória do Xingu. Para isso, com ajuda dos índios xipaias e curuaias, ele abriu uma trilha para transpor a “Grande Volta” do Rio Xingu. Banhada pelo Rio Tucuruí – afluente do Rio Xingu, o qual abriga 93% das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte –, a cidade de Vitória do Xingu está situada na região oeste do Estado do Pará e distante de Belém cerca de 420 km. O município possui belas cachoeiras e ilhas, que proporcionam uma vocação natural para o turismo de pesca esportiva, ecoturismo e turismo de aventura (trilhas, rafting, canoagem, tirolesa e passeios aquáticos à margem do Rio Xingu).

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

CIRIO DE NOSSA SENHORA DO AUXÍLIO DOS CRISTÃOS

Durante 15 dias no mês de maio acontecem as festividades em homenagem à padroeira de Vitória do Xingu, a Nossa Senhora do Auxílio dos Cristãos. Na programação religiosa ocorre a  realização das liturgias, do arraial, da procissão pelas principais ruas da cidade e a procissão fluvial. As comemorações são realizadas com várias atividades como vendas de comidas típicas e artesanatos, apresentação de grupos folclóricos e um parque de diversão instalado para alegria das crianças.

VITSOL

A praia do Meio é o cenário do VITSOL, evento realizado no mês de novembro, montado em uma arena fechada, com espaços para campeonatos esportivos (natação, canoagem, vôlei de praia, futebol de areia), luau, concurso de miss, barracas padronizadas para vendas de comidas típicas e um grande palco para apresentações de artistas locais e regionais. Cerca de 5 mil pessoas  por dia costumam participar das programações culturais e turísticas, que contam também com leituras, exposições e um concurso de poesia sobre o evento.

RIO XINGU

Um dos mais importantes rios do Pará. Trechos conhecidos como Alto e Médio Xingu são caracterizados por riquezas naturais como cachoeiras, praias, balneários e furos. Já o Baixo Xingu, que compreende o trecho entre Belo Monte e a sua foz, na margem direita do Amazonas, possui áreas boas para navegação entre o Rio Tucuruí e a sua foz. Em alguns trechos, próximos à Vitória do Xingu, são muitos frequentados para a prática da pesca esportiva, principalmente pela sua grande variedade de espécies de peixes (tucunaré, jaú, pintado, pacu, pirapitinga, entre outros).

PRAIAS DO MEIO E DE ITAUBINA

Localizada na confluência do Rio Tucuruí com o Rio Xingu, a Praia do Meio, distante cerca de 2,5 km do centro de Vitória do Xingu, é a mais frequentada pelos moradores e turistas. Com uma extensão média de dois quilômetros, a praia aparece somente no verão amazônico (julho a dezembro), ficando inundada pela alta maré no período de janeiro a junho. Para acessá-la é preciso pegar uma embarcação que sai da orla da cidade. Outra opção é a Praia de Itaubina, acessível durante todos os meses do ano, mas ainda em estado rústico.

CACHOEIRAS

Situada no trecho do Rio Xingu onde ele quadruplica de largura, a Volta Grande do Rio Xingu é uma queda d´água de 96 metros de altura, que dá origem à formação de diversas cachoeiras e ilhas. Dentre as cachoeiras existentes ao longo do Rio Xingu, as que mais se destacam pela beleza cênica, acesso e facilidade de banho, são as cachoeiras de Ananinduba, Itamaracá e Itapaíma. Para chegar a estas, primeiramente se vai por via terrestre, pela BR-230 (Rodovia Transamazônica), até a Comunidade de Belo Monte, depois, por via fluvial, em uma lancha que navega o Rio Xingu por 30 minutos até chegar à primeira cachoeira.

ACESSO

VIA AÉREA

  • Aeroporto Internacional de Belém
    • Endereço: Avenida Júlio César; Val de Cans
    • (91) 3210-6330
    • (*) Voos até Altamira e posterior acesso terrestre.